Durante muitos anos, artistas cubanos da vanguarda ficaram no ostracismo, muitos deles sem tocar seus instrumentos por mais de dez anos. Porém, em 1996, o premiado guitarrista americano Ry Cooder, reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana, para gravar o álbum Buena Vista Social Club, cujo título é uma referência a uma antiga casa de shows cubana que havia deixado de existir por volta dos anos 50, tal iniciativa foi premiada com o Grammy.
Entre os músicos convidados, destacam-se Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino Oramas e Rubén Gonzáles.
O disco, Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York. O período de início das filmagens ocorreu quando Ry Cooder voltou a Cuba em 1998, para gravar um álbum solo com Ibrahim Ferrer, Wim Wenders, que já conhecia Ry Cooder há mais de 20 anos, enquanto trabalhavam na trilha de O Fim da Violência, em 1996, o acompanhou com uma pequena equipe, registrando a performance dos músicos no estúdio e recuperou histórias de suas vidas em Havana. Transformando tal iniciativa em documentário, que recebeu a indicação ao Oscar 2000 (EUA), na categoria de melhor documentário, e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.
Informações Técnicas:
Título: Buena Vista Social Club
País de Origem: Alemanha / EUA / Inglaterra / França / Cuba
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Site Oficial: http://www.pbs.org/buenavista
Estúdio/Distrib.: SPECTRA
Direção: Wim Wenders
Nota: Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como Franz Ferdinand, U2, Sting, Jack Johnson, Maroon 5, Arctic Monkeys, Coldplay, Kaiser Chiefs entre outros.
Fonte: www.interfilmes.com/filme, wikipedia.org e www.bonde.com.br
Fonte:www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário