sábado, 31 de maio de 2014

Crítica: Praia do futuro, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


No mais novo filme de Karim Aïnouz (O Céu de Suely) acompanhamos Donato (Vagner Moura), transitando entre a responsabilidade de se manter como salva vida, manter sua imagem como herói na visão de sua família, que é representada pelo seu irmão mais novo (Jesuíta Barbosa) e a chance de escapar desse mundo e viver um tórrido romance com Konrad (Clemens Schick) um alemão que vive em Berlim. A partir do momento que Donato e Konrad se conhecem após um trágico evento, eles se veem na chance de recomeçar do zero com ambos juntos. Porém, ficasse a pergunta até aonde vai a sinceridade desse relacionamento?

Aïnouz é habilidoso em explorar de forma gradual a transformação do trio central, aonde todas as facetas de suas personalidades aos poucos vão se descascando para apresentar uma nova imagem para o publico. Contudo, não espere mudanças extraordinárias de cada um deles, sendo que apenas eles amadurecem com relação ao que cada um sentia e via com relação ao mundo em que se vivia. A mudança mais sentida é vinda do irmão mais novo (Barbosa), mas que mesmo sofrendo devido à ausência do seu irmão durante anos, acaba por se descobrindo e se revelando alguém até muito melhor do que o seu próprio irmão que um dia tanto admirava.

Dividido em três capítulos, o filme possui uma fotografia extraordinária, sendo que o primeiro possui uma luz e cores fortes, representando tempos mais dourados. Já o segundo e terceiro capitulo, se apresenta com um visual que representa o estado de espírito dos protagonistas, sendo tudo acinzentado e indefinido. A cidade de Berlim no final das contas se torna visualmente o interior em conflito de cada um dos três, mas que uma vez unidos talvez encontrem uma luz no final da estrada, mesmo com a neblina tão carregada.

Com uma bela trilha que nos brinda com alguns clássicos já conhecidos, Praia do Futuro talvez tenha vindo com o intuito de representar essa indefinição interior em que nós vivemos nesse nosso mundo atual e talvez não esteja muito longe da verdade.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário