segunda-feira, 7 de novembro de 2016

“100 MELHORES FILMES BRASILEIROS” TERÁ LANÇAMENTO EM PORTO ALEGRE.




Sessão de autógrafos e bate-papo com autores irá ocorrer no dia 12 de novembro, às 18h, dentro da programação da Feira do Livro


A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul promove no dia 12 de novembro, às 18h, o lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”, no Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 - Centro Histórico). Organizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), editora Letramento e Canal Brasil, a publicação reúne artigos dos mais representativos críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre filmes que se destacaram na história da cinematografia brasileira. Entre os autores da ACCIRS que participam da coletânea, estão Enéas de Souza, Daniel Feix, Marcelo Perrone, Ivonete Pinto, Roger Lerina, Adriana Androvandi, Mônica Kanitz, Marcos Santuário, Fatimarlei Lunardelli, Marcus Mello, Robledo Milani e William Silveira. A atividade faz parte da programação oficial da Feira do Livro de Porto Alegre, e será precedida por uma sessão do longa Limite (1931), de Mário Peixoto – considerado nessa votação o melhor filme produzido no Brasil em todos os tempos – no dia anterior (11), no Cine Santander Cultural.

Durante o lançamento, irá ocorrer um bate-papo e sessão de autógrafos com críticos da ACCIRS que contribuíram na criação do livro. Entre os autores confirmados para falar sobre seus ensaios, estão Daniel Feix abordando Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho, Ivonete Pinto sobre Toda Nudez Será Castigada (1973), de Arnaldo Jabor, Roger Lerina fala de A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Jr., Adriana Androvandi apresenta o recente Que Horas Ela Volta (2015), de Anna Muylaert, Mônica Kanitz aborda Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda, Marcos Santuário fala sobre Estômago (2007), de Marcos Jorge, Fatimarlei Lunardelli comenta Os Saltimbancos Trapalhões (1981), de J.B. Tanko, Marcus Mello sobre Inocência (1983), de Walter Lima Jr., Robledo Milani discursa sobre O Palhaço (2011), de Selton Mello, e Willian Silveira finaliza com O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger.

Sobre a obra - De confecção luxuosa, em formato de livro de arte e fartamente ilustrada, a publicação reúne textos de importantes críticos e estudiosos de cinema sobre obras de maior destaque na cinematografia brasileira, sem distinção de período, gênero ou metragem. Ao todo, cem autores, entre associados da ABRACCINE e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes, partindo de Limite (1931), a mais antiga produção da lista, até Que Horas Ela Volta? (2016), a mais recente.


ACCIRS

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. É a segunda associação exclusiva de críticos de cinema existente no Brasil. Possui associados da capital e interior do estado, entre jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores e escritores com experiência em jornal, internet, rádio e televisão. Entre outras atividades, concede no início de cada ano o Prêmio Melhores da ACCIRS, que já premiou nomes como David Lynch, José Padilha, Jorge Furtado, Gustavo Spolidoro, Eduardo Coutinho, Matheus Nachtergaele, Michael Haneke e Quentin Tarantino.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”

12 de novembro, às 18h

Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 - Centro Histórico)

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Filipe Chagas, Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário