Evento traz mostra de longas premiados e competitiva de curtas
De 16 a 23 de Agosto a Caixa Cultural recebe VI Festival CineMundo, no qual jovens realizadores de curtas e longas apresentam e discutem ideias e projetos. O evento apresenta a Mostra Rumos, seleção de longas de novos diretores, que foram aclamados no circuito nacional e internacional. O Festival recebe ainda a pré-estreia da produção brasileira "O Resgate do Pavão Misterioso", filme baseado no cordel do paraibano José Camelo de Melo Rezende.
Entre os longas que exibidos no Festival CineMundo estão 7 Cajas (Paraguai) vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Brasília 2013 e Tanta Agua (Uruguai), aclamado no Festival Internacional de Berlim. Já os curtas inscritos serão avaliados por meio de júri popular.
“Começamos a pensar o CineMundo há 8 anos, exibindo filmes na parede com projetores simples para nossos alunos e alguns convidados. Em 2007 começamos uma parceria com um grupo de jovens oriundos de diversos países de cultura muçulmana e Oriente Médio que viviam na periferia da França, que resultou um grande Festival dentro da comunidade de Jardim Catarina em São Gonçalo, Estado do Rio. De lá para cá, o projeto foi crescendo muito em matéria de filmes e discussões”, conta Luís Carlos Nascimento, Diretor Geral do Festival.
O EVENTO:
- Competitiva de curtas:
Durante três dias de exibição, serão apresentados 12 curtas de ficção e documentários produzidos por jovem, que serão avaliados por meio de júri popular. O festival recebeu curtas de todo pais e América latina, graças às parcerias com Universidades de Cinema da Bolívia, Chile e Argentina.
- Mostra Rumos:
A Mostra Rumos tem o objetivo de divulgar longas-metragens de novos realizadores. Apresentar um novo olhar sobre o cinema nacional e internacional, com filmes que foram destaque durante o último ano.
Entre os filmes exibidos na Mostra estão: 7 Caixas (Paraguai), do diretor Juan Carlos Maneglia; o longa brasileiro "O Resgate do Pavão Misterioso", inspirado na literatura de cordel; Tanta Água, produção uruguaia aclamada no Festival de Cinema de Berlim; e Sob Luz e Sombras, documentário brasileiro com direção de Julio C. Siqueira.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Luís Carlos Nascimento
Coordenação Executiva: Mírian Machado
Coordenação Conteúdo: Mércia Britto
Coordenação de Produção: Rafaela Baia
Assistente de Produção: Mariana Braga
Produção de Oficinas: Thalyta Souza
Produção Mapeamento Audiovisual: Marcus Tavares
Coordenação Games: Antoanne Pontes
Produção Competitiva: Maria Isabel Rodriguez
Comunicação: Luciana Rocha
Curadoria Competitiva CineMundo: Luis Carlos Nascimento, Mercia Britto E Mírian Machado
Curadoria Mostra Rumos: Luis Carlos Nascimento
Design gráfico: Lauro Morettes
Mídias sociais: Julia Mathias
SERVIÇO
VI Festival CineMundo
De 16 a 23 de agosto de 2014
Local: Caixa Cultural - Rua Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro.
Ingresso Mostra Rumos: R$ 4,00 / Meia: R$ 2,00
Competitiva de Curtas: Grátis
PROGRAMAÇÃO
- Dia 19/08 - terça-feira
Mostra Rumos – filme: O Resgate do Pavão Misterioso (pré-estreia)
Horário: 18h
Direção: Silvio Toledo
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 120min
Sinopse: "O Resgate do Pavão Misterioso" é um filme de longa-metragem inspirado na literatura de cordel e realizado por artistas e técnicos paraibanos.
- Dia 20/08 - quarta-feira
Competitiva de Curtas
Horário: 18h
Duração: 45 min
Mostra Rumos – filme: Tanta Agua
Horário: 19h
Direção: Ana Guevara Pose e Leticia Jorge Romero
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 102min
Sinopse: Nas férias de verão, Alberto planeja uma viagem com seus dois filhos, com os quais não convive desde que se separou da mãe deles. Mas, ao chegar no local escolhido, um parque termal, chove sem parar e eles têm de encontrar outras formas de diversão.
- Dia 21/08 – quinta-feira
Competitiva de Curtas
Horário: 18h
Duração: 45 min
Mostra Rumos – filme: Sob Luz e Sombras
Horário: 18h
Direção: Julio C. Siqueira
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 71min
Sinopse: “Sob Luz e Sombras” retrata a vida e a obra de J.M. Goes – fotógrafo de setenta e seis anos, que, há mais de duas décadas, dedica-se exclusivamente a fotografar o nu feminino, sempre em P&B e num processo totalmente analógico, mantendo-se na direção contrária à era digital.
- Dia 22/08 – sexta-feira
Competitiva de Curtas
Horário: 18h
Duração: 45 min
Mostra Rumos – filme: 7 Cajas
Horário: 19h
Direção: Carlos Maneglia e Tana Schémbori
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 105min
Sinopse: Víctor, de 17 anos, trabalha como carregador no Mercado Municipal. Ele entende que precisa se mexer para conseguir algum dinheiro e recebe uma proposta incomum: transportar 7 caixas, cujo conteúdo ele desconhece, em troca de uma nota rasgada de 100 dólares.
Fonte: LEAD Comunicação, através de Carina Rebeck.
Nenhum comentário:
Postar um comentário