sexta-feira, 9 de outubro de 2015
“LEVANTE!” SEGUIDO DE DEBATE NO FESTIVAL DO RIO 2015, HOJE, SEXTA, 9/10.
Diretores do documentário produzido pelo Canal Futura em parceria com a Modo Operante e Embaúba dialogam com o público após a exibição no Centro Cultural Justiça Federal, às 19hs
Na mesma sessão, será exibido o documentário “A Marcha dos Elefantes Brancos” e o diretor também participa do debate
“Levante!”, vencedor do 5º pitching DOC Futura, terá uma exibição especial na próxima sexta-feira, 9 de outubro, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro. A sessão do documentário, uma produção do Canal Futura em parceria com a Modo Operante e Embaúba Produções, será seguida de um debate com os diretores Susanna Lira e Barney Lankester-Owen e com a gerente de mídias digitais e conteúdo do Canal Futura, Débora Garcia. A partir do recente fenômeno do uso das novas tecnologias como ferramentas de comunicação e mobilização, o “Levante!” mostra como smartphones, tablets e drones tornaram-se protagonistas de movimentos sociais e políticos ao redor do globo.
“Levantes” no Brasil, México, Hong Kong e Faixa de Gaza foram registrados de forma colaborativa e, ao longo de 52 minutos, é possível acompanhar os bastidores de ações ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja, em fevereiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha, em setembro; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa, em outubro; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais. Inspirado no documentário, o Futura criou o aplicativo "Levante-se!", que mapeia mobilizações sociais em todo o mundo. O app é gratuito e já está disponível para download na Apple Store.
Na mesma sessão, outro documentário será exibido: “A Marcha dos Elefantes”. Filmado durante os protestos contra a Copa do Mundo 2014 no Brasil, o documentário questiona os benefícios da realização da Copa para a população. O diretor Craig Tanner também participa do debate.
Mais informações sobre horários e salas de exibição estão disponíveis em http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/levante.
Pitching DOC. Futura
O “Levante” foi vencedor do 5° pitching DOC Futura. Desde 2010, o pitching Doc. Futura convoca, todo ano, produtoras brasileiras para apresentar projetos embrionários de documentários que, de alguma forma, tenham relação com direitos humanos. Com esta iniciativa, o Futura busca coproduzir documentários que tenham um olhar mais ousado sobre esses temas, com boas histórias. Em 2014, “De Volta”, vencedor do pitching de 2013, que acompanhou quatro dias na vida de quatro detentos no Rio de Janeiro durante a saída temporária no Natal, foi finalista do Emmy Internacional, depois de ganhar outros vários prêmios. Coproduzido pelo Canal Futura, o filme disputou o primeiro lugar da categoria documentário com produções da Suécia, Coréia do Sul e Reino Unido. O filme pode ser assistido online em http://www.futura.org.br/de-volta/. Os documentários têm participado, também, de festivais dentro e fora do país. Com versão para a TV, de 52 minutos, as produções contam ainda com uma versão estendida, em formato de longa metragem.
LEVANTE! NO FESTIVAL DO RIO 2015 – PRÓXIMAS EXIBIÇÕES
“LEVANTE!” E “A MARCHA DOS ELEFANTES BRANCOS” - 09/10 – C. C. Justiça Federal 1 – 19h
“LEVANTE!” - 11/10 – Cinemateca do MAM – 16h
“LEVANTE!” - 14/10 – C. C. Justiça Federal 2 – 17h
Fonte: Assessoria de Imprensa da Agência Approach, através de Estela de Andrade, Luciana Gondim e Nina Anselmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário