domingo, 23 de outubro de 2016
Documentário Pássaro Preto conta histórias de jovens infratores e estreia na TV Brasil nesse domingo.
Atrás dos muros de centros socioeducativos do Brasil, menores de idade cumprem medida de restrição de liberdade. Muitos deles revelam sonhos e felicidades cotidianas, em meio à memórias de violências sofridas e produzidas. Filmado no estado de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, o documentário Pássaro Preto, de Maria Pereira, acompanha o dia a dia de 9 adolescentes internos em instituições de Belo Horizonte e Porto Alegre. Vencedor brasileiro do Programa DOCTV Latinoamérica V, o filme será exibido em 23 canais de TV da América Latina. No Brasil, a estreia acontece no próximo domingo (23) à meia-noite na TV Brasil, com reprise no dia 30, às 4h.
O filme foi gravado em janeiro e fevereiro deste ano no Centro Socioeducativo de Justinopólis (Belo Horizonte) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Porto Alegre). O intuito foi trazer à tona histórias de vida de adolescentes infratores, conhecer suas visões de mundo, valores e desejos. Quais as suas percepções sobre o ato que cometeu? Acha justo estar preso? Como ocupa o tempo na instituição? E o que pensa em fazer quando sair? Como o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a divulgação do rosto de jovens nessa situação para protegê-los, o filme propôs a construção de máscaras pelos próprios personagens para usarem durante toda a gravação. “A ideia é desmascarar esses meninos e meninas literalmente através da construção de máscaras que eles mesmos inventaram para si. Afinal, esses adereços revelam os personagens que habitam seus imaginários”, explica Maria Pereira, diretora e produtora do documentário.
A proposta da produção é, também, fornecer subsídios para o debate sobre a mudança da lei da maioridade penal no Brasil. “A ideia é fortalecer a perspectiva de que não vale a pena reduzir, porque o problema é bem mais embaixo e certamente não é só encarcerando que se resolve”, afirma a diretora. A motivação no desenho do projeto foi contribuir para que a sociedade reflita sobre o estigma que assola esses adolescentes, criando pontes de identificação entre o espectador e o personagem.
A equipe do filme tem Maria Pereira como diretora e produtora, edição de Julia Bernstein e direção de fotografia de Camila Freitas. O documentário é da produtora Praga Produções.
Sinopse
O documentário Pássaro Preto acompanha o dia a dia de meninos e meninas que cumprem medida em centros socioeducativos brasileiros. Com máscaras feitas por suas próprias mãos, num processo criativo provocado pelo filme, nove adolescentes mineiros e gaúchos contam seus sonhos e histórias de vida. Relatam abertamente o que os levou a estar ali, com o rosto escondido por gesso e tinta, e os pássaros pretos que trazem dentro de si.
Trailer
Ficha técnica
Direção: Maria Pereira
Produção Executiva: Maria Pereira
Direção de Produção: Clara Martins
Direção De Fotografía: Camila Freitas
Edição: Julia Bernstein
Casa Produtora: Praga produções
Data de exibição
Canal: TV Brasil
Dia 23 de oububro, à meia-noite.
Reprise: dia 30 de outubro, às 4h.
Fonte: http://pragaconexoes.com, através de Michele Corrêa – Jornalista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário