terça-feira, 15 de novembro de 2016

Programação da 7ª Edição do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco.


A programação desta 7ª edição traz o melhor da atual animação mundial, privilegiando a ousadia e a liberdade criativa.

Com uma programação selecionada e diversificada, o ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega em sua sétima edição como um dos principais festivais do país, oferecendo o melhor da atual animação mundial em nove locais do Recife.

O Festival se estende entre os dias 22 e 27 de novembro e inclui: Mostra Competitiva (adulto e infantil), Mostra Parque, Mostras e Sessões Especiais (com exibição de longas, Mostra Erótica, Mostra Best of Annecy, Mostra Francesa e Mostra Brasil), além de oficinas, masterclasses e exposição de objetos ópticos. Como ação ambiental, o Festival distribuirá ao público 3 mil sementes de árvores da Mata Atlântica.

Toda essa programação está distribuída nos espaços da CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu e Aliança Francesa. Exibições ao ar livre acontecem no Parque Dona Lindu, no Morro da Conceição e na Praça da Várzea, oficinas e exibições de curtas nos hospitais IMIP e Agamenon Magalhães.

A artista visual e ilustradora recifense, Ianah Maia, é autora da ilustração que resultou na identidade visual do Animage 2016.

Mostra Competitiva - O crescimento da importância do Animage entre os festivais do gênero é evidenciado na Mostra Competitiva, a qual, ano a ano, recebe um número maior de inscritos. O recorde atual soma 1057 inscrições de 64 países. Desse total, foram selecionados para a competição desta edição do Animage: 84 curtas-metragens, de 29 países.

Há obras consagradas em outros festivais e vencedoras de algumas das maiores premiações do mundo, que competem com revelações e filmes realmente novos, ainda a serem descobertos.

"Na escolha dos filmes, procuramos reafirmar uma identidade para o festival, com a valorização de produções que sejam autorais, artesanais, ousadas e independentes, com pelo menos uma ou mais de uma dessas características. Não há uma temática geral, mas as próprias obras sugerem que alguns assuntos estão em evidência, como questões de gênero, preocupações ambientais e interferências das novas tecnologias sobre o cotidiano do ser humano", diz Júlio Cavani, curador desta edição do festival.

Os selecionados concorrem nas categorias “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Curta Infantil”, “Melhor Curta Brasileiro”, “Prêmio do Público”, que participa votando ao fim de cada sessão. Também serão premiados a melhor direção, roteiro, direção de arte, técnica e som.

O júri da Mostra Competitiva deste ano é composto por Rosana Urbes, diretora de animação que trabalhou nos Estúdios Disney, Carol Almeida, jornalista e crítica de cinema do Recife e o diretor francês, Sébastien Laudenbach, que também estará no Festival para apresentar seu longa-metragem e ministrar uma das masterclasses.

Longas - Todos os longas que serão exibidos esse ano já foram chamados de "obras-primas" e vem pela primeira vez ao Recife. Cada um oferece uma interpretação sobre as contradições demonstradas pelos seres humanos quando confrontados com a natureza, com os outros ou com si mesmo.

O longa Windows Horses, inédito no Brasil, é o filme selecionado para a abertura desta edição do Animage. Sétimo longa da diretora Ann Marie Fleming, que nasceu no Japão e vive no Canadá, retrata as descobertas de uma adolescente canadense que viaja para o Irã. As atrizes Ellen Page e Sandra Oh dão vozes a personagens. O filme ganhou dois prêmios no Vancouver International Film Festival e será exibido no dia 22/11 no Cine São Luiz.

Os demais longas são: Anomalisa de Duke Johnson e Charlie Kaufman, Rocks in My Pockets de Signe Baumane, A Menina Sem Mãos de Sébastien Laudenbach, A Tartaruga Vermelha de Michael Dudok de Wit e Canção do Oceano de Tomm Moore, filmes que participaram com destaque de alguns dos principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e Annecy. Anomalisa e Canção do Oceano ainda concorreram ao Oscar.

Mostras e Sessões Especiais - Fazem parte também do Animage este ano, a Mostra Francesa que acontece na Aliança Francesa, a Mostra Brasil na Caixa Cultural Recife, com uma exibição especial de curtas de realizadores brasileiros em competição, a Mostra Parque em parques e praças públicas, a Mostra Erótica e a Mostra Best of Annecy, ambas no Cine São Luiz.

A Mostra Best of Annecy destaca o Festival de Annecy, criado em 1960 na França é um dos mais importantes festivais dedicado à animação do mundo. Nos últimos anos, o Brasil venceu a competição principal de longas-metragens com os filmes Uma História de Amor e Fúria (2013) de Luiz Bolognesi e O Menino e o Mundo (2014), de Alê Abreu.

A Mostra Erótica por sua vez já se tornou “tradicional” no Animage e é uma das mais concorridas. Neste ano, considerando os atuais debates travados com cada vez mais força na sociedade brasileira, o Festival apresenta uma mostra erótica com curtas-metragens dirigidos apenas por mulheres.

São animações com diferentes estilos, culturas, valores e comportamentos, criado por realizadoras de diversos países, que combatem preconceitos e oferecem um contraponto aos predominantes discursos e pontos de vista masculinos diante da sexualidade. Na Mostra Erótica, os portadores de deficiência visual poderão usufruir da áudio-descrição.

A Mostra Parque promove sessões gratuitas ao ar livre e levará uma seleção de filmes, voltados para todas as idades, e de conteúdo variado, para o Praça da Várzea, Parque Dona Lindu e o Morro da Conceição. O objetivo é oferecer um passeio cultural rico e diferenciado para a família e para os transeuntes que se tornam também espectadores.

Masterclass - Aulas especiais também compõe a programação gratuita e proporcionam uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento junto a especialistas do ramo. No dia 24/11, Sébastien Laudenbach compartilhará seu processo de criação no filme A Menina Sem Mãos. No dia 25/11, Rosana Urbes ministrará sobre etapas de criação do seu curta-metragem Guida, premiado no Annecy.

Exposição de Objetos Ópticos - O Animage colocará na CAIXA Cultural Recife uma exposição com três objetos ópticos, que destacam conceitos e técnicas cinematográficas iniciais da animação. O público poderá interagir com os aparelhos: Taumatroscópio, Fenaquistiscópio e o Zootroscópio.

Oficinas - O Animage oferece oficinas gratuitas de animação que buscam uma experiência prática no cinema de animação e atendem crianças, iniciantes e profissionais. Com quatro temas abordados, as oficinas serão realizadas na CAIXA Cultural Recife entre os dias 16 e 26/11 e as inscrições são feitas apenas pelo site. O número de vagas por oficina é limitado e os inscritos passam por processo de seleção.

A Realização é da Rec-Beat Produções, com patrocínio da CAIXA Cultural Recife, incentivo do Funcultura - Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Fundação Joaquim Nabuco, Consulado da França, Cinemateca da França, Aliança Francesa e Institut Français.


Serviço:

Animage – VII Festival Internacional de Animação de Pernambuco

De 22 a 27 de novembro de 2016

Locais: CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu, Aliança Francesa, Praça da Várzea, Parque Dona Lindu, Morro da Conceição, Hospitais IMIP e Agamenon Magalhães.

Entrada: preço único promocional, valor de meia para todos: R$ 5,00 (apenas para as sessões no Cine São Luiz e Cinema do Museu). Todas as demais atrações são gratuitas. Os ingressos (pagos ou gratuitos) são disponibilizados 1 hora antes de cada sessão, no local da exibição.

Mais informações: www.animagefestival.com


*As sessões duram entre 50 a 60 minutos. Verificar a classificação indicativa.

*Cada sessão poderá ser exibida em mais de um local.

*A programação detalhada com cada sinopse está disponível no site.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival Animage / Cais - Comunicação e Cultura!, através de Tatiana Pugliesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário