quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Documentário “Arpoador - praia e democracia” estreia no Rio de Janeiro.
No dia 12 de novembro o documentário Arpoador - praia e democracia estreia no Festival Arquivo em Cartaz, evento promovido pelo Arquivo Nacional. Produzido pela Bossa Produções, o filme aborda a questão da praia – programa preferido da maioria dos cariocas - como um espaço de todos e para todos, onde se misturam idades, cores e classes sociais.
O longa se baseia em estudos do antropólogo Roberto DaMatta sobre a praia como espaço democrático e ressalta a importância do local para o estilo de vida do carioca. No filme, a praia é observada como parte do imaginário da cultura carioca e do próprio universo cultural brasileiro. Entre os entrevistados estão o próprio Roberto DaMatta, o cantor e ator Evandro Mesquita, o historiador Milton Teixeira e o fotógrafo e surfista Fernando Fedoca.
“Ir à praia é uma espécie de ritual, pois excede ao normal e habitual com suas regras prescritas. Pois nela se vence a rotina e se produz a festa. O trabalho é trocado pelo lazer e, de certa forma, todos se igualam pela quase nudez de seus corpos e pela busca comum de diversão e descanso - e assim, se fabrica mais um mito”, afirma o diretor Helio Pitanga.
O conceito de praia como um espaço público é relativamente recente. A orla do Rio de Janeiro – um dos principais símbolos da cidade ficou abandonada durante séculos porque os nossos colonizadores portugueses não tinham o hábito de frequentar as praias e havia também o medo de ataques inimigos vindos do mar.
A Praia do Arpoador foi eleita como objeto de estudo pela sua história e importância. Ela foi escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz em 1948 para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, um biquíni. Nos anos 60 e 70 começaram definir as “tribos” da praia e a Praia do Arpoador é o símbolo deste comportamento daquela juventude carioca.
“Na praia - onde o carioca tem o seu principal ponto de lazer, encontro e diversão – é possível observar a fronteira entre o que é do indivíduo e o que é coletivo. A civilidade e a gentileza é o que tornam possível o encontro social. Através de uma linguagem descontraída e despretensiosa, propomos desvendar este universo tão carioca como representação de uma cultura nacional. A praia é um bom lugar para se pensar a sociedade como um todo”, conclui o diretor.
Trailer:
https://vimeo.com/143567068
Entrevistados:
Roberto DaMatta - (Antropólogo)
Evandro Mesquita - (Cantor e Ator)
Milton Teixeira - (Historiador)
Rico de Souza - (Empresário e Surfista)
Ana Maria Magalhães - (Cineasta e Atriz)
Arduíno Colasanti - (Ator)
Jom Tob Azulay - (Cineasta)
Helen Clegg - (Jornalista)
Fernando Fedoca - (Fotógrafo e Surfista)
Ricardo Bravo - (Cineasta)
Marcos Bonisson (Fotógrafo)
William Vorhees – (Preparador Físico)
Entre outros
FICHA TÉCNICA
Produtora: Bossa Produções
Direção: Hamsa Wood e Helio Pitanga
Direção das entrevistas adicionais: Marcos Bernstein
Produzido por: Helio Pitanga e Jacqueline Osório
Argumento: Maria Amaral
Roteiro: Hamsa Wood, Locca Faria e Melanie Dimantas
Pesquisa: Cristiana Grumbach
Direção de Fotografia: Locca Faria
Montagem: Hamsa Wood
Narração: Othon Bastos
Som direto: Toninho Muricy
Edição de som e Mixagem: Caue Leal
Trilha musical: Fernando Inglês
Sobre o Festival Arquivo em Cartaz
O Arquivo em Cartaz é um festival internacional de cinema de arquivo que acontecerá entre os dias 9 e 13 de novembro, em três espaços principais - Arquivo Nacional e Espaço BNDES, na cidade do Rio de Janeiro, e no Cine Arte UFF, em Niterói, numa realização do Arquivo Nacional e da Universo Produção, com o propósito de refletir sobre a preservação e difusão de acervos cinematográficos no Brasil, divulgar e incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo.
SERVIÇO
“Arpoador - praia e democracia”
Dia 12 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Cine Pátio - Arquivo Nacional
Endereço: Praça da República, 173 – Centro
Dia 13 de novembro (sexta–feira)
Horário: 13h30
Local: Cine Teatro – BNDES – Mostra Rio Em Movimento
Endereço: Av. República do Chile n° 100 – Centro
Fonte: LEAD Comunicação, através de Flávia Tenório.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário