quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Curso D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo.




Apresentação

Não iremos muito longe se não olharmos com atenção para a obra de certos nomes que marcaram a história do cinema desde sua invenção. De 1908 até 1931, em pouco mais de 20 anos de atividade como cineasta, o norte-americano David Wark Griffith realizou mais de 500 filmes.




Conhecer o cinema de D. W. Griffith é penetrar na história do cinema americano, seus meandros, suas polêmicas, suas virtudes, suas estratégias industriais e artísticas, suas pretensões morais e educativas. Tomar contato com sua obra, portanto, é ficar mais próximo da história do cinema americano desde os primeiros filmes até os seus desdobramentos iniciais durante as primeiras décadas do século passado.




No curso será apresentada de forma panorâmica a obra de Griffith, suas contribuições para a consolidação do cinema americano como arte e como indústria. As polêmicas em torno de sua obra e de suas ideias colocadas em imagens em filmes como O Nascimento de Uma Nação e Intolerância.




Objetivos

O Curso D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo, ministrado por Pedro Henrique Gomes, vai traçar um panorama amplo e contextual no qual o cineasta D.W. Griffith se insere, além de analisar também o papel que ele teve na consolidação de uma linguagem, bem como da própria indústria do cinema americano no início do século XX. Através da exibição de trechos de filmes, o curso pretende abordar ainda os desdobramentos do cinema narrativo durante o período clássico, discutindo a herança griffithtiana a partir da obra de cineastas como John Ford, Raoul Walsh, King Vidor, Howard Hawks, Cecil B. DeMille, Allan Dwan, Erich von Stroheim, entre outros.




Público alvo

Esta a atividade se destina a qualquer interessado.

Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.




Conteúdo programático

Aula 1

Introdução

Pré-Griffith: o Primeiro Cinema / Pano de fundo: os Estados Unidos na virada do séc. XIX para o séc. XX / A crença e a herança cultural: o cristão protestante e a tradição do romance vitoriano

A virada griffithiana

Do teatro para o cinema: os primeiros curtas / Os primeiros anos na American Mutoscope and Biograph Company / O sistema de produção: divisão do trabalho

Nasce um cinema

Narrativa, gramática, linguagem / A mise en scène griffithiana / A montagem paralela / A psicologia do personagem: sorrisos, lágrimas e piscadelas




Aula 2 O curta-metragem e a construção do sistema

The Adventures of Dollie (1908); A Corner in Wheat (1909); Ramona (1910);

The Musketeers of Pig Alley (1912); The Massacre (1913)

O longa-metragem e o nascimento de um cinema

O Nascimento de Uma Nação (1915); Intolerância (1916);

Lírio Partido (1919); Isn’t Life Wonderful (1924)

A turbulência dos anos 1920

Griffith e o cinema falado

Abraham Lincoln (1930); The Struggle (1931)

“O professor de todos nós”: a herança griffithiana

Educação do cineasta / O cinema clássico americano / Os herdeiros imediatos: Raoul Walsh, John Ford, Allan Dwan, Donald Crisp, Erich von Stroheim, W.S. Van Dyke, Tod Browning, King Vidor, Henry King e Frank Capra.




Ministrante: Pedro Henrique Gomes

Crítico de cinema. Membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. É um dos editores da publicação "Zinematógrafo" e colaborador das revistas "Janela" e "Teorema". Publica o blog pessoal "Tudo é Crítica".




Curso - D. W. GRIFFITH: A CRIAÇÃO DO CINEMA NARRATIVO, de Pedro Henrique Gomes

Datas: 03 e 04 / Setembro (sábado e domingo)

Horário: 15h às 18h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

Investimento: R$ 90,00 (Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)

Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro - parcelado)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações: cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

Inscrições: www.cinemacineum.blogspot.com.br

Realização: Cine UM Produtora Cultural


Fonte: Cine UM Produtora Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário