sábado, 4 de julho de 2015

Por L&PM Editores: Barbara Stok, autora de Vincent, virá ao Brasil para evento sobre literatura holandesa.




A Holanda tem escritores produzindo literatura de alta qualidade, mas ainda pouco conhecidos mundo afora. Para divulgar seus autores, o governo holandês criou um evento itinerante no qual escritores holandeses são levados para diferentes países com o objetivo de falar sobre sua obra, ministrar oficinas e discutir literatura junto a escritores locais. Depois de passar pela China, Itália, Espanha, Alemanha, Argentina, República Checa e Franca, o evento “Café Amsterdã” estará no Brasil em agosto e setembro.

Oito escritores virão da Holanda, entre eles, Barbara Stok, autora de Vincent, a bela graphic novel lançada pela L&PM que conta parte da vida de Van Gogh e que foi adotada pelo próprio Museu Van Gogh.

Em matéria publicada no jornal O Globo em 28 de junho, Barbara conta que, durante três anos, mergulhou em fontes deixadas pelo artista e que queria escrever um livro que não repetisse clichês sobre o pintor.

— Ele não era tão trágico quanto pintam, lendo as cartas a gente percebe. Tinha momentos alegres. Há também um senso comum de que ele jamais teria vendido uma tela em vida; não é verdade. Nos últimos anos, ele recebeu excelentes críticas — diz Barbara, que usou na graphic novel a mesma paleta de cores das telas do artista. — Após tanto tempo de pesquisa com as mudanças de humor e a paixão com que ele produziu, eu me envolvi muito. Posso dizer que amo Van Gogh. Disse ela a O Globo.

O Café Amsterdã acontecerá de 26 a 30 de agosto em São Paulo, na Casa das Rosas; e de 1º a 5 de setembro no Rio, na Biblioteca Parque.





VINCENT - A HISTÓRIA DE VINCENT VAN GOGH, de Barbara Stok. Tradução de Camila Werner




Vencedora do Prêmio Holandês de Melhor Autor de HQ 2009


“Stok retrata de forma brilhante e cheia de compaixão o artista ora num surto de loucura, ora sentado em meio aos trigais e girassóis de Arles, com a paisagem a um só tempo suave e alheia, e o homem impulsionado por uma paixão desesperada e radical.” - The Guardian


“Stok captura a alma de Vincent.” - Zone 5300


“Como bônus, Stok incorpora cartas de Vincent a Theo. Ela faz o mesmo com suas pinturas, que vemos o artista criar e que Stok às vezes reproduz em páginas duplas. As imagens e a história se fortalecem mutuamente de uma maneira que seria impossível em qualquer outro meio de expressão.” - NRC Handelsblad


Vincent van Gogh (1853-1890) e sua mente torturada conceberam uma arte fascinante que transcendeu sua própria história para se tornar um dos mais expressivos e maravilhosos conjuntos de pinturas jamais concebidos. Nesta graphic novel de traços pop originalíssimos, Barbara Stok retrata de forma delicada e luminosa os últimos anos da vida do pintor holandês, passados na França, onde encontrou não apenas seu fim, mas também a natureza e a luz que imortalizou em seus quadros.

Em 1888, após uma estadia de dois anos em Paris, Vincent van Gogh muda-se para Arles, no sul da França. A luminosidade, os espaços abertos e as paisagens bucólicas da região, além do próprio contato com a natureza, fornecem ao artista a matéria-prima para aquela que é considerada a fase mais rica e revolucionária de sua arte.

Se por um lado o ambiente o enche de contentamento e esperança, por outro agravam-se seu desequilíbrio e sua angústia, piorados ainda pela falta de dinheiro e de perspectivas concretas de futuro e pela culpa de ser um fardo para o irmão, Theo, que o sustentava financeiramente.

É esse turbulento e rico período, não apenas crucial para a compreensão do gênio Van Gogh como também emblemático de sua existência, que a artista gráfica Barbara Stok retrata, com um colorido e uma singeleza dignos do gênio holandês. Barbara pinta com todas as cores um Vincent humano, com suas ambiguidades e fraquezas. Incorporando sabiamente trechos de cartas escritas ao irmão Theo e telas do próprio pintor, aborda seu processo criativo, suas ideias sobre pintura e a obcecada convicção em sua própria arte, que sempre o guiou. O resultado é um personagem cativante, repleto de nuances, e que emociona por sua arte e também pela pureza da paixão com que a perseguia.


Sobre a autora:
Barbara Stok nasceu em 1970 em Groningen, na Holanda. Trabalhou como fotógrafa e jornalista até estrear, em 1998, com o livro de tiras Barbaraal tot op het bot, no qual retratava o próprio cotidiano. Seu traço original, sua narrativa delicada e sua maneira de ampliar pequenos detalhes da existência fizeram sucesso. Vincent é seu oitavo livro, no qual ela trabalhou por três anos, com apoio do Museu Van Gogh, de Amsterdã.


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário