domingo, 15 de setembro de 2013

“DE MENOR” - LONGA DE ESTRÉIA DE CARU ALVES DE SOUZA SELECIONADO PARA OS FESTIVAIS DO RIO, BIARRITZ (FRANÇA) E SAN SEBASTIÁN (ESPANHA).




Com exibições agendadas para importantes eventos internacionais em um período de apenas 14 dias, entre 24 de setembro e 7 de outubro, o filme “De Menor” coloca sua diretora, a paulista Caru Alves de Souza, como um dos mais destacados nomes brasileiros da atualidade a estrear no formato longa-metragem.

Retratando conflitos envolvendo menores em Fórum de Santos (SP), “De Menor” ganha world première no Festival de San Sebastián, o mais importante da Espanha, em quatro projeções a partir de 24 de setembro.

Em seguida, está na programação do Festival de Biarritz, na França, em 3 de outubro, e na Première Brasil do Festival do Rio, no dia 7 de outubro.

Protagonizado por Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler e Rui Ricardo Diaz, a produção acompanha Helena, uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre defender crianças e adolescentes e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando Caio comete um delito.

Caru Alves de Souza sensibilizou-se para o assunto através de relatos de uma prima, defensora dos adolescentes e crianças. “Me encantava muito a maneira como ela se envolvia na vida deles e como lutava muito para defende-los. Quando fiz a pesquisa do filme e pude ver de perto a situação familiar e social dos meninos que passavam por lá, não tive dúvidas da direção que deveria tomar com a história e então comecei a escrever”, afirma a diretora, responsável por elogiados curtas-metragens e documentários para a televisão.

O filme insere-se, dessa maneira, no debate que divide a sociedade brasileira sobre a redução da maioridade penal para crimes hediondos. Segundo Caru, “ser a favor da redução da maioridade penal é tratar a exceção como regra, é deixar de garantir os direitos dos adolescentes, e principalmente do adolescente pobre, para colocá-los na cadeia, que no Brasil nada mais é do que um grande depósito de gente”.

Produzido pela Tangerina Entretenimento, de Caru e da cineasta Tata Amaral, “De Menor” ainda está levantando fundos para os últimos detalhes de finalização e tem seu lançamento comercial previsto para 2014.


Sobre o elenco

Lançada no cinema em “Não Por Acaso”, de Philippe Barcinski, Rita Batata acumula no currículo os longas “Cara ou Coroa” (Ugo Giorgetti), “Os Inquilinos” (Sérgio Bianchi), “O Magnata” (Johnny Araújo) e “Nove Crônicas para Um Coração aos Berros” (Gustavo Galvão), além das séries “Beleza S/A” (O2) e “Oscar Freire 279” (Pródigo). Atualmente trabalha, ao lado de Denise Fraga e Toni Ramos, em “A Mulher do Prefeito”, nova série da Rede Globo, com direção de Luiz Villaça.

Estreante lançado por “De Menor”, Giovanni Gallo atua também em “Pedro & Bianca”, série que aborda temas recorrentes da vida adolescente criada por Cao Hamburger, Teo Poppovic e Thiago Dottori, produzida pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Vencedor do Prêmio Mambembe de Teatro (por seu trabalho em “Píramo e Tisbe”), do Prêmio APCA de Revelação Masculina (pela telenovela “O Rei do Gado”, da Rede Globo) e do prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival do Rio (pelo longa “Disparos”, de Juliana Reis), Caco Ciocler está gravando seu primeiro documentário como diretor, “Rosa de Hamburgo”. Com locações em Israel, Austrália e Alemanha, o filme focaliza a vida de Aracy de Carvalho, mulher do escritor Guimarães Rosa, que salvou centenas de pessoas do nazismo, ao ajudá-los a obter vistos.

Rui Ricardo Diaz é protagonista do filme inédito de Hermano Penna “Aos Ventos que Virão”, sobre a saga de um ex-cangaceiro do bando de Lampião que sobrevive ao massacre de Angicos. Vai interpretar Marechal Rondon na minissérie “Rondon, o Grande Chefe”, dirigida por Marcelo Santiago e produzida pela LC Barreto. Em 2011 foi indicado como melhor ator pela ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira), por interpretar o ex-presidente Lula, no filme "Lula, o Filho do Brasil". Fez parte ainda do elenco da série televisiva “9mm São Paulo”, exibido pela Fox, e na telenovela “Lado a Lado”, da Rede Globo, interpretou o personagem Percival.


Sobre a diretora

Caru Alves de Souza assina a direção dos documentários televisivos “Mascarianas” (sobre o fotógrafo Cristiano Mascaro, da série “Grandes Personagens Brasileiros”, realizada pela TV Cultura e Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura) e “Vestígios” (sobre duas comunidades do interior de Minas Gerais que lidam com seu passado de maneiras diferentes, parte da série “Voilà Brasil”).

Realizou também dois curtas-metragens de ficção: o infantil “O Mundo de Ulim e Oilut”, exibido no prestigioso Chicago Children Film Festival, e “Assunto de Família”, selecionado para festivais nos Estados Unidos, França, Suécia, Holanda, Dinamarca, Suíça, Espanha, Itália, Austrália, Israel, Portugal, Rússia, China e Colômbia.


“Assunto de Família” conquistou ainda as seguintes premiações:

* Melhor curta no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

* Prêmio especial do júri e Prêmio Aquisição Onda Curta no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro

* Melhor filme pelo júri popular / 10 mais votados pelo público e Prêmio Aquisição Porta Curtas no Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

* Melhor fotografia no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual

* Melhor cenografia no Festival de Cinema de Maringá

* Melhor desenho de som no Close - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual (Porto Alegre)


Sobre a produtora

Criada em 2006 pela premiada cineasta Tata Amaral em parceria com Caru Alves de Souza, a Tangerina Entretenimento realizou longas e curtas-metragens, documentários e uma série dramática para TV. Sua obra se destaca por trabalhar histórias densas e com forte conteúdo social mas sempre com um olhar feminino e sensível. Já mostrou o seu trabalho no Brasil e no exterior.

Em seu currículo estão os premiados “Antônia”, exibido nos festivais de Berlim, Roterdã, Toronto, entre outros, e “Hoje”, grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.


Fonte: Atti Comunicação e Ideias, através de Giulianna e Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário