quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

História do cinema

Os Irmãos Lumière
Fonte: www.google.com.br/imagens

Estudos históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram às primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.
Pelo relato do parágrafo anterior, fica exposta a dificuldade de se estabelecer um marco histórico para o cinema, sendo esta tarefa um ato perigoso e altamente arbitrário, porém, há necessidade de se estalecer uma data como início de uma determinada obra, e é na data de 28 de Dezembro de 1895, uma data muito especial no que se refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nascidos em Besançon, na França, filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria e papéis fotográficos, e até então praticamente desconhecidos no campo das pesquisas cinematógraficas, realizaram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo, que surgiu a partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, aparelho inventado pelo norte-americano Thomas Alva Edison. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi “L’Arrrivée d’un Train à La Ciotat”. O Cinematógrafo é uma espécie de ancestral da filmadora e é movida a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O Cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a arte do cinema.
Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos.

E aí está um breve relato histórico sobre a invenção do cinema, bom! Sei que na minha primeira postagem eu mencionei que iria tentar postar um assunto por dia no meu blog “A Hora Do Cinema”, porém, eu estou saindo de férias juntamente com minha família, e com a intenção de realmente descançar um pouco e dar mais atenção para minha esposa e filha, resolvi que até o dia primeiro de fevereiro de 2011, irei postar um assunto por semana sem dia específico, espero não estar deixando transparecer que o assunto de filmes para mim, estaria ficando em segundo plano, longe disso a intenção também é ganhar fôlego e vir com tudo em 2011, para continuar falando sobre cinema e os filmes em geral.

No mais desejo um Feliz Ano Novo! Para todos, com muita Paz e Saúde e que o ano de 2011, seja melhor do que foi o ano de 2010. Um abraço! E até 2011.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.webcine.com.br/historia, www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema, www.milenio.com.br/ogersepol/principal/historia, www.rebelancer.com e www.saocarlosoficial.com.br.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Hal Ashby


Fonte: www.google.com.br/imagens

Na postagem do dia 27 de dezembro de 2010, onde fiz uma sinopse sobre o filme “Ensina-me a Viver” do diretor Hal Ashby, na realidade eu estava a fim de um assunto histórico condicionado aquela data (27 de dezembro), depois de uma breve pesquisa e sem achar nada de interessante para postagem, resolvi postar sobre o assunto anteriormente mencionado (sinopse sobre o filme “Ensina-me a Viver” do diretor Hal Ashby), pois, se tratava de um filme que eu assisti no dia anterior, porém, não sabia que estava postando um assunto relacionado a um fato histórico daquela data (27 de dezembro), que seria o falecimento do diretor Hal Ashby, em uma terça-feira chuvosa e fria do dia 27 de dezembro de 1988, aos 59 anos, de câncer de figado, fato que eu só iria conhecer no final do livro “Como a Geração Sexo-Drogas-E-Rock’N’Roll Salvou Hollywood” de Peter Biskind, que eu estava lendo, e com isso ficar sabendo de tal fato, somente um dia depois da postagem.
Recebo tal acontecimento como um sinal e por isso decedi que a postagem de hoje tem haver com esse fato histórico para o cinema, porém, não pretendo me aprofundar na biografia do diretor Hal Ashby, pois, quero fazer isso com calma, deixo apenas um pequeno histórico desse grande diretor, seguido de um trailer do filme de grande sucesso deste diretor, intitulado “Muito Além do Jardim”.

Histórico:

Hal Ashby nascido em Ogden, Utah, nos Estados Unidos em 02 de setembro de 1929, e falecido na Califórnia, nos Estados Unidos em 27 de dezembro de 1988, foi diretor de cinema, entre outros filmes dirigidos por ele, destacam-se:

Muito Além do Jardim (1979);

Amargo Regresso (1978);

Esta Terra é Minha Terra (1976);

Shampoo (1975);

Última Missão, A (1973);

Ensina-me a Viver (1971).



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.cineplayers.com, pt.wikilingue.com e o livro “Como a Geração Sexo-Drogas-E-Rock’N’Roll Salvou Hollywood”.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Courtney Love

Fonte: www.google.com.br/imagens


Nascida com o nome de Courtney Michelle Harrison em São Francisco, em 09 de julho de 1964, adotando mais tarde o nome artistico de Courtney Love, filha de Hank Harrison (escritor e ex-roadie do Grateful Dead) e Linda Carroll (terapeuta). Courtney era uma criança perturbada e irascível, e durante a adolescência passou diversos períodos em centros de detenção de menores e reformatórios, geralmente por furto (um caso notório foi quando, aos doze anos de idade, roubou uma camiseta da banda Kiss em uma loja Woolworth's). E foi neste período que Courtney apaixonou-se pela música, quando um residente do reformatório deu-lhe fitas dos The Clash, Sex Pistols e Pretenders. Em suas idas e vindas pelo mundo da música, foi em Portland que ela acabou conhecendo o líder da banda Nirvana e seu futuro marido, Kurt Cobain, em um show, porém, os dois só viriam a ter um relacionamento alguns anos depois. Nessa época, Courtney resolveu tentar a sorte como atriz e, depois de fazer figuração em seriados como "Quincy" e "Chips", ela fez um teste para o papel de Nancy Spungen no filme biográfico "Sid & Nancy", dirigido por Alex Cox. Não consegue classificar-se, mas Cox se impressiona com sua performance, a ponto de colocá-la no filme como Gretchen, amiga de Nancy. Poucos meses depois, Love ainda interpretou a personagem Velma no trabalho seguinte do diretor, "Straight To Hell (Direto Para o Inferno)", que foi um fracasso de bilheteria e crítica.
Porém, sua melhor fase no cinema foi no filme dirigido por Milos Forman, intitulado O Povo Contra Larry Flynt (The People Vs. Larry Flynt) de 1996, que relata uma fase da vida de Larry Flint o criador da revista masculina "Hustle". Sua história acaba se confundindo com a luta pelos direitos de liberdade de expressão. Contracenando ao lado de atores do porte de Woody Harrelson e Edward Norton, ela ganhou vários prêmios com este trabalho, entre eles o do New York Film Critics Circle Awards de melhor atriz coadjuvante.
Em 2005 ela foi cotada para interpretar a atriz pornô Linda Lovelace, estrela do filme Garganta Profunda de 1972.
A atriz Scarlett Johansson, disse em entrevista para à MTV norte-americana que tem interesse em viver Courtney Love em filme sobre o ex-líder do Nirvana Kurt Cobain.
"Eu já sei que há um roteiro do filme circulando e é tudo o que sei sobre o projeto. Mas sou uma grande fã de Courtney", afirmou Scarlett Johansson.
Fiquem! Agora com o Trailer do filme O Povo Contra Larry Flynt (The People Vs. Larry Flynt) de 1996:




Fonte: g1.globo.com, www.omelete.com.br/.../courtney-love, www.melhoresfilmes.com.br/atores/courtney-love e Wikipédia, a enciclopédia livre.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sem idade para amar (Ensina-me a viver):

O filme Harold & Maude (Ensina-me a viver), do diretor Hal Ashby é um clássico da década de 1970. O relacionamento entre um rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais ou simulando suicídios, e uma senhora de 79 anos encantada com a vida. Trata-se de uma comédia de humor negro, com cenas hilariantes, onde a veterana Ruth Gordon, de “O bebê de Rosemary”, apresenta uma impecável interpretação como Maude. E Harold é interpretado por Bud Cort, um rapaz muito reprimido, com fixação por morte, funerais e suicídios.
Embora o filme tenha sido considerado um clássico do início da década de 70, este filme não foi muito bem recebido nos cinemas, na época a alegação para a fraca bilheteria, foi devido ao tema do filme, considerado muito complexo e polemico para os padrões daquela época.

Ficha Técnica:

Título no Brasil: Ensina-me a Viver
Título Original: Harold and Maude
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1971
Direção: Hal Ashby


Fonte: www.interfilmes.com, www.cranik.com/ensinameaviver e pt.shvoong.com.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Cinema da Rússia

O Cinema russo é um dos mais importantes da História desse meio. Diretores russos como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov foram pioneiros da linguagem, da teoria e da estética cinematográfica, sugerindo e definindo padrões que influenciaram realizadores no mundo todo.
São consideradas verdadeiras obras-primas de Serguei Eisenstein: "Encouraçado Potemkin" (Potyomkin, em russo), "Outubro", e "A Greve". Mais tarde, Serguei Eisenstein ainda realizaria "Alexandre Nevski" e faria parte da trilogia "Ivan, o Terrível" e de "Que Viva México!", ambos, inacabados.
Fonte: www.google.com.br/imagens

Andrei Tarkoviski é outro nome a destacar-se no cinema russo, ele tinha uma visão cinematográfica mais expressiva, tal visão que vinha desde o surgimento da escola Formativa Russa que era composta entre outros por Eisentein, Pudóvkin e Kuleshov, tendo seu auge na década de 20 do século anterior. Tarkoviski foi incompreendido e extremamente censurado dentro de seu país, porém, muito estudado e agraciado fora dele. Tarkoviski realizou apenas oito filmes nos seus vinte e oito anos de carreira, como destaques podemos citar O rolo compressor, Violinista e O Sacrifício. As características de seus filmes não se enquadravam nos preceitos da estética do “Realismo Socialista”. Este pequeno número de filmes não significa um conjunto pobre de obras, pelo contrário, seus filmes possuem características de dimensões filosóficas, anteriormente, alcançadas somente pelo cineasta sueco Ingmar Bergman.
Este foi um breve relato sobre dois grandes cineastas que influenciaram muita gente, mas, que ao mesmo tempo outras tantas pessoas infelizmente não tiveram ou tiveram muito pouco contato com tal forma de fazer e pensar cinema, porém, com o acesso à internet facilitada, tal preciosidade está sendo mais difundida e com isso agraciando um grupo maior de futuros e promissores cineastas e também os amantes do bom cinema.
Fica como dica do cinema russo, o filme de Serguei Eisenstein "Encouraçado Potemkin".




Fontes de pesquisa: www.ufscar.br/rua, www.wikipedia.org/wiki/cinema, www.corvobranco.tripod.com/artigos, www.vivaaviver.com.br/cine e www.adorocinema.com/cinews/cinema-russo.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Milagre na Rua 34

Fonte: www.google.com.br/imagens


(Miracle on 34th Street, 1947)
• Direção: George Seaton
• Estúdio/Distrib: Fox
• Gênero: Comédia/Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 96 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Este filme é uma fábula inesquecível, Milagre na Rua 34 é um sinônimo de celebração do natal, Vencedor de 3 Oscars (1947) - Ator Coadjuvante, História Original e Roteiro. É época de natal e um cavalheiro muito bem educado, com uma "ampla" barriga e barba branquinha (Edmund Gwenn) é contratado como Papai Noel pela loja de departamentos Macy’s. Ele alega que seu nome é Kris Kringle, e logo contagia a todos com o espírito do Natal, exceto sua chefe, Doris Walker (Maureen O’Hara), que ensina sua filha Susan (Natalie Wood) a não acreditar em Papai Noel. Mas quando Kris é declarado louco e enviado a julgamento, a fé de todos é colocada em teste, pois tanto jovens, quanto idosos enfrentam a antiga pergunta: Você acredita em Papai Noel?
Este grande clássico ganhou uma refilmagem em 1994, no que parece não fugindo muito da história original, coisa que acontece muito em refilmagens. Então é isso, mais uma vez um Feliz Natal! Para todos.

Fonte: www.cineplayers.com, www.interfilmes.com e www.2001video.com.br.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!



Feliz Natal!

Sinopse:

Durante a noite na véspera de Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial, acontece o inesperado, os soldados franceses, escocesas e alemãs, saem de suas trincheiras para apertarem as mãos e comemorarem o natal, deixando momentaneamente o conflito de lado. Isso é o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.
Embora, mais tarde, os oficiais superiores dos soldados o tivessem interpretado como confraternizar com o inimigo e os fizessem pagar por isso, este fato foi um ato de extraordinária generosidade e humildade humana.

Ficha Técnica:

Direção: Christian Carion

Roteiro: Christian Carion

Elenco: Diane Kruger (Anna Sorensen), Benno Fürmann (Nikolaus Sprink), Guillaume Canet (Tenente Audebert), Gary Lewis (III) (Palmer), Dany Boon (Ponchel), Alex Ferns (Gordon), Steven Robertson (Jonathan)

País de Origem: França

Ano de Lançamento: 2005

Duração: 94m

Aí está uma boa dica para assistirmos neste Natal.

Um Feliz Natal! Para todos, com muita Paz e Saúde.

São os desejos de: Antonio (Blog “A Hora do Cinema”).

Fonte: www.filmesepicos.com, www.cinemaemcena.com.br, www.adorocinema.com, www.cinema.uol.com.br e www.interfilmes.com/filme.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Anime

Anime, é animação produzida no Japão, esta palavra tem seu significado diferente para os ocidentais em relação ao povo japones, pois, para os japoneses Anime, é todo tipo de desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais significa desenhos produzidos no Japão.
Ao contrário do que muitos pensam, o Anime não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (drama, comédia, terror, ficção científica, etc.), sendo que uma boa parte da produção de animes possui sua versão em Mangá (quadrinhos japoneses). Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus personagens possuirem olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, o Anime também possui diferenças fundamentais de outras animações, e, com poucas exceções, foi tirado de um mangá de sucesso. Mas os objetivos do Anime são completamente diferentes do mangá. Antes de ser um entretenimento, os animes são uma poderosa armação de marketing! Pois, para se produzir um Anime, é investido um dinheiro enorme. Aí, entram os patrocinadores, como por exemplo, uma indústria de camisetas, uma de bonecas e uma de material escolar. Quando o Anime é estreado na televisão, os patrocinadores recebem a autorização para fabricar produtos com a marca registrada do Anime. Com o crescente sucesso dos animes, surgiu pelo mundo uma comunidade de fãs que se tornaram conhecidos como otaku. O termo é alvo de discussões, pois no Japão este termo possui conotação pejorativa. Muitos dos espectadores de Anime não se consideram otaku, preferindo fugir da controvérsia deste rótulo.
Terminando este relato sobre Anime, cito Hayao Miyazaki como um dos maiores mestres da produção de Anime. Cada filme que lança, é procedido de uma enxurrada de prêmios e elogios ao redor do mundo. A Disney reconhecendo seu talento acabou com isso, produzindo seu último filme, “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
Fonte: www.google.com.br/imagens


Fontes: wikipedia.org/wiki/Anime, www.culturajaponesa.com.br, home.animespirit.net, www.penta.ufrgs.br e www.arazao.com.br/2010/09/30/animacao-japonesa.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um novo filme:


Fonte: www.google.com.br/imagens

Nos preparativos de seu novo filme (360), o cineasta brasileiro "Fernando Meirelles" já tem confirmados no elenco: Anthony Hopkins e Rachel Weisz. O filme será rodado em 2011 e a estimativa para chegar aos cinemas, é para 2012. Inspirado na peça Ronda (1897), do dramaturgo Austríaco Arthur Schnitzler e com roteiro de Peter Morgan, o filme conta a história da integração entre classes sociais por intermédio das relações sexuais.
Só nos resta esperar para ver, se o grande Fernando Meirelles consiga manter a linha e repita o sucesso de filmes como “O Jardineiro Fiel”, entre outros filmes dirigidos por ele.

Fonte: Revista de Cinema (Edição 102)e www.virgula.uol.com.br

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Zé Colmeia o Urso Amigo

O popular desenho dos estúdios Hanna-Barbera, Zé Colmeia ganha uma versão para o cinema, misturando computação gráfica com atores de verdade, sua estreia está prevista para os cinemas brasileiros, em fevereiro de 2011. A curiosidade fica por conta das dublagens em inglês dos personagens principais, emprestam a vozes para o Zé Colmeia e o seu amigo Catatau, o ator Dan Aykroyd e o cantor Justin Timberlake respectivamente.



Fonte: Revista Preview, edição 15 (Seção Flashforward).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Pianista

Drama sobre um pianista judeu e polonês, sobrevivente do gueto de Varsóvia. Sem ser um filme de idéias, que explore um novo ângulo do Holocausto, porém, sua realização é inteligente e humilde, e só isso basta para transparecer que este filme, é um típico filme de Roman Polanski. O filme conta ainda com o talento do ganhador do Oscar "Adrien Brody", interpretando um pianista contido, que escapa dos nazistas em uma série de fugas de tirar o fôlego dos espectadores. O funcionamento do filme é uma base de sadismo e arbitrariedades dos soldados nazistas.

Ficha Técnica:

Título Original: Le Pianiste
Lançamento: 2002 – França
Direção: Roman Polanski
Elenco: Adrien Brody, Emilia Fox, Thomas Kretschmann, Maureen Lipman
Gênero: Drama

Bom! Agora só nos resta ir correndo até uma locadora mais próxima e pegar este grande filme de Roman Polanski.

Fonte: Livro “1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer e Site: www.adorocinema.com/filmes

O Pianista

domingo, 19 de dezembro de 2010

Cinema 2011 - IIIª e última parte

Cabin in the Woods
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Terror escrito por Joss Whedon (Buffy, Firefly) e dirigido por Drew Goddard (roteirista de Cloverfield), foi adiada em quase um ano, pois, será convertido para o 3D - o filme sairá nos EUA em 14 de janeiro de 2011, antes previsto para fevereiro de 2010. A narrativa é autoparódica, como em Pânico, e zoa situações clássicas do terror-de-cabana, como o casal que morre transando, o que recebe um aviso de um idoso esquisito e fatalmente ignora.
Ficha Técnica
Título: The Cabin in the Woods
Gênero: Terror, Suspense
Direção: Drew Goddard
Elenco: Richard Jenkins (Steve Hadley), Bradley Whitford (Richard Sitterson) e Jesse Williams (Holden McCrea)

Bear and the Bow
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Na Escócia mítica é o cenário para a aventura de ação da Pixar, The Bear and the Bow. Mérida ( Reese Witherspoon ), apesar de uma filha da realeza, prefere deixar sua marca como uma arqueira. Através de um choque de vontades com a mãe Mérida se obriga a fazer uma escolha imprudente, que desencadeia um perigo não desejado contra o reino de seu pai e a vida de sua mãe. Mérida luta contra as forças imprevisíveis da natureza, magia e uma antiga maldição.
Ficha Técnica
Título: Bear and the Bow
Origem: Estados Unidos
Gênero: Animação
Ano: 2011
Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: Brenda Chapman
Elenco: Reese Witherspoon, Billy Connolly e Emma Thompson

Homem Aranha 4
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: A sinopse deste filme ainda é um grande segredo, o que se sabe é que se trata do recomeço da história que mostra a adolescência de Peter Parker (Homem Aranha).
Ficha Técnica
Título: Homem Aranha 4
Origem: Estados Unidos
Gênero: Ação / Aventura / Ficção
Ano: 2011 ou 2012
Distribuição: Sony Pictures
Direção: Marc Webb
Elenco: Emma Stone (Gwen Stacy), Andrew Garfield (Peter Parker / Homem Aranha) e Rhys Ifans (Dr. Curt Connors)

Bom! Agora temos uma parte dos filmes que entrarão em cartaz nos cinemas brasileiros em 2011, nos resta programarmos para futuramente apreciá-los.

Cinema 2011 - IIIª e última parte

sábado, 18 de dezembro de 2010

Cinema 2011 IIª Parte

Capitão América
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) tem saúde frágil, vem de família pobre e sonha em fazer parte do exército americano. Esse sonho se inviabiliza por conta dos problemas de saúde, mas chama a atenção do general Chester Phillips que vê a dedicação do garoto. Por isso, o general o convida para se submeter a uma experiência intitulada Operação Renascimento, ele recebe um soro e é bombardeado com radiações. Steve Rogers então se torna um super soldado, para assim lutar contra o mal, tornando-se o líder dos vingadores.
Ficha Técnica
Título Original: The First Avenger: Captain America
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus, Jack Kirby - (Jacob Kurtzberg), Joe Simon, Stephen McFeely
Produtores: David Maisel, Kevin Feige, Louis D'Esposito, Stan Lee
Elenco: Neal McDonough (Dum Dum Dugan)Hayley Atwell (Peggy Carter)Toby Jones (Arnim Zola)Sebastian Stan (Bucky Barnes)Dominic Cooper (Howard Stark)Samuel L. Jackson (Nick Fury)Hugo Weaving (Johann Schmidt / Caveira Vermelha)Chris Evans (Capitão América / Steve Rogers)Tommy Lee Jones (Coronel Chester Phillips)Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine)
País de Origem: Estados Unidos
Estreia: 22 de Julho de 2011

Thor

Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: É uma aventura épica onde o arrogante Thor (Chris Hemsworth) Deus do Trovão filho de Odin, é expulso de seu lar e enviado para Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.
Ficha Técnica
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Chris Hemsworth (Dr. Donald Blake / Thor) Idris Elba (Heimdall) Natalie Portman (Jane Foster)
País de Origem: Estados Unidos
Estreia: 06/05/2011
Distribuição: Paramount Pictures
Rango
Sinopse: Johnny Depp, como o camaleão protagonista. O camaleão vive uma crise de identidade, após passar parte de sua vida como bichinho de estimação, então ele parte para uma aventura a fim de descobrir sua verdadeira identidade.
Ficha Técnica
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: John Logan
Elenco: Ned Beatty (voz), Abigail Breslin, Ray Winstone (voz), Harry Dean Stanton (voz), Isla Fisher, Alfred Molina (voz), Johnny Depp (voz)
Estréia: 15/4/2011 (Brasil)

Footloose
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Um Jovem da cidade grande, juntamente com sua mãe chega a um vilarejo onde a música e também a dança está proibida. Remake de 84, agora em forma de musical.
Ficha Técnica
Gênero: Comédia, Drama e Musical
Distribuição: Paramount Pictures
Ano: 2011
Direção: Craig Brewer
Roteiro: Craig Brewer e Jon Hartmere
Elenco: Kenny Wormald (Ren McCormack), Dennis Quaid (Reverend Moore), Julianne Hough (Ariel Moore) e Miles Teller (Willard)

Straw Dogs
Sinopse: É uma refilmagem de Sob o domínio do mal de 1971. O novo "Straw Dogs" trata-se da história de David Sumner (Marsden), que se muda com sua esposa (Bosworth) para sua cidade natal. Uma vez lá, as tensões na construção de seu casamento e antigos conflitos com os habitantes locais, irão leva-los a um confronto violento.
Ficha Técnica
Título: Straw Dogs
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Suspense
Ano: 2011
Distribuição: Sony Pictures
Direção: Rod Lurie
Elenco: James Marsden , Kate Bosworth , Alexander Skarsgård , Dominic Purcell , Walton Goggins , James Woods , Willa Holland e Laz Alonso

The Factory
Sinopse: Conta a história de um obcecado detetive, cuja filha é sequestrada por um serial killer, sendo assim o policial vai deixará de lado seu profissionalismo para capturá-lo.
Ficha Técnica
Título: The Factory
Gênero: Terror
Duração: 108 minutos
Ano: 2011
Distribuição: Warner Bros
Direção: Morgan O’Neill
Elenco: John Cusack (Mike Fletcher) e Jennifer Carpenter (Kelsey Walker)

Amanhã teremos a IIIª e última parte. Até amanhã!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cinema 2011 - Iª Parte

O blog A Hora do Cinema, atento para a curiosidade dos cinéfilos, resolve divulgar alguns lançamentos para 2011, sendo assim você poderá anotar em sua agenda, tais lançamentos. Serão ao todo 13 títulos de diversos gêneros, sendo que algumas mudanças podem ocorrer, em termos de títulos, datas e algum outro item, então vamos para a Iª parte desta lista, que estará dividida em três partes:

O Hobbit - The Hobbit
Fonte: www.google.com.br/imagens


Sinopse: O filme conta a aventura vivida por Bilbo Bolseiro, um hobbit (uma criatura pequena habitante de Shire “fato fictício”), que vive uma vida pacata em seu condado até que certo dia o mago Gandalf bate à sua porta, acompanhado pelo nobre anão Thorin Escudo de Carvalho e seus 13 companheiros. Gandalf quer convencê-lo a partir em uma jornada para a Montanha Solitária, onde o perigoso dragão Smaug defende um tesouro de valor inestimável, roubado da família de Thorin. A aventura inclui muitas batalhas, lugares perigosos e muito mais. No meio da aventura, ele acaba encontrando uma escura caverna habitada por Gollum e seu anel com poderes – dando o direito a quem colocá-lo no dedo ficar invisível. Bilbo consegue ganhar em um jogo o anel de Gollum, e a sua aventura torna-se ainda mais fascinante.
Ficha Técnica
Direção: Guillerme Del Toro
Produção: Peter Jackson
Roteiro: Philippa Boyens, Peter Jackson, J.R.R. Tolkien (romance), Guillermo Del Toro e Fran Walsh
Gênero: Aventura
Origem: Estados Unidos.

Hotel Transylvania
Fonte: www.google.com.br/imagens


Sinopse: Esta é a segunda produção animada da Sony Pictures Animation, que fala sobre os famosos monstros como Frankenstein, a Múmia, Drácula e o Lobisomem que vivem juntos no hotel Transylvania. Na realidade eles se encontram escondidos neste hotel, já que em pleno século 21 eles mesmos se consideram irrelevantes diante da tecnologia colocada a nossa disposição, superando assim os sustos de antigamente.
Ficha Técnica
Titulo: Hotel Transylvania
País de Origem: EUA
Gênero: Animação
Ano de Lançamento: 2011
Distribuição: Sony Pictures
Direção: Jill Culton

Os Smurfs
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Baseado no desenho animado criado na década de 1980. Com exibição em 3D, os seres pequenos e azuis vão invadir os cinemas no dia 05 de agosto de 2011. Os Smurfs vivem em uma floresta, e as casinhas deles têm forma de cogumelos. No filme, os homenzinhos azuis vão parar na cidade de Nova York, nos Estados Unidos! Mais precisamente, bem no meio do Central Park. Os Smurfs precisam encontrar um jeito de voltar para a vila antes que Gargamel os localize.
Ficha Técnica
Titulo: Os Smurfs
País de Origem: EUA/Bélgica
Gênero: Animação
Ano de Lançamento: 2011
Estréia no Brasil: 02/09/2011
Distribuição: Sony Pictures
Direção: Raja Gosnell

Harry Potter e as Relíquias da morte Parte II
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Segunda parte da última aventura do bruxo Harry Potter, lembrando que o filme foi dividido em duas partes, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I chegou às telonas no dia 19 de novembro de 2010. Já Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II chegará às telonas em 15 de Julho de 2011.
Ficha Técnica
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Christian Coulson, Tom Felton, Helen McCrory, Jessie Cave, Hero Fiennes Tiffin, Frank Dillane.
Direção: David Yates
Gênero: Aventura
Distribuidora: Warner Bros
Estreia: 15 de Julho de 2011

Kung Panda II
Fonte: www.google.com.br/imagens

Sinopse: Continuação de Kung Fu Panda, com novos personagens assim como alguns do original, será feito em formato 3D. Po agora está vivendo o seu sonho como o Dragon Warrior, protegendo o Vale da Paz ao lado de seus amigos e colegas mestres de Kung Fu, Os Cinco Furiosos : Tigresa, Garça, Louva, Víbora e Macaco. Mas a vida do novo Po é ameaçada pelo surgimento de um vilão formidável, que planeja usar uma arma secreta para conquistar a China.
Ficha Técnica
Elenco: Michelle Yeoh (voz - The Soothsayer), Gary Oldman (voz), Angelina Jolie (Mestra Tigresa - voz), Dustin Hoffman (Shifu - voz), Jean-Claude Van Damme (voz - Master Croc), Lucy Liu (Mestra Víbora - voz), Victor Garber (voz - Master Thundering), Jackie Chan (Mestre Macaco - voz), Jack Black (Po - voz)
Roteiro: Glenn Berger,Jonathan Aibel
Gênero: Animação
Origem: Estados Unidos
Estréia: 3/6/2011

Amanhã continua!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Os 10 filmes da minha vida IIIª e última parte

E como toda boa seleção tem uma grande suplência, e não podendo deixa-los de fora, também nomearei tal seleção de suplentes:

20° Dogville (2007), Lars Von Trier venho com uma nova visão e formato de produção cinematográfica, instituindo assim o movimento Dogma 95 e tem no filme Dogville o seu maior expoente;

19° Dersu Uzala (1975), Akira Kurosawa nos mostra através deste filme a crueldade e a ganância humana;

18° O Adversário (2002), grande filme verídico que o berço do cinema (França) nos trás, filme forte que nos prende do início ao fim, com direção de Nicole Garcia e grande atuação de Daniel Auteuil;

17º Assim Caminha a Humanidade (1956), grande abordagem da discriminação racial junto com a saga de uma família, são os pontos chave desta produção dirigida por George Stevens;

16° A Igualdade é Branca (1994), de Krzysztof Kieslowski é o melhor filme da trilogia das cores, uma comédia bem elaborada e com momentos trágicos;

15° Amores Brutos (2001), ALEJANDRO GONZALES INARRITU consegue como poucos traçar um paralelo entre trê histórias interligadas, onde todas as histórias têm em comuns cenas com cachorros;

14° Ben-Hur (1959), é o melhor dos filmes épicos, com grande direção de William Wyler e com Charlton Heston (Os Dez Mandamentos “1956”) como protagonista;

13° Paris, Texas (1983), o grande segredo deste filme de Wim Wenders, é a simplicidade das cenas juntamente com memoráveis atuações;

12° A Vida dos Outros (2006), um dos melhores filmes sobre espionagem e opressão militar, com atuações de primeira e primordialmente dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck;

11° O Labirinto do Fauno (2006), apesar de ser o mesmo diretor dos fracos Hellboy e Blade 2, Guillermo del Toro consegue dar a volta por cima mostrando os horrores da guerra civil espanhola através de uma fabula;

E aí está à seleção titular juntamente com seus suplentes, espero que tenham gostado, pois, como já foi mencionado não é nada fácil formular tal lista.

Os 10 filmes da minha vida IIIª e última parte

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os 10 filmes da minha vida IIª parte

05° O Banheiro do Papa (2007), esta dobradinha de César Charlone e Enrique Fernández, é uma grande homenagem ao cinema latino, um filme simples, porém, produtivo;

04° Crimes e Pecados (1989), sem dúvida o melhor de Woody Allen, onde ele consegue misturar humor, drama e romance de uma forma muito séria, diferente de suas misturas em outros filmes;

03° Tempos Modernos (1936), esta obra de Charles Chaplin, tem a melhor e mais bela cena final já vista em um filme. Tal cena muito usada em comercias de TV;

02° O Poderoso Chefão II (1974), Francis Ford Coppola deu um verdadeiro Show, traçando um paralelo de ascensões entre pai e filho em épocas diferentes, algo inexplicável para o ano de produção deste que é o melhor filme desta trilogia;

01° Cinema Paradiso (1988), como o próprio Renato Martins mencionou este filme de Giuseppe Tornatore, é a verdadeira homenagem ao cinema;

Não termina aqui, amanhã teremos a IIIª e última parte, que será relacionada com a suplência destes dez grandes filmes. Até amanhã!

Os 10 filmes da minha vida IIª parte

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Os 10 filmes da minha vida Iª parte

Plagiando a matéria do blog de Renato Martins (Cena de Cinema), do dia 01 de fevereiro de 2010, lançarei a minha lista dos dez melhores filmes de todos os tempos dos quais eu já assisti, sabedor que tal lista não é fácil de ser realizada e que a cada momento podemos mudá-la, pois, o cinema como quase tudo em nossa vida está em movimento e novos trabalhos cinematográficos estão surgindo a cada dia, porém, em meu conceito atual, este é o ranking dos dez mais:

10° A Última Sessão de Cinema (1971), nem tanto pelas imagens do cinema (Royal) que são até raras neste filme de Peter Bogdanovich, mas, sim pela beleza e simplicidade local e também por estar entre os pioneiros dos filmes de drama romântico, destaque para atuação da então desconhecida Cybill Shepherd (que mais tarde se consagraria em filmes como Táxi Driver e no seriado de TV A Gata e o Rato);

09° Feios, Sujos e Malvados (1976), esta comédia de Ettore Scola chama atenção por deixar transparecer ser mais um típico filme brasileiro rodado em uma favela de uma grande metrópole, porém, neste caso o filme é italiano e a metrópole aqui no caso é a grande Roma;

08° Monika e o Desejo (1953), para meu gosto o grande filme de Ingmar Bergman não é o Sétimo Selo ou Morangos Silvestres, mas, sim este filme que demonstra uma atmosfera muito parecida com a da nossa juventude atual;

07° O Iluminado (1980), além de ser um grande filme, é uma homenagem a Stanley Kubrick, Jack Nicholson e Stephen King, três grandes ídolos meus;

06° Psicose (1960), na realidade é muito difícil escolher um único filme do grande Hitchcock, porém, este foi o primeiro filme dele a chamar minha atenção;

Esta é a primeira parte desta matéria que está dividida em três partes, continuamos amanhã.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Filme Três vidas e uma só morte

Marcello Mastroiannni
Fonte: www.google.com.br/imagens

Três vidas e uma só morte

     É o mais acessível dos filmes de Raoul Ruiz, este filme fornece uma verdadeira vitrine para Marcello Mastroianni, que aqui desempenha quatro papéis distintos. O que permanece como evidência é a talentosa imaginação Pós Surrealista de Raoul Ruiz. Combinação de idéias abertas com conceitos fantásticos deste grande cineasta, Três vidas e uma só morte é uma comédia francesa. Seu elenco conta com Chiara, que é filha de Marcello Mastroianni.
    Então só nos resta pegarmos o saco de pipoca e aproveitarmos este grande filme que tem a duração de 123 min.

Fonte: Livro 1001 filmes para ver antes de morrer.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Filmografia de um astro

Fonte: www.google.com.br/imagens

Scarface Trailer

Filmografia de um astro

Nome: Alfredo James Pacino, mais conhecido como Al Pacino
Nascimento: 25 de abril de 1940
Naturalidade: Norte-Americana
Cidade: Nova Iorque no Bronx
Filho de: Salvatori Pacino e Rose Gerard
Irmão de: Jossete, Paula, Roberta e Desiree
Pai de: Julie Marie, Olivia e Anton
Profissão: Ator

Esta foi uma breve biografia de Al Pacino e agora veremos a extensa filmografia no cinema deste grande astro: 

FILMOGRAFIA
2010 – Mary, mother of christ (não foi lançado ainda)
2008- A Dupla face da lei
2007 - Treze homens e um novo segredo
2007 - 88 minutos
2005 - Tudo por dinheiro
2004 - O mercador de Veneza
2004 - Void moon
2003 - Contato de risco
2003 - Angels in America (TV)
2003 - O novato
2002 - Insônia
2002 - O articulador
2002 - Simone
2001 - Chinese coffee
1999 - Um domingo qualquer (Any given sunday)
1999 - O informante
1997 - Advogado do diabo
1997 - Donnie Brasco
1996 - Ricardo III - Um ensaio
1996 - City Hall - Conspiração no Alto Escalão
1995 - Fogo contra fogo (Heat)
1995 - Um dia para relembrar (Two bits)
1993 - Pagamento final (Carlito's Way)
1992 - O sucesso a qualquer preço (Glengarry Glen Ross)
1992 - Perfume de mulher (Scent of a woman)
1991 - Frankie e Johnny
1991 - Na cama com Madonna
1990 - O poderoso chefão 3 (The Godfather - Part III)
1990 - Dick Tracy
1989 - The Local stigmatic
1989 - Vítimas de uma paixão (Sea of love)
1985 - Revolução
1983 - Scarface
1982 - Autor em família
1980 - Parceiros da noite (Cruising)
1979 - Justiça para todos
1977 - Um momento, uma vida
1975 - Um dia de cão
1974 - O poderoso chefão 2 (The Godfather - Part II)
1973 - Espantalho (Scarecrow)
1973 - Serpico
1972 - O poderoso chefão (The Godfather)
1971 - Os viciados
1969 - Uma garota avançada 


Fonte: www.cranik.com/filmografia, http://www.cinemaemcena.com.br/ e Wikipédia, a enciclopédia livre.

sábado, 11 de dezembro de 2010

"Megamente"

Megamente: Puro Rock Roll

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens
    
     Já está nos cinemas brasileiros uma das melhores animações lançadas nesse ano de 2010, "Megamente" foge do tradicional marasmo de boa parte das produções deste gênero, pois, no decorrer do filme ficamos nos perguntando, afinal nosso protagonista é um ser do bem ou um ser do mal? Essa tal incerteza que o filme nos passa, é um diferencial, que tem alguns pontos em comum com outro grande lançamento desse ano de 2010, que foi "Meu Malvado Favorito".
     Dirigido por Tom McGrath, o filme "Megamente" tem como outro destaque, sua trilha sonora puro Rock Roll, com nomes de peso como AC/DC, Ozzy Osbourne, Electric Light Orchestra, Michael Jackson, Guns N’ Roses, Teddybears, Gilbert O’Sullivan, Minnie Riperton e Elvis Presley.
     Enfim "Megamente" é para mim um filme quatro estrelas, e se dependesse de minha escolha, seria o concorrente ao Oscar 2011 de animação, juntamente com "Meu Malvado Favorito" e Toy Story III.
    

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Psicose (Alfred Hitchcock)

                                                                       Janet Leigh/Psicose de 1960.
                                                                       Fonte da foto: www.google.com.br/imagens

“2010” O cinquentenário de um grande sucesso:

     Em 1960, mais precisamente no dia 16 março, estreiava nos Estados Unidos o filme "Psicose", de Alfred Hitchcock. Filme que causou forte impacto psicológico, pois, na principal cena do filme, em uma sequência que durou 45 segundos, uma mulher é esfaqueada debaixo do chuveiro, tal cena ficou eternizada e é considerada como uma das mais bem eleboradas da história do cinema, envolvendo uma montagem em rítmo alucinante, com mais de 70 tomadas e cortes rápidos. Para que essa cena do chuveiro não ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue, Hitchcock resolveu filmar “Psicose em preto e branco.
     Hitchcock comprou os direitos do livro de Robert Bloch, dando origem ao roteiro do filme; depois Hitchcock comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
     Ocorreram três sequências deste filme: Psicose 2 de 1983, Psicose 3 de 1986, um capítulo final lançado em 1990, um polêmico remake de 1998, dirigido por Gus Van Saint, e também um seriado intitulado Motel Bates de 1989.
     Comparando a filmes anteriores de Hitchcock, como Um Corpo que Cai e Intriga Internacional, que custaram mais de 3 milhões de dólares cada, Psicose foi um filme barato, pois, custou 800 mil dólares e faturou mais de 40 milhões somente em bilheterias.
     Sinopse: Considerado pelo American Film Institute o melhor thriller de todos os tempos, Psicose é uma obra magnífica de suspense, com personagens maravilhosos e que ficarão eternamente gravados na história. A secretária Marion Crane (Janet Leigh) é a personagem, que rouba 40 mil dólares da imobilária onde trabalha e foge, sendo que na fuga ela acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, lá, ela é recepcionada por um simpático, porém, tímido e estranho rapaz, Norman Bates (Anthony Perkins), que é dominado por sua mãe. Marion não sabe que o lugar guarda seus segredos mais assustadores.

              Elenco

Ator/Atriz
Personagem
Janet Leigh
Marion Crane
Anthony Perkins
Norman Bates
Vera Miles
Lila Crane
John Gavin
Sam Loomis
Martin Balsam
Detetive Milton Arbogast
John McIntire
Xerife Al Chambers
Simon Oakland
Dr. Fred Richmond
Vaughn Taylor
George Lowery
Frank Albertson
Tom Cassidy
Lurene Tuttle
Eliza Chambers


Observação: Matéria baseada nas seguintes fontes: Wikipédia, www.cineplayers.com/filme, www.filmesdecinema.com.br e www.dw-world.de/dw/article.

Psicose (Alfred Hitchcock)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Stephen King: Histórico

Ainda criança, King era um leitor fanático dos quadrinhos Horror Comics, estimulando assim seu amor pelo terror. Ele escrevia histórias baseadas em sua leitura e em filmes que ele assistia. Ajudado por seu irmão David, King vendia suas histórias aos amigos da escola.
King estudou Inglês na Universidade do Maine, foi nesta Universidade que o escritor conheceu Tabitha Jane Spruce, com quem se casou em 1971. Ela foi a responsável pelo marido terminar de escrever o livro "Carrie", cujo projeto tinha sido abandonado por ele antes da conclusão. Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos de um então diretor chamado Brian De Palma”, tal adaptação tornou-se um grande sucesso de bilheteria que impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King, o filme conta a história de uma adolescente com poderes paranormais que se vinga mortalmente dos colegas de escola que usavam ações de bullying contra ela.
Em junho de 1999 Stephen King sofreu um grave atropelamento quando caminhava por uma estrada, mas com muito esforço conseguiu recuperar-se, e hoje em dia, Stephen King seja, talvez, o escritor de Língua Inglesa, mais lido em todo o mundo, ele detém também o recorde de maior número de obras adaptadas para o cinema ou televisão. São poucos os seus contos, novelas ou romances que não foram ainda transferidos para tais meios de entretenimento.
Comentário:
Considero um grande erro rotular Stephen King como um grande escritor da literatura do horror moderno, embora seu talento se destaque realmente neste tipo de literatura (terror/horror), ele também apresenta algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero, como nos filmes Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo (retirados do livro As Quatro Estações), À Espera de Um Milagre, Lembranças de Um Verão, Eclipse Total, assim segue a lista de um grande numero de filmes adaptados dos contos do escritor, fora do gênero horror.
- Mesmo sendo uma tarefa difícil de realizar, segue uma lista com os 10 (dez) melhores filmes adaptados da obra de Setephen King (opinião do redator):
10º lugar - * A Maldição (Thinner, 1996) – Direção de Tom Holland, com Robert John Burke.
Nota: História adaptada do livro "A Maldição do Cigano" (1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman);
9º lugar - * Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001) – Direção de Scott Hicks, com Anthony Hopkins e David Morse.
Nota: História adaptada do livro "Corações na Atlântida" (1999);
8º lugar - * Eclipse Total (Dolores Claiborne, 1995) – Direção de Taylor Hackford, com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.
Nota: História adaptada do livro "Eclipse Total" (1992);
7º lugar - * Carrie, A Estranha (Carrie, 1976) – Direção de Brian De Palma, com Sissy Spacek, Amy Irving, Nancy Allen e John Travolta.
Notas: História adaptada do livro "Carrie" (1974). Teve uma sequência em 1999 ("A Maldição de Carrie" / The Rage – Carrie 2), de Katt Shea, e uma refilmagem de 180 minutos para a TV, "Carrie" (2002), de David Carson;
6º lugar - * Conta Comigo (Stand By Me, 1986) – Direção de Rob Reiner, com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O’Connell, Kiefer Sutherland e Richard Dreyfuss.
Notas: História adaptada da novela "O Corpo" (The Body), da coleção "Quatro Estações" (Different Seasons, 1982). A história é verídica, foi baseada num fato realmente ocorrido na infância de King. Inclusive, o próprio autor é retratado no filme, no personagem que se torna um escritor quando adulto;
5º lugar - * O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) – Direção de Mary Lambert, com Fred Gwynne, Dale Midkiff e Denise Crosby.
Notas: História adaptada do livro "O Cemitério" (1983). Teve uma sequência em 1992 ("O Cemitério Maldito 2" / Pet Sematary Two), também de Mary Lambert, com Edward Furlong;
4º lugar - * Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) – Direção de Frank Darabont, com Morgan Freeman e Tim Robbins.
Nota: História adaptada da novela "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" (Rita Hayworth & the Shawshank Redemption), da coleção "Quatro Estações";
3º lugar - * Louca Obsessão (Misery, 1990) – Direção de Rob Reiner e com James Caan, Kathy Bates e Lauren Bacall.
Notas: História adaptada do livro "Angústia" (1987). Kathy Bates ganhou o "Oscar" de melhor atriz por sua atuação;
2º lugar - * À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) – Direção de Frank Darabont, com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Gary Sinise e Barry Pepper.
Notas: História adaptada da mini-série literária "O Corredor da Morte" (1996), a primeira e única já escrita por Stephen King. Somente depois da produção do filme é que os capítulos foram reunidos em um único livro, que no Brasil se chamou "À Espera de Um Milagre";
1º lugar - * O Iluminado (The Shining, 1980) – Direção de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson.
Notas: História adaptada do livro "O Iluminado" (1977). Inspirou uma mini-série homônima para a TV em 1997.
Observação: Matéria baseada nas seguintes fontes: http://www.stephenking.com/, Wikipédia, a enciclopédia livre, http://www.scarium.com.br/, http://www.shvoong.com/ “A fonte global de resumos e revisões” publicado em: 05/01/2008.
Matéria postada em 11/11/2010.