FICHA TÉCNICA:
AUTOR: JEAN-CLAUDE BERNARDET;
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS.
Publicado originalmente em 1979, Cinema brasileiro: propostas para uma história marcou época, pois, suscita e alimenta o debate sobre cinema e política cultural, discutindo as principais características que marcaram a sétima arte no Brasil. Curto, ousado, original, o livro examina a presença do cinema no cenário cultural do país de fins do século XIX até os anos 1970.
Há muito tempo esgotada, a obra agora recebe edição revista e ampliada, que inclui uma coletânea de artigos publicados por Jean-Claude Bernardet ao longo dos últimos trinta anos.
Nessa história política do cinema brasileiro, o autor mostra como, durante boa parte do século XX, o Brasil foi um país sem produção cinematográfica industrial e com dificuldade de engendrar uma expressão cultural própria. No conforto de consumir cinema importado, o espectador brasileiro habituara-se a "ler" os filmes. A produção nacional surgiu do esforço de um grupo de pessoas com diferentes interesses na área do cinema e respondeu tanto ao apelo nacionalista como ao desejo de criar uma área de ação no país.
Fonte: www.google.com.br/imagens
Fonte: www.livrariaresposta.com.br, www3.vitrola.com.br e www.companhiadasletras.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário