terça-feira, 17 de julho de 2012

O CINE B, projeto itinerante que leva o cinema para as comunidades carentes, em comemoração aos seus 5 anos irá exibir em julho: “5 x Favela - Agora por Nós Mesmos”.



O CINE B, projeto de cinema itinerante realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em parceria com a Brazucah produções, completa 5 anos em julho. Neste período o Cine B, levou o melhor do cinema nacional (longas e curtas-metragens) para 27.500 espectadores e realizou 222 sessões nos mais diversos bairros e comunidades de São Paulo, Osasco e Região.

Segundo Cidálio Vieira Santos, coordenador do Projeto, através do Cine B muitas pessoas experimentaram pela primeira vez a experiência de assistir a um filme no cinema. “Já levamos a estrutura cinematográfica do Cine B, composta por telão, projetor, caixas de som, banners, pesquisas de opinião e sorteio de camisetas do projeto, além, claro, da tradicional pipoca e de seu pipoqueiro oficial o Sr. Antônio Nascimento, para escolas, salões de igrejas, quadras esportivas, debaixo de ponte, praças, ruas e parques de São Paulo e região”, observa.

O Cine B vai comemorar os seus 5 anos com que faz melhor: sessões de Cinema. Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Projeto exibe no Jd. Brasília, Cohab 1 e Jardim da Conquista, bairros da Zona Leste de São Paulo, o filme “5 x Favela - Agora por Nós Mesmos” (2010).

Desde 2007, o projeto já exibiu “Eu e meu guarda-chuva”, “O contador de histórias”, “O casamento de Romeu e Julieta”, “Antônia”, “A máquina”, “Meu nome não é Johnny”, entre outros títulos de sucesso. O Cine B também já realizou diversas pré-estreias de filmes brasileiros como “Raul Seixas – O início, o fim e o meio”, “Divã, Era uma vez...”, entre outros.

Após as sessões do projeto é vendido um DVD com os 5 curtas-metragens mais votados pelo público do projeto, nos 5 anos de exibição. A seleção faz parte do primeiro Selo Cine B do Cinema Brasileiro, uma coletânea de DVDs com curtas-metragens brasileiros. A ideia é popularizar este formato de filme.

Saiba mais sobre o projeto e sua programação no blog: http://cineb.spbancarios.com.br

SINOPSE: “5 x Favela - Agora por Nós Mesmos”

Classificação: 14 anos

Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme "Cinco Vezes Favela". Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges, eram aqueles jovens que tornaram o filme um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Passadas quatro décadas, "5 x Favela - Agora por Nós Mesmos" reúne dessa vez jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.



Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.



Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.



Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

Serviço

Dia 19 de julho (quinta-feira) às 19h – Jardim Brasília (Zona Leste)

Onde: Entidade Juntos (Rua Canfora, 90 – Jd. Brasília);
Retirada de Convites: Sr. Humberto/ Daniel;
Mais informações: (11) 2364 2328;

 Capacidade: 200 pessoas.

Dia 20 de julho (sexta-feira) às 19h – Cohab1 – (Zona Leste)

Onde: Associação dos Moradores – Esfuco (Travessa Antonio Brunelli, 351 – Cohab I – Artur Alvim);
Retirada de Convites: Na Associação de Moradores/ 3188 5208;
Mais informações: Anaildo/ Edu - 8691-6204;
Capacidade: 120 pessoas.


 Dia 21de julho (sábado) às 19h – Jardim Conquista – (Zona Leste)

Onde: Emef. Prof. Carlos Correa Mascaro –(av. Salve A Mocidade, 932 – Jd. Conquista)
Mais informações: 7895-1872;
Capacidade: 200 pessoas.


Fonte: www.atticomunicacao.com.br, através de Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário