O ciclo é composto de filmes que permitem explorar temas da história da arte a partir da tela do cinema. A escolha dos filmes é orientada pelo propósito de discutir, após sua exibição, e a cada sessão, temas da história das artes visuais a partir da maneira como o cinema se associa a eles, explorando pontos de vista e variações interpretativas, modos de ser e de fazer compreensões sobre a arte. Coordenação de Luís Edegar Costa.
Sede de viver (Lust for life, 1956, 122min) de Vincente Minelli
17 de julho – 4ª. Feira – 19h
O diretor Vincente Minnelli levou para as telas do cinema a vida de Vincent Van Gogh, segundo o romance de Irving Stone. Nesse filme, telas do pintor holandês são exibidas com a intensidade que outros filmes dedicados à vida desse artista não alcançaram. Talvez só haja comparação com o que Akira Kurosawa fez em Sonhos. Entre os filmes sobre a vida desse artista ainda é o de Minelli o que melhor permite tratarmos o que foi a arte para Van Gogh.
Comentador: Luís Edegar Costa, professor de História e Teoria da Arte do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes – UFRGS.
Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.
Realização:
Nenhum comentário:
Postar um comentário