sábado, 6 de agosto de 2011

O “Festival de Cinema de Gramado”

HISTÓRIA

O Festival de Cinema de Gramado foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizada em 1969, durante a Festa das Hortênsias, com força total da turma organizadora desse evento. O festival passou a ser realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais, na cidade gaúcha de Gramado. Isso só foi possível com o engajamento da Prefeitura Municipal de Gramado, a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Funarte e as secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado, que saíram em defesa da idéia e a tornaram realidade. As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, a nudez e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. Paralelamente, a disputa pelo Kikito - o “Deus da Alegria”, que animava os debates, criava polêmicas e transformava a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público em geral. O festival firmou-se em tempos políticos duros nos anos 70, driblando a censura e provando que era possível subverter o cotidiano difícil através da arte. Foi na década de 1980, o mais importante festival de cinema do Brasil, e apesar do surgimento com o passar dos tempos, de vários outros festivais do cinema nacional, o Festival de Cinema de Gramado, é ainda hoje um dos maiores do gênero no Brasil e na América Latina, e um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional. O festival reune um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com qualidade. A partir de sua 20a edição em 1992, o festival passou a incluir produções de origem latina, designando-se oficialmente, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino".

A edição de 2011 teve inicio na noite de ontem (05/08), e irá transcorrer até o dia 13 de agosto. Fique! Atento que no decorrer da “39ª Edição do Festival de Cinema de Gramado”, A Hora do Cinema, realizará algumas matérias especiais, sobre este que é um dos maiores festivais do cinema nacional.




Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.festivaldegramado.net e www.gramado.rs.gov.br/.../Festival-de-Cinema-de-Gramado

Nenhum comentário:

Postar um comentário