quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Museu da Vida participa da V Semana Fluminense do Patrimônio.
Entre os dias 11 e 22 de novembro, diversas atividades culturais e educativas serão oferecidas nos espaços do museu. Todas são gratuitas e abertas ao público
A V Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), iniciativa que visa promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, também chega ao Museu da Vida com atividades gratuitas e abertas ao público. Entre os dias 11 e 22 de novembro, diversas atrações culturais e educativas serão oferecidas nos espaços do museu, entretendo o público que estiver no campus de Manguinhos.
O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Programação:
Castelo Mourisco
Visita ao Castelo da Fiocruz
Os visitantes mergulham na trajetória da Fundação Oswaldo Cruz, explorando curiosidades de sua construção, contextualizados com o momento histórico e marcado por episódios como a reforma urbana do Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.
Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Sábado, das 10h às 16h
Avental de Histórias
Contação de história voltada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo Mourisco. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.
Horário: quinta-feira, às 15h
Faixa-etária: de 5 a 8 anos
Amigos do Castelo
Atividade busca aproximar o visitante do patrimônio histórico, a partir de uma proposta de investigação, se utilizando de elementos da arquitetura do Castelo Mourisco e de conteúdo de exposições de longa duração com temática da história da saúde no Brasil: Vida e Obra dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
Horário: quinta-feira às 9:00h
Faixa-etária: de 10 a 14 anos
Acervo Museológico da Fiocruz
O acervo museológico da Fundação Oswaldo Cruz abriga objetos científicos que foram utilizados em diferentes pesquisas desde as origens da instituição há mais de um século e remontam a atuação de destacados pesquisadores como o próprio Oswaldo Cruz. O público visitante do Museu da Vida terá a oportunidade de descobrir curiosidades sobre alguns desses objetos de diferentes épocas e conhecer um pouco mais sobre a guarda e preservação deste rico patrimônio científico brasileiro.
Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Sábado, das 10h às 16h
Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz.
O acervo possui aproximadamente 5 milhões de insetos, incluindo exemplares da fauna brasileira, representando quase todas as ordens conhecidas. Parte deste acervo poderá ser contemplado pelo visitante na Sala Costa Lima, onde é possível conhecer mais sobre a biodiversidade entomológica brasileira e pesquisas realizadas pela instituição há mais de um século nesse campo.
Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Sábado, das 10h às 16h
Centro de Recepção
Mostra Museu da Patologia
Durante a V Semana Fluminense do Patrimônio, o visitante poderá contemplar, no centro de recepção do Museu da vida, uma mostra que apresentará peças anatômicas, objetos e documentos que integram o acervo histórico original, que são algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pela Fiocruz.
Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: 18 e 19, quarta e quinta, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Áreas abertas do Campus
Caminhada Histórica pelo Campus de Manguinhos
Caminhada realizada por um circuito no campus de Manguinhos onde são apresentadas histórias da trajetória da Fiocruz e de personalidades, transformações e momentos marcantes ao longo de mais de um século da instituição, e a importância de prédios históricos, praças e estátuas que compõem o patrimônio arquitetônico histórico presente no campus em diferentes épocas.
Faixa-etária: a partir de 13 anos
Horário: quintas e sextas-feiras, às 9h
Sábado, dia 21, às 10h
Passeio pelo Caminho de Oswaldo Cruz
Durante esse passeio, além de observar diversas espécies de plantas os visitantes conhecem ainda o “caminho de Oswaldo Cruz”, trajeto importante dentro do campus, por onde muitos cientistas de renome já passaram. O ponto de encontro será na Praça Pasteur.
Faixa-etária: livre
Horário: dia 18, quarta-feira, às 9h
Fonte: Agência Approach, através de Isabella Germano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário