segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bloody Mary – a badass summer.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Sala Redenção – Cinema Universitário convida todos para um cinematográfico drink visceral. Através dos seus colaboradores Guilherme Bragança e Maurício Lobo*, foram convidados para participar da mostra de verão personagens sanguinários, assassinos, vingativos, desajustados e marginais. Anti-heróis do cinema. Aqueles que extrapolam os limites do politicamente correto. Transgressores, psicopatas, caça-níqueis e justiceiros. Uma fração do universo dos badass que exercem certo fascínio por seu desprendimento e coragem de fazer o que têm vontade – não importando o quanto de sangue precisam derramar.

Da violência escrachada de Tarantino à frieza dos samurais de Kurosawa, passando pelo sinistro velho oeste de Clint Eastwood, pelo universo coreano contemporâneo de Chan-Wook Park, sem fugir da periferia brasileira de Zé Pequeno ou das gangues suburbanas nova-iorquinas de Bill, the Butcher, e também celebrando a máfia italiana eternizada por Coppola, as sessões da mostra Bloody Mary – a badass summer serão repletas de ação e reflexão sobre os limites do ser humano quando pensamos em sobrevivência, desejo, maldade, ambição, entre tantos outros enfrentamentos carnais e existenciais.


*Guilherme Bragança e Maurício Lobo são bolsistas do Departamento de Difusão Cultural, alunos dos cursos de História da Arte e Jornalismo da UFRGS, respectivamente.


PROGAMAÇÃO:

Scarface (EUA, 1983, 170 min) dir. Brian de Palma



13 de janeiro –segunda-feira – 16 horas
30 de janeiro – quinta-feira – 19 horas

Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.


Um dia de fúria (Falling Down, EUA, França, 1993, 113 min) dir. Joel Schumacher

13 de janeiro – segunda-feira – 19 horas
14 de janeiro – terça-feira – 16 horas

Prendergast (Robert Duvall), um policial em seu último dia de trabalho, pois vai se aposentar, arrisca sua vida para tentar deter William Foster (Michael Douglas), um homem emocionalmente perturbado que perdeu seu emprego e vai ao encontro de Beth (Barbara Hershey), sua ex-mulher, e da filha, sem requer reconhecer que o seu casamento já acabou há muito tempo.


O Invasor (Brasil, 2001, 87 min.) dir. Beto Brant

14 de janeiro – terça-feira – 19 horas

Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são companheiros desde os tempos de faculdade e sócios de uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando abandonar a empresa. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e, assim, poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.


Os sete samurais (Shichinin no samurai, Japão, 1954, 207 min) dir. Akira Kurosawa 05 de fevereiro – quarta-feira – 19 horas

Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (TakashiShimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem a um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.


Onde os fracos não têm vez (No country for oldmen, EUA, 2007, 122 min) dir. Ethan Coen e Joel Coen

15 de janeiro – quarta-feira – 19 horas
16 de janeiro – quinta-feira – 16 horas

Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço.


Amnésia (Memento, EUA, 2000, 113 min) dir. Christopher Nolan

16 de janeiro – quinta-feira – 19 horas
20 de janeiro – segunda-feira – 16 horas

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.


Três homens em conflito (Il buono, ilbrutto, ilcattivo, Itália, 1966, 161 min) dir. Sergio Leone

20 de janeiro – segunda-feira – 19 horas
21 de janeiro – terça-feira – 16 horas

Três homens - o "Bom", o "Mau" e o "Feio" estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.


Kill Bill: Volume 1 (Kill Bill: Vol. 1, EUA, Japão, 2003, 111 min) dir. Quentin Tarantino

21 de janeiro – terça-feira – 19 horas
22 de janeiro – quarta-feira – 16 horas

A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança.


Kill Bill:Volume 2 (Kill Bill: Vol. 2, EUA, 2004, 137 min) dir. Quentin Tarantino

22 de janeiro – quarta-feira – 19 horas
23 de janeiro – quinta-feira – 16 horas

Após começar sua vingança no Volume 1, 'A Noiva' (Uma Thurman) parte em busca dos membros restantes da gangue e, claro, cumprir sua missão pessoal de matar Bill (David Carradine).


Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, Reino Unido, 1971, 136 min) dir. Stanley Kubrick

27 de janeiro – segunda-feira – 16 horas

No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia.


Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, EUA, 1992, 99 min) dir. Quentin Tarantino

27 de janeiro – segunda-feira – 19 horas
28 de janeiro – terça-feira – 16 horas

Uma gangue de ladrões, fugindo de um assalto bem-sucedido, encontra-se em um armazém. O problema é que a polícia está atrás deles, e cada um começa então a desconfiar que possa haver um traidor no grupo.


O Poderoso Chefão (TheGodfather, EUA, 1972, 175 min) dir. Francis Ford Coppola

28 de janeiro – terça-feira – 19 horas
29 de janeiro – quarta-feira – 16 horas

Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado.


O Poderoso Chefão: Parte II (The Godfather: Part II, EUA, 1974, 200 min) dir. Francis Ford Coppola

29 de janeiro – quarta-feira – 19 horas
04 de fevereiro – terça-feira – 19 horas

Durante os anos 50, Michael Corleone está agora à frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a história de VitoCorleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a construir o seu império.


Taxi Driver (EUA, 1976, 113 min) dir. Martin Scorsese

03 de fevereiro – segunda-feira – 16 horas
27 de fevereiro – quinta-feira – 19 horas

TravisBickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (CybillSheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos.


Oldboy(Oldeuboi, Coreia do Sul, 2003, 120 min) dir. Park Chan-wook

03 de fevereiro – segunda-feira – 19 horas
04 de fevereiro – terça-feira – 16 horas

Oh Dae-su é um homem comum, por estar alcoolizado ele é levado a uma delegacia. Quando sai liga para e esposa e depois desaparece. Quando percebe está em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa.Sem conseguir sair de lá ele prepara seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.


Lady Vingança (Chinjulhangeomjasshi, Coreia do Sul , 2005, 112 min) dir. Park Chan-wook

30 de janeiro – quinta-feira – 16 horas
05 de fevereiro – quarta-feira – 16 horas

Aos 19 anos Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (ChoiMin-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante.


O Profeta (Unprophète, França, 2009, 150 min) dir. Jacques Audiard



15 de janeiro – quarta-feira – 16 horas
06 de fevereiro – quinta-feira – 16 horas

Malik El Djebena (TaharRahim), um homem meio árabe e meio córsico, foi condenado a seis anos de prisão. De aparência frágil e com apenas 19 anos, ele chega à penitenciária sozinho. Logo recebe uma série de missões a serem cumpridas, ordenadas por César Luciani (Niels Arestup), o líder da facção dos córsicos. Aos poucos conquista a confiança de todos, a qual usa para pôr em ação seu plano.


Clube da Luta (Fight Club, EUA, 1999, 139 min) dir. David Fincher

06 de fevereiro – quinta-feira – 19 horas
10 de fevereiro – segunda-feira – 16 horas

Um jovem executivo trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como uma viciada e a conhecer outros tipos estranhos.


Cidade de Deus (Brasil, 2002, 130 min) dir. Fernando Meirelles

10 de fevereiro – segunda-feira – 19 horas
11 de fevereiro – terça-feira – 16 horas

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.


Assassinos por natureza (Natural Born Killers, EUA, 1994, 119 min) dir. Oliver Stone

12 de fevereiro – quarta-feira – 16 horas

Mickey Knox (Woody Harrelson) e MalloryKnox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs.


Os Bons Companheiros (Goodfellas, EUA, 1990, 145 min) dir. Martin Scorsese

12 de fevereiro – quarta-feira – 19 horas
13 de fevereiro – quinta-feira – 16 horas

Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão.


Bastardos Inglórios (IngloriousBasterds, EUA, Alemanha, 2009, 153 min) dir. Quentin Tarantino

13 de fevereiro – quinta-feira – 19 horas
17 de fevereiro – segunda-feira – 16 horas

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível.


Yojimbo, o guarda-costas (Yojimbo, Japão, 1961, 110 min) dir. Akira Kurosawa



17 de fevereiro – segunda-feira – 19 horas
18 de fevereiro – terça-feira – 16 horas

Um samurai desempregado (ToshirôMifune) chega a uma cidade à procura de um trabalho, só que esta se encontra dividida entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação.


O Homem do Ano (Brasil, 2003, 113 min) dir. José Henrique Fonseca

18 de fevereiro – terça-feira – 19 horas
19 de fevereiro – quarta-feira – 16 horas

Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício), um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres.


Django Livre (DjangoUnchained, EUA, 2013, 165 min) dir. Quentin Tarantino

19 de fevereiro – quarta-feira – 19 horas
20 de fevereiro – quinta-feira – 16 horas

Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.


Perseguidor Implacável (Dirty Harry, EUA, 1971, 102 min) dir. Don Siegel

20 de fevereiro – quinta-feira – 19 horas
24 de fevereiro – segunda-feira – 16 horas

Harry Callahan (Clint Eastwood) é um policial que age além dos limites da lei, impondo sua própria filosofia para acabar com o lixo humano da cidade de San Francisco. Agora ele terá que resolver o caso de um bandido que está matando as pessoas uma a uma, e ameaça matar uma garota de 14 anos caso o prefeito não lhe pague o resgate em pouco tempo.


Gangues de Nova York (Gangs of New York, EUA, Itália, 2002, 167 min) dir. Martin Scorsese

24 de fevereiro – segunda-feira – 19 horas
25 de fevereiro – terça-feira – 16 horas

Em plena Nova York de 1840, o jovem Amsterdam (Leonardo DiCaprio) busca se vingar de William "The Butcher" Cutting (Daniel Day-Lewis), o assassino de seu pai (Liam Neeson), que era o líder da gangue DeadRabbits.


PulpFiction – Tempo de Violência (PulpFiction, EUA, 1994, 154 min) dir. Quentin Tarantino

25 de fevereiro – terça-feira – 19 horas
26 de fevereiro – quarta-feira – 16 horas

Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (VingRhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.


Shaft (EUA, 1971, 100 min) dir. Gordon Parks

26 de fevereiro – quarta-feira – 19 horas
27 de fevereiro – quinta-feira – 16 horas

John Shaft, um investigador durão, é contratado para localizar uma jovem adolescente que foi sequestrada, mas acaba no meio de uma guerra entre traficantes.


Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Realização:



Nenhum comentário:

Postar um comentário