quarta-feira, 7 de outubro de 2015
João Donato e Carlos Drummond de Andrade estreiam no Curta! documentários sobre suas vidas.
CANAL LANÇA TAMBÉM PRODUÇÃO SOBRE A ARTE DE RUA EM MIAMI
A Segunda da Música, 12, apresenta “João Donato – Nasci Para Bailar” (imagem acima), documentário que acompanha o músico e o trio Robertinho Silva, Luiz Alves e Ricardo Pontes durante o 24 º Festival Internacional Jazz Plazza em Cuba, no ano de 2008. O filme, de Tetê Moraes, marcou as comemorações dos 60 anos de carreira de Donato e retrata o encontro de artistas brasileiros e cubanos como German Velaso (sax), Cesar Lopes (sax), Jorge Reyes (contrabaixo), Maikel Gonzalez (trompete), Amado Valdez (do grupo Buena Vista). A produção vai desde as ruas, praias, casas, palcos e teatros de Havana, até à casa de Donato, no Brasil, onde todos se reúnem para um grande diálogo por meio da universalidade da música. Outro destaque no mesmo dia é “Bethânia Bem de Perto – A propósito de um show”, produção de Eduardo Escorel e Julio Bressane, que traz a primeira apresentação da cantora no Rio de Janeiro, na boate Cangaceiro, com cenas de seu cotidiano intercalando o material e participações de Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, Jards Macalé e outros.
De Cuba para Miami. O Curta! chega às ruas de Wynwood, na Terça das Artes, dia 13, com “Whywood: A arte de Rua em Miami”, que retrata como o bairro se tornou uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A região, com muros que se tornaram verdadeiras telas conhecidos como “Wynwood Walls”, recebe grafiteiros e profissionais da street art dos mais diferentes lugares do mundo, entre eles brasileiros como Bruno Big. Com direção de Gustavo Leite, a produção ressalta ainda a Art Basel, uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo. Criada no ano de 2002, o evento, que ocorre sempre em dezembro, foi o pontapé inicial para que Wynwood se consagrasse como um reduto da arte moderna, atraindo artistas e público interessado no assunto.
No Dia do Professor, 15 de outubro, o Canal Curta! não poderia fazer melhor homenagem aos mestres. Em mais uma estreia da semana, a série “Mestres da Literatura” traz um episódio inteiramente dedicado a Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, considerado o mais influente entre os poetas do Brasil do século XX. O filme, de Wagner Morales, aborda como as memórias da infância do autor foram utilizadas em muitas das suas obras. Ele ficou também conhecido por instituir o verso livre, uma das tendências do modernismo brasileiro, ao qual foi adepto. A atração vai ar na Quinta do Pensamento.
Na Quarta de Cinema, dia 14, a série “A Mágica de Méliès” exibe seu segundo episódio, com imagens de arquivos e trechos de trabalhos do cineasta que fez mais de 500 filmes e que foi o precursor no uso de storyboards para projetar as cenas. No mesmo dia, o “A Vida É Curta!” estreia “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mário Pedrosa”, de Nina Galanternick, que mostra, de maneira emocional, a relação do crítico Mário Pedrosa com importantes nomes da arte brasileira como Helio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Antonio Manuel e Cildo Meireles.
Na Sexta da Sociedade, dia 16, a atração é “Um Tigre de Papel”, que tem como mote a trajetória do artista colombiano desaparecido Pedro Manrique Figueroa. Em sua obra, o diretor Luis Ospina traça uma linha tênue entre a realidade e a ficção, deixando o público descobrir o que é ou não verdade sobre o precursor da colagem na Colômbia. A história de Figueroa se mistura com a do país e o diretor oferece um contexto político e histórico dos anos 30 até a atualidade.
SEGUNDA DA MÚSICA
Curta! Relâmpago - “Bethânia Bem de Perto – A Propósito de Um Show” (documentário)
Maria Bethania entrou para o rol das grandes cantoras brasileiras em 1965, no show teatral Opinião, apresentando-se ao lado de Zé Ketti e João do Vale. O filme registra o primeiro show da cantora no Rio, realizado na boate Cangaceiro, após sua consagração como intérprete da música Carcará. Intercaladas aos números musicais, documenta cenas do cotidiano da cantora e encontros com Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, Jards Macalé, entre outros.
Diretor: Eduardo Escorel e Julio Bressane
Duração: 32 min. Ano: 1966
Estreia: 12 de outubro, segunda-feira, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 13 de outubro, terça-feira, à 1h30m e às 15h30m / Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 9h30m / Dia 17 de outubro, sábado, às 21h
Classificação: Livre
“Nasci para Bailar - João Donato Havana Rio” (documentário)
Documentário musical sobre o encontro de duas culturas: Brasil e Cuba. Uma viagem musical de João Donato e o trio Robertinho Silva, Luiz Alves, Ricardo Pontes a Havana, para o 24º Festival Internacional Jazz Plazza, em 2008. Materializa um raro diálogo, fluente e criativo, com renomados músicos cubanos, através da universalidade do jazz.
Diretor: Maria Teresa Porciúncula Moraes, Tetê Moraes
Duração: 48 min. Ano: 2009
Estreia: 12 de outubro, segunda-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 13 de outubro, terça-feira, às 3h e às 17h / Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 11h / Dia 17 de outubro, sábado, às 22h
Classificação: Livre
TERÇA DAS ARTES
“Wynwood: A Arte de Rua em Miami” (documentário)
Durante os últimos anos, no mês de dezembro, a cidade de Miami é invadida por artistas do mundo todo para uma das maiores feiras de arte do mundo, o Art Basel. Paralelamente à feira, Wynwood, um antigo distrito industrial de Miami, foi um dos maiores beneficiados desse movimento comercial de arte, abrindo espaço para trabalhos de artistas de rua e grafiteiros de diferentes nacionalidades. A disputa por painéis no bairro é muito grande, mas 4 artistas brasileiros foram convidados para pintar um enorme painel por lá.
Diretor: Gustavo Leite
Duração: 52 min. Ano: 2015
Estreia: 13 de outubro, terça-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 2h e às 16h / Dia 15 de outubro, quinta-feira, às 10h / Dia 17 de outubro, sábado, às 5h
Classificação: Livre
QUARTA DE CINEMA
O A VIDA É CURTA! da semana apresenta dois filmes sobre arte contemporânea brasileira. Na estreia “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mário Pedrosa” e em seguida “Apocalipopótese - Guerra e Paz”
Nesta semana, o “A Vida É Curta!” traz filmes sobre arte contemporânea. Para abrir a faixa, “Formas do Afeto. Um Filme sobre Mário Pedrosa”, de Nina Galanternick, que traz uma abordagem afetiva da relação entre Mário Pedrosa, um dos maiores críticos de arte do século XX, e alguns dos mais importantes artistas brasileiros, como Helio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Antonio Manuel e Cildo Meireles. Cartas, críticas, entrevistas unidas à beleza das obras de arte conduzem o espectador numa viagem pela arte moderna brasileira a partir da década de 1950. Na sequência, “Apocalipopótese - Guerra e Paz”, de Raymundo Amado, é um registro da primeira manifestação de arte pública no Brasil, realizada no Aterro do Flamengo com participação dos nomes mais representativos da vanguarda da época. O evento, que teve curadoria de Frederico Morais, foi uma ideia de Helio Oiticica.
Estreia: Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 15 de outubro, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 16 de outubro, sexta-feira, às 8h/ Dia 17 de outubro, sábado, às 6h
“A Mágica de Méliès - Parte 2” (documentário)
Através de imagens de arquivo, trechos de filmes e reconstruções, esse documentário traça a vida e a carreira de Georges Méliès, o "pai" dos efeitos especiais, que elaborou técnicas cinematográficas que são utilizadas há séculos.
Diretor: Jacques Meny
Duração: 44 min. Ano: 2000
Estreia: 14 de outubro, quarta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 15 de outubro, quinta-feira, às 3h e às 17h / Dia 16 de outubro, sexta-feira, às 11h / Dia 17 de outubro, sábado, às 17h
Classificação: Livre
QUINTA DO PENSAMENTO
“Mestres da Literatura - Carlos Drummond de Andrade” (documentário)
Drummond, poesia e prosa para o dia a dia.
Diretor: Wagner Morales
Duração: 28 min Ano: 2001
Estreia: 15 de outubro, quinta-feira, às 20h30m
Horários alternativos: Dia 16 de outubro, sexta-feira, às 0h30m e às 14h30m / Dia 17 de outubro, sábado, às 20h30m / Dia 18 de outubro, domingo, às 8h30m
Classificação: Livre
SEXTA DA SOCIEDADE
"Um Tigre de Papel" (documentário)
O documentário, sobre a vida do artista Pedro Manrique Figueroa, precursor da colagem na Colômbia, conta suas aventuras, sempre ligadas com a tradição da cultura oral do país. O filme faz um passeio pela história, entre 1934 a 1981, onde, na forma de uma colagem, justapõe arte com política, verdade com mentira e documentário com ficção.
Diretor: Luis Ospina
Duração: 112 min. Ano: 2007
Exibição: Dia 16 de outubro, sexta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 18 de outubro, domingo, às 15h30m / Dia 19 de outubro, segunda-feira, às 15h30m/ Dia 20 de outubro, terça-feira, às 9h30m
Classificação: Livre
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.
Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário