quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Familiaridade entre samba e jazz é retratada em documentário.




Samba & Jazz mostra similaridades do Rio de Janeiro e de New Orleans com depoimentos de artistas de rua a músicos de renome internacional


As semelhanças entre o popular samba carioca e o jazz tocado em New Orleans (Estados Unidos) são tema do documentário Samba & Jazz, que será lançado em novembro nas principais salas de cinema do Brasil.

Dirigido pelo fotógrafo Jefferson Mello, autor do livro ‘Os Caminhos do Jazz’, o filme faz uma viagem ao universo de sambistas, passistas, jazzistas e jazz parades, em busca de respostas sobre o ponto em que samba e jazz se encontram. A expressão artística de pessoas que, apesar de separadas por fronteiras geográficas, compartilham a paixão pela música e pelas manifestações populares que envolvem este universo também é retratada.

Samba & Jazz traz um apanhado cultural para compreender as semelhanças destes ritmos e adentra o campo social com depoimentos de personalidades representativas do cenário musical, como Arlindo Cruz, Alcione, Carlinhos 7 Cordas, Gregg Stafford, Donald Harrison, integrantes do Clã dos Marsalis (Elis Marsalis, pai de Delfeayo Marsalis e Jason Marsalis), entre outros.

Se o elenco impressiona, o diretor fez questão de ressaltar também o amplo trabalho de pesquisa realizado. “A ideia de criar o roteiro e de dirigir o documentário veio de ‘Os Caminhos do Jazz’. Entre os diversos locais que percorri para criar o livro, New Orleans chamou atenção por sua similaridade com o Rio de Janeiro”, conta Jefferson.

Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do documentário foi à ligação do diretor com o músico americano Gregg Stafford. “Entrar no universo do jazz retratado no documentário só foi possível devido à relação de amizade que temos. Ainda assim, tudo o que foi retratado em New Orleans foi negociado: acesso, uso de imagens e cenas”, diz.

Já no Rio de Janeiro, as gravações ocorreram de forma mais fácil, o que permitiu que o samba fosse abordado livremente. O longa mostra a dificuldade de uma escola de samba tradicional e sua angústia para voltar ao grupo especial; o bairro carioca Madureira, que mais recebeu negros; e conta a história de Pretinho da Serrinha, músico e compositor que aos 10 anos já era mestre de bateria no Morro da Serrinha.

Samba & Jazz já foi selecionado para participar de 14 festivais internacionais e dois nacionais, tendo vencido os prêmios de melhor documentário longa-metragem nos festivais norte-americanos “Capital City Black Film Festival” e “Cinema on The Bayou”.

O filme é uma realização da ANCINE/Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo e Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo. A apresentação é da Petrobrás com patrocínio dos Correios.


FICHA TÉCNICA

Direção, Fotografia e Roteiro: Jefferson Mello

Produção Executiva: Lara Velho

Pesquisa: Vivi Fernandes de Lima

Fotógrafos: Vinícius Charret, Vinícius Brum, Jefferson Mello, Guga Millet, Daniel Primo, Dafne Capella, Rony Maltz e Lucas Santana

Som Direto e Som Direto Adicional: João Jabace, João Carlos Fragoso, Otton Barboza e Rogério Almeida

Edição de Som: João Jabace

Assistente de Edição de som: Laila Ruggeri

Assistente de Edição: Felipe Mutti e André Markwalt

Montagem: Luiz Gome e Jefferson Mello

Edição: Luiz Gomes

Edição Final: Luiz Gomes

Edição Off line: Aruanã

Tradução e legendas: Gemini Mídia

Correção de cor: Bernardo Brik

Masterização e Mixagem: Robertinho de Recife

Equipe Tremè: Aline Mendes, Raquel Amaral e Yasmin Gonçalves.

Videografismo: Eduardo Seabra

Criação Logomarca: João Amaral


TRILHA DE CRÉDITOS:

Composição: Luiz Gomes

Vocal: Lazir Sinval

Vocal e Violão: Marcelo Ferreira

Trompetista: Everton Machado

Percussionista: Gustavo Karvalho

Arranjo: Arthur Maia e Marcelo Ferreira


Fonte: Approach Comunicação Integrada, através de Néliane Simioni, Ana Carolina e Daniela Bertoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário