O ciclo é composto de filmes que permitem explorar temas da história da arte a partir da tela do cinema. A escolha dos filmes é orientada pelo propósito de discutir, após sua exibição, e a cada sessão, temas da história das artes visuais a partir da maneira como o cinema se associa a eles, explorando pontos de vista e variações interpretativas, modos de ser e de fazer compreensões sobre a arte.
Coordenação: Luís Edegar Costa, professor de História e Teoria da Arte do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS
A Caverna dos sonhos esquecidos (Cave of forgotten dreams, França, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, 2010, 90min) dir. Werner Herzog.
18 de setembro – quarta-feira – 19 horas
Durante seis dias foi permitido ao diretor Werner Herzog filmar a Caverna de Chauvet, localizada na França. O resultado é o documentário A caverna dos sonhos esquecidos, lançado em 2010, que nos aproxima das mais antigas pinturas rupestres já descobertas e de seus mistérios. Qual o significado dessas imagens e de que modo elas podem nos ajudar a entender a relação entre seus autores e o mundo que habitavam? Questões que desafiam os historiadores da arte, renovadas por perguntas como as formuladas por Herzog sobre as motivações que estariam na origem dessas figuras, sobre o que sonharam nossos ancestrais através delas.
Trailer
Fonte: www.youtube.com
Comentador: David Ceccon, bacharelando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, e Francine Kloeckner, bacharelanda em História da Arte e bolsista do acervo artístico do Instituto de Artes da UFRGS.
Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.
Realização:
Nenhum comentário:
Postar um comentário