sábado, 29 de setembro de 2012

Mostra Irmãos Coen na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.

A Sala Redenção – Cinema Universitário oferece mais uma mostra de diretores. Para o mês de outubro, escolhemos os cineastas estadunidenses Joel Coen e Ethan Coen, mais conhecidos por Irmãos Coen, para fazerem parte de nossa programação. Os Coen formam uma única voz no cinema, pois escrevem, produzem, dirigem e editam seus filmes, alternando os créditos de seus roteiros – mesmo quando trabalham com adaptações literárias ou com refilmagem de outros filmes. Versáteis, eles passeiam por vários gêneros cinematográficos e suas narrativas pouco convencionais são povoadas por personagens aparentemente comuns, mas com certo dom para se envolverem em situações absurdas. O universo criado pelos Coen parece estar sempre imerso numa mistura de humor, ironia e violência, todos eles dosados com bastante competência pela dupla nos 15 longas-metragens que realizaram até o momento. A estreia dos Irmãos ocorre em 1984, com Gosto de sangue, uma espécie de releitura do noir, que já traz a combinação entre humor e violência que veremos também em Fargo (1996), Onde os fracos não têm vez (2007), entre outros. O gênero noir ainda será revistado em outros filmes da dupla como Ajuste final (1990) e O homem que não estava lá (2001). Ainda nos anos 1980, lançam a comédia Arizona nunca mais (1987) – que se tornou um dos cult da década – destacando-se entre suas comédias de humor ácido, junto com O grande Lebowski (1998) e Matadores de velhinha (2004), Queime depois de ler (2008), E aí, meu irmão, cadê você? (2000) e O amor custa caro (2003). Em 1991, ganham a Palma de Ouro em Cannes, com Barton Fink, delírios de Hollywood, filme lançado no mesmo ano e que é, ao mesmo tempo, uma espécie de crítica e de declaração de amor à indústria de Hollywood. Com Fargo (1996) ganharam Oscar de melhor roteiro. Também foram premiados com Melhor Direção em Onde os fracos não têm vez (2007) e a refilmagem de Bravura Indômita (2010), que além das várias indicações, foi um grande sucesso de bilheteria. Joel e Ethan Coen são referências importantes para diretores tanto do cinema independente quanto para os da grande indústria, já que souberam fazer essa transição sem perder a marca e o estilo que construíram desde o início de suas carreiras. Em outubro, o público da Sala Redenção – Cinema Universitário tem o privilégio de poder assistir aos 15 filmes realizados pela dupla (Tânia Cardoso de Cardoso, curadora).

Acompanhe! As fichas técnicas, as datas de exibições e as sinopses dos filmes da Mostra Irmãos Coen.

Gosto de sangue (Blood Simple, 1984, EUA, 99 Min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

01 de outubro – 2°feira – 19h
02 de outubro – 3°feira – 16h

Perturbadora história de uma jovem esposa que tem um caso com um dos empregados de seu marido, o rico dono de um bar no Texas. Ao descobrir a traição, contrata um detetive de divórcio sulista inescrupuloso para matá-los. Mas o tiro sai pela culatra. Filme de estreia dos premiados Irmãos Coen.

Arizona nunca mais (Raising Arizona, 1987, EUA, 94 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

02 de outubro – 3°feira – 19h
03 de outubro – 4°feira – 16h

Nicolas Cage, Holly Hunter e John Goodman estrelam a aclamada e maluca história de Ethan e Joel Coen, repleta de perseguições alucinantes, um rumo inesperado para a história, e muito fogo. Fazendo um juramento de que ia tomar jeito na vida, um ladrão de lojas de conveniência (Cage) pede em casamento uma fotógrafa do departamento de polícia (Hunter). Tudo vai às mil maravilhas para o casal até que eles descobrem que ela não pode ter filhos.

Ajuste final (Miller's Crossing, 1990, EUA, 115 Min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

03 de outubro – 4°feira – 19h
04 de outubro – 4°feira – 16h

Na era dos gângsteres, quando a Lei Seca vigorava, Leo e o chefe rival Johnny Caspar acabam caindo em cima de um bookmaker que estava traindo Caspar. Tom Reagan, então, que trabalha com Leo, tenta manter a paz, mas acaba encontrando-se no meio de uma guerra cheia de traídos e traidores.

Barton Fink, delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991, EUA, 116 Min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

04 de outubro – 4°feira – 19h
05 de outubro – 5°feira – 16h
25 de outubro – 5°feira – 16h

Depois de escrever uma peça política de grande sucesso, o respeitado escritor Barton Fink (vivido por John Turturro) é seduzido por uma proposta irrecusável: criar roteiros para o cinema. Porém, ao se mudar para Los Angeles, o que antes era um instigante desafio profissional acaba se tornando um insuportável pesadelo.



A roda da fortuna (The Hudsucker Proxy, 1994, EUA, 111 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

08 de outubro – 2°feira – 16h

De maneira totalmente inesperada e bizarra, Waring Hudsucker, presidente das super lucrativas Indústrias Hudsucker, comete suicídio se atirando do alto de seu próprio edifício. Ainda atordoada pelo acontecimento, a junta de diretores da empresa, comandada pelo inescrupuloso Sidney Mussberger, tem uma idéia brilhante: colocar um idiota qualquer na presidência da Companhia e fazer o preço das ações despencar, para depois comprar tudo de volta a preço de banana.

Fargo (Fargo, 1996, EUA, 98 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

08 de outubro – 2°feira – 19h
09 de outubro – 3°feira – 16h
25 de outubro – 5°feira – 19h

Jerry é um vendedor de carros que está afundado em dívidas até o pescoço. Para se livrar dessa enrascada, ele planeja o golpe perfeito para arrancar dinheiro de seu sogro: o sequestro de sua própria esposa. Com o dinheiro do resgate, Jerry vai liquidar suas dívidas e pagar os dois bandidos que contratou para executarem o serviço.



O grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998, EUA, 117 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

09 de outubro – 3°feira – 19h
11 de outubro – 5°feira – 16h
26 de outubro – 6°feira – 16h

Ele se chama Jeff Lebowski (Jeff Bridges), mas gosta de ser chamado de O Grande Lebowski. Acha-se o cara mais esperto do pedaço, quando na verdade é um desocupado que gasta o seu tempo ouvindo Rock dos anos 60 e jogando boliche. Mas sua vida vai mudar. Confundido com um milionário da Califórnia, ele se vê envolvido com bandidos da pesada, advogados atrapalhados, detetives, seqüestradores, e como se não bastasse, com a polícia.

E ai, meu irmão, cadê você? (O Brother, Where Art Thou, 2000, EUA, 107 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

11 de outubro – 5°feira – 19h
25 de outubro – 5°feira – 16h

Desencantado com a dura rotina de quebrar pedras numa Prisão-Fazenda do Mississipi, o engomado e bonitão Ulysses Everett McGill (George Clooney) foge. Exceto pelo fato de estar acorrentado aos seus dois companheiros de cela, o mal-humorado Pete (John Turturro) e o doce burro Delmar (Tim Blake Nelson). Com nada a perder e procurando por um tesouro, os três embarcam na aventura de uma vida nesta hilariante e incomum aventura.



O homem que não estava lá (The Man Who Wasn't There, 2001, EUA, 116 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

15 de outubro – 2°feira – 16h
26 de outubro – 6°feira – 19h

Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro insignificante que mora em uma pequena cidade no norte da Califórnia. Casado com Doris (Frances Mcdormand) leva uma vida extremamente aborrecida. Cansado de seu destino, ele vê na infidelidade de sua esposa uma oportunidade única de mudar radicalmente seu futuro, mas seu plano engenhoso revela segredos obscuros.



O amor custa caro (Intolerable Cruelty, 2003, EUA, 100 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

15 de outubro – 2°feira – 19h
16 de outubro – 3°feira – 16h

Nesta deliciosa comédia, Clooney é um advogado especialista em divórcios, famoso por jamais perder um caso e por criar um contrato pré-nupcial à prova de fraudes: garantia contra qualquer golpe do baú. Certo dia, porém, ele conhece uma bela e perigosa mulher (Zeta-Jones) por quem comete o grande erro de se apaixonar.

Matadores de velhinha (The Ladykillers, 2004, EUA, 104 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

16 de outubro – 3°feira – 19h
18 de outubro – 5°feira – 16h

Refilmagem da comédia O Quinteto da Morte, de 1955. No sul dos Estados Unidos, o professor Goldthwait (Tom Hanks) une um grupo de ladrões para organizar um assalto a um cassino. Eles alugam um quarto na casa de uma bondosa senhora (Irma P. Hall), que logo descobre o plano secreto. Agora eles têm de matá-la, uma tarefa mais difícil do que parece.

Onde os fracos não têm vez (No Country for Old Men, 2007, EUA, 122 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

18 de outubro – 5°feira – 19h
19 de outubro – 6°feira – 16h
29 de outubro – 2°feira – 16h

Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso.

Um homem sério (A Serious Man, 2009, EUA, 106 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

19 de outubro – 6°feira – 19h
22 de outubro – 2°feira – 16h

Em 1967, Larry Gopnik é um professor de Física da Universidade de Midwestern, que acaba de ser informado que sua esposa Judith o está deixando. Ela apaixonou-se por um de seus colegas, Sy Ableman, que, aos seus olhos, é alguém muito mais interessante do que seu marido.

Queime depois de ler (Burn After Reading, 2008, EUA, 96 min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

22 de outubro – 2°feira – 19h
23 de outubro – 3°feira – 16h
30 de outubro – 3°feira – 16h

Osbourne Cox (John Malkovich) é um agente da CIA expulso da agência que escreve suas memórias contendo detalhes reveladores. Mas o CD no qual o texto está escrito cai acidentalmente nas mãos de dois confusos e atrapalhados funcionários de uma academia de ginástica (Frances McDormand e Brad Pitt), que tentam faturar uma grana em cima das informações que conseguem.

Bravura Indômita (True Grit, 2010, EUA 110min.) dir. Joel Coen e Ethan Coen

23 de outubro – 3°feira – 19h
24 de outubro – 4°feira – 19h
30 de outubro – 3°feira – 19h

O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando.



Serviço

O Quê: Mostra Irmãos Coen

Quando: 01 a 30 de outubro

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca

Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Realização


Nenhum comentário:

Postar um comentário