terça-feira, 27 de outubro de 2015

Festival ÓPERA NA TELA exibe óperas inéditas ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil.


Crédito: Aida Divulgação


EVENTO ACONTECE NO PARQUE LAGE ENTRE OS DIAS 20 E 29/11 E SEGUE PARA OS CINEMAS EM MAIS DE VINTE CAPITAIS BRASILEIRAS


O Rio de Janeiro será palco de mais um evento inédito em novembro: o festival ÓPERA NA TELA. De 20 a 29 de novembro, o público carioca vai poder assistir a 13 óperas das temporadas europeias recentes e inéditas no Brasil em uma tenda cristal montada no Parque Lage. Com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sofitel, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - ISS, o espaço contará com mobiliário de cadeiras confortáveis para receber um público de 400 pessoas, tela gigante e alta qualidade de som e imagem para proporcionar uma experiência inesquecível de assistir a montagens grandiosas e viver a emoção da ópera.

Na programação, obras apresentadas em verdadeiros templos operísticos do mundo, como a Ópera de Paris, Teatro Alla Scala de Milão, Teatro Real do Liceu de Madri, Teatro La Fenice de Veneza, Ópera Estatal de Berlim, Grande Teatro do Liceu de Barcelona e Ópera de Lyon, e festivais líricos como de Salzburg, Aix en Provence e Baden-Baden. Entre os títulos, grandes clássicos populares como “Carmen", “Tosca”, “Don Giovanni”, "O barbeiro de Sevilha", "Aida", "Norma", "A flauta mágica" e "Rigoletto", entre outros. O evento também contará com uma produção brasileira recente, “Os pescadores de pérolas”, de Bizet, dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles no Theatro da Paz de Belém.

Entre os protagonistas dessas produções luxuosas estão os maiores cantores de ópera da atualidade e os mais renomados maestros e orquestras do mundo, como Daniel Barenboim, Simon Rattle, Zubin Mehta ou Philippe Jordan. Algumas montagens seguem um ritmo mais clássico, já outras fazem releituras contemporâneas, o que garante diversidade à seleção dos títulos.

Após a exibição no Parque Lage, o festival continua com sessões nos cinemas cariocas e amplia sua abrangência ao itinerar e levar para cerca de 20 capitais brasileiras as 13 obras em destaque. Produções recentes, todas foram filmadas entre 2013 e 2015, serão apresentadas digitalizadas com legendas em português.

Reforçando seu pilar de arte e cultura, Sofitel, rede de hotéis de luxo da AccorHotels, é a patrocinadora master do festival. “A paixão pela arte é parte do DNA da marca Sofitel, que apoiando um projeto grandioso como o Ópera na Tela, promove um intercâmbio cultural e de conhecimento”, comenta Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul.

A programação nas salas se estenderá até junho de 2016 para permitir que mais pessoas tenham acesso ao festival. Além disso, os ingressos no Parque Lage, no Rio, terão valores acessíveis (R$ 20 inteira) e os cinemas aplicarão tarifas próximas a de um filme comum.

Além da programação a céu aberto e nos cinemas, o festival promove ainda atividades paralelas como uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera, como Natalie Dessay ou Rolando Villazon. O festival terá também encontros culturais e ação educativa, com material didático especialmente desenvolvido, no Rio e em 130 unidades da Rede Sesc Nacional, parceiro de democratização do projeto.

A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que, em 2015, chegou a 50 cidades e levou 110 mil pessoas aos cinemas. “A exemplo do que foi lançado recentemente nos cinemas da França, com a programação ‘Viva l'opéra’, a intenção é oferecer um conteúdo alternativo original para os cinemas com um preço acessível. Outro ponto forte é o primor da seleção de títulos com filmagens impecáveis, realizadas por cineastas, com recursos de captação de imagem e finalização e som espetacular. Queremos demonstrar que todos podem se emocionar com a ópera e que a música pode transformar a vida das pessoas”, afirma o diretor e curador do evento, Christian Boudier.


Fonte: Agência Febre, através de Juliana Branco e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário