terça-feira, 13 de agosto de 2013

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO CURTA NAS TELAS SEGUEM ABERTAS ATÉ DIA 6 DE SETEMBRO.


Fonte: www.google.com.br/imagens


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre lembra aos interessados que estão abertas, até dia 6 de setembro, as inscrições para a 41ª Edição do Concurso Curta nas Telas.

O Projeto Curta nas Telas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS – APTC/ABD/RS, com o objetivo de divulgar a produção nacional de curtas-metragens por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre e respondeu a uma demanda antiga dos realizadores de curtas-metragens, que ainda encontram dificuldade em veicular seus filmes nas salas de cinema.

Cabe salientar a importância da produção de curtas na história e no aprimoramento da produção cinematográfica nacional, e especialmente na produção local. Os filmes de curta duração se prestam à experimentação e à ousadia de linguagem cinematográfica, além de terem forte empatia com o público como pode ser constatado com o Histórias Curtas da RBS, os curtas do Canal Brasil e no Multishow, espaços raros de exibição, que demonstram que a manutenção e a ampliação da divulgação dessas produções não pode ficar restrita às exibições em mostras, festivais e a isoladas iniciativas de inserção na televisão.

Dentre os filmes exibidos ao longo destes anos, citamos algumas produções, como O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz (RS, 1997), A Revolta dos Carnudos, de Eliana Fonseca (SP, 1991), Dedos de Pianista, de Paulo Nascimento (RS, 1997), A Festa, de Jaime Lerner (RS, 1994), 5 Filmes Estrangeiros, de José Eduardo Belmonte (DF, 1997), Olhar e Sensação, de Carlos Reinchenbach (SP, 1994), Deus é Pai, de Allan Sieber (RS, 1999), A Pessoa é para o que Nasce, de Roberto Berliner (RJ, 1998), Outros, de Gustavo Spolidoro (RS, 2000), O Sanduíche, de Jorge Furtado (RS, 2000), Adão ou Somos Filhos da Terra, de Daniela Thomas, Walter Salles, João Moreira Salles e Kátia Lund (RJ, 1999), À Margem da Imagem , de Evaldo Mocarzel (SP, 2002), Os Olhos do Pianista, de Frederico Pinto (RS, 2005), Alguma Coisa Assim, e Saliva de Esmir Filho (SP), Vida Maria, de Márcio Ramos (CE, 2006), Dossiê Rebordosa, de Cesar Cabral (SP, 2008), Céu, Inferno e outras partes do corpo, de Rodrigo John (RS, 2011), dentre tantos outros.

O Curta nas Telas, que em 2011 celebrou 15 anos de existência, continua sendo a única iniciativa, em todo o Brasil, que garante a exibição contínua de curtas em circuito comercial de cinema. O Concurso já realizou 40 edições com a seleção de 283 filmes de curta-metragem, possibilitando a divulgação da produção nacional de curtas, por meio da exibição dos selecionados no circuito de cinema de Porto Alegre. Nesta empreitada contamos com a parceria inestimável das salas de cinema da cidade que integram o circuito de exibição: Espaço Itaú de Cinema, Cinemark, Cineflix, Arco Íris Cinemas, GNC Cinemas e Sala Paulo Amorim.

Nas palavras de Roger Lerina, jornalista e membro da Associação dos Críticos de Cinema do RS, e curador do DVD comemorativo aos 15 anos do projeto, editado em 2011: “O curta-metragem é uma porta de entrada. É geralmente por meio dele que realizadores, atores e técnicos ingressam no mundo do cinema. Graças ao custo mais reduzido, menor mobilização de recursos e descompromisso com bilheterias, o curta também costuma ser ponta de lança de arrojos estéticos e experimentações narrativas. Por fim, uma das formas mais eficientes de levar o curta até o grande público é projetá-lo como abre-alas da exibição de um longa”.

Os interessados em participar do concurso podem fazer suas inscrições até dia 6 de setembro e poderão participar filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm, com duração de até 15 (quinze) minutos, sem considerar o tempo de duração dos créditos finais.

Tendo em vista que as salas de cinema de Porto Alegre ainda não possuem um sistema padronizado de exibição digital, e que esta transição ainda vai se estender por mais alguns meses, no presente edital não serão aceitos filmes que não tenham sido finalizados em 35mm.

A premiação consistirá na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas, e no pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 2.000,00.

O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser acessados por link no blog do Curta nas Telas.


INSCRIÇÕES AO CONCURSO CURTA NAS TELAS

Até 6 de setembro de 2013

Informações e Inscrições

www.curtanastelas.blogspot.com

Fone 51 3289 8137 / 3289 8135


Fonte: Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário