terça-feira, 9 de abril de 2013

“HOJE”: Novo filme de Tata Amaral estreia em 19 de abril.




*** DENISE FRAGA E O URUGUAIO CESAR TRONCOSO ESTÃO NO ELENCO**

*** LONGA FOI O GRANDE VENCEDOR DO FESTIVAL DE BRASÍLIA, COM SEIS PRÊMIOS**

Grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde conquistou as premiações de melhor filme, atriz (para Denise Fraga), fotografia, direção de arte e roteiro, além do prêmio da crítica, “Hoje” estreia comercialmente em salas brasileiras no dia 19 de abril.

Trata-se do quarto longa-metragem da cineasta paulista Tata Amaral, diretora dos premiados “Um Céu de Estrelas” (1996), “Através da Janela” (2000) e “Antônia” (2006). Este último foi adaptado pela Rede Globo numa minissérie indicado ao Emmy, o ‘Oscar da televisão’.

“Hoje” conta no elenco com o consagrado ator do teatro e do cinema uruguaio Cesar Troncoso, cujo currículo inclui os filmes “Infância Clandestina”, “O Banheiro do Papa”, “Faroeste Caboclo” e “O Tempo e o Vento”. Este ano, Troncoso participa da telenovela “Flor do Caribe”, atração das 18h na Rede Globo...

Vencedora do Prêmio APCA e conhecida por seu talento cômico no teatro ("Trair e Coçar é Só Começar") e na TV ("Retrato Falado", do programa "Fantástico"), Denise Fraga afirma sobre a protagonista de “Hoje”: “Talvez tenha sido a personagem mais complexa que interpretei. A mais dramática, com certeza”. Em 2013 a atriz que já foi premiada nos festivais de Brasília, Gramado e Havana, poderá ser vista na série “Três Teresas”, a ser exibida em abril pelo canal pago GNT.

O roteiro de “Hoje” - uma adaptação do livro “Prova Contrária”, de Fernando Bonassi - é centrado em Vera, uma ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar (1964-1985). Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, porém, surge uma visita que a obriga a rever toda sua trajetória.

“Hoje” reúne os parceiros frequentes na trajetória profissional de Tata Amaral: além do escritor Fernando Bonassi, participam da obra o roteirista Jean-Claude Bernardet (em colaboração com Rubens Rewald e Felipe Sholl), o diretor de fotografia Jacob Solitrenick, o técnico de som João Godoy, a montadora Idê Lacreta, o projetista de som Eduardo Santos Mendes (em parceria com Luiz Adelmo), e o músico Livio Tragtenberg. A diretora de arte Vera Hamburger se juntou ao time nessa produção.

Conhecido por suas intervenções urbanas e trabalhos de arte e design, o coletivo BijaRi é responsável por projeções que invadem o realismo da narrativa e interagem com os personagens.

Produzido pela Tangerina Entretenimento (“Antônia”), das sócias Caru Alves de Souza e Tata Amaral, “Hoje” é coproduzido pela Primo Filmes (“O Cheiro do Ralo”), dos sócios Matias e Joana Mariani, e pela HBO Latin America Originals. A distribuição está a cargo da H2O Films.

Completam o elenco de “Hoje” João Baldasserini (ator da companhia teatral Os Satyros, do filme “Linha de Passe” e das telenovelas “Tempos Modernos” e “O Astro”), Pedro Abhull (revelado pelo CPT de Antunes Filho, tendo atuado nas peças “A Pedra do Reino”, “Senhora dos Afogados” e “Pret a Porter 8”), Lorena Lobato (dos filmes “O Cheiro do Ralo” e “Hotel Atlântico”) e Cláudia Assunção (do elenco da telenovela “Avenida Brasil” e com carreira teatral que inclui mais de dez peças e musicais, além de diversos curtas-metragens).

"Hoje"

Brasil-SP, drama, 82 minutos, 2011, Dolby Digital, 1:1:85, classificação indicativa: x anos baseado no livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi

Elenco: Denise Fraga (Vera/Ana Maria), Cesar Troncoso (Luiz/Carlos), João Baldasserini (Carregador 1), Pedro Abhull (Carregador 2), Lorena Lobato (Síndica), Cláudia Assunção (Antônia)

Direção: Tata Amaral

Produção: Tangerina Entretenimento e Primo Filmes

Coprodução: HBO Latin America Originals

Roteiro: Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald e Felipe Sholl

Distribuição H2O Films

Trailer

Hoje - Trailer from Tangerina Entretenimento on Vimeo.





Fonte: ATTI Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário