terça-feira, 3 de setembro de 2013

PARCEIROS DA SALA REDENÇÃO - Cinema e Patrimônio Cultural.

O Patrimônio Histórico da UFRGS amplia sua atuação junto à comunidade interna e externa, divulgando o Patrimônio Cultural da Universidade e a importância de preservá-lo. Acreditamos que a mostra irá proporcionar um debate e uma reflexão importante acerca do Patrimônio Histórico e Cultural das cidades. Para tanto, propomos aos participantes um debate utilizando uma rica e peculiar fonte de informação que tão bem narra e ilustra o percurso humano, adicionado ao plano de fundo com belíssimos quadros retratando o patrimônio histórico de cada cidade mostrada. Coordenação: Noemia Fatima Rodrigues e Kátia Rosane Rocha Born

Porto Alegre – meu canto no mundo (Brasil, 2007, 74min) dir. Cícero Aragon e Jaime Lerner.

Fonte: www.google.com.br/imagens

04 de setembro – quarta-feira – 16 horas

Misturando reconstituições de época e depoimentos de gaúchos de destaque, o filme traça a história da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Comentadores: Lisete Dias, professora do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Comunicação da UFRGS, e Zilá Bernd, professora do programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFRGS e da Unilassalle


Bem-Vindo a São Paulo (Brasil, 2004, 100min) dir. Amos Gitai, Andrea Vecchiato, Caetano Veloso, Hanna Elias, Jim McBride, Leon Cakoff, Maria de Medeiros, Mika Kaurismäki, Ming-liangTsai, Phillip Noyce, Renata de Almeida, Wolfgang Becker e Yoshishige Yoshida.

Fonte: www.google.com.br/imagens

11 de setembro – quarta-feira – 16 horas

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo convidou vários cineastas internacionais para iniciar o projeto de um longa-metragem com distintas visões sobre a cidade, relevando a importância do olhar estrangeiro com foco nas peculiaridades da nossa metrópole, a terceira maior cidade do mundo. O resultado é o longa-metragem que levou três anos sendo produzido. Bem-Vindo A São Paulo é narrado por Caetano Veloso, que também participa de um dois segmentos do filme com a sua canção Sampa.

Comentadora: Maria Cristina Dias, professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS


Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA, 2011, 94min) dir. Woody Allen

Fonte: www.google.com.br/imagens

18 de setembro – quarta-feira – 16 horas

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Comentador: Diego Speggiorin Devincenzi, mestre em História pela UFRGS


Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Realização:


Nenhum comentário:

Postar um comentário