Fonte: www.google.com.br/imagens
Fonte: www.google.com.br/imagens
É um cineasta, produtor, roteirista, ator franco-polonês, nascido em Paris, no dia 18 de agosto de 1933, Polański iniciou sua carreira na Polônia, e depois se tornou um Cineasta de sucesso, foi premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e com o Oscar de Melhor Diretor, pelo seu filme O Pianista, de 2002.
Polański também é conhecido por suas turbulências na vida pessoal. Em 1969, a sua esposa, Sharon Tate, que estava grávida, foi assassinada pela Família Manson. Em 1977, ele foi condenado por mantêr relação sexual com menores, ele posteriormente fugiu dos Estados Unidos, e atualmente esta detido na Suiça pelas autoridades helvéticas sob a alegação que um mandado internacional de prisão contra ele estava em vigor.
O seu primeiro longa-metragem foi A Faca na água de 1962, feito na Polónia, Polanski deixou a Polônia para viver na França, antes de se mudar para a Inglaterra. Em 1968 mudou-se para os E.U.A., para dirigir o filme O Bebê de Rosemary de 1968, em Hollywood. Polanski voltou a Hollywood em 1973 para fazer Chinatown. O filme foi indicado para um total de 11 Oscars, estrelas como Jack Nicholson e Faye Dunaway ambos receberam indicações para seus papéis, engenhosamente desenhados pelo roteirista Robert Towne, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original. Chinatown é considerada a maior obra de Polanski como cineasta.
Depois de fugir para a Europa na sequência da sua condenação nos Estados Unidos em 1977, Polanski continuou a dirigir filmes, Tess de 1979 foi dedicado à sua falecida esposa, Sharon Tate, e teve também Os Piratas de 1986. Outras realizações suas incluim filmes do porte de Busca Frenética de 1988, A Morte e a Donzela de 1994, O último Portal de 1999, O Pianista de 2002 (o mais notável de seus filmes), e Oliver Twist de 2005. O Pianista de 2002 ganhou três Oscars, incluindo Melhor Diretor, no Festival de Cannes ganhou a Palma de Ouro, e sete Césars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Casado com a atriz francesa Emmanuelle Seigner desde 1989, Polanski em 2010, foi indicado ao European Film Awards de melhor diretor por O Escritor Fantasma, e atualmente já começou a trabalhar em seu novo trabalho, Carnage, baseado na peça God of Carnage, fechando seu elenco principal e já começou a ser rodado, em Paris. John C. Reilly, Kate Winslet, Jodie Foster e Christoph Waltz, protagonizam este filme.
Fonte: Wikiquote, a coletânea de citações livre, Wikipédia, a enciclopédia livre, www.omelete.com.br/cinema e www.adorocinema.com/diretores/roman-polanski
Nenhum comentário:
Postar um comentário