terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O eterno vagabundo

Sir Charles “Charlie” Spencer Chaplin (1889 - 1977), nascido em Walworth, Londres, foi o mais famoso ator dos primeiros momentos do cinema hollywoodiano, e posteriormente um notável diretor. Também conhecido no Brasil como Carlitos, nome de um dos seus personagens mais conhecidos. Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo, cujo quociente de inteligência era de 140, foi também um talentoso jogador de xadrez.
Chaplin iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões pelo mundo, para com isso apresentar sua arte. A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema, chamado Mack Sennett, que o contratou para estrelar seus filmes.
Chaplin dividiu o camarim com estrelas do porte de Ford Sterling, Roscoe Arbuckle e Mabel Normand. No início, Chaplin teve que se adaptar ao estilo de Sennett, seu primeiro filme, estreado em fevereiro de 1914, mostrava as aventuras de um personagem cômico na redação de um jornal. Em seu segundo filme, Corrida de automóveis para meninos (1914), criou um personagem que logo seria identificado pelo público, sendo que Sennett pediu-lhe que se vestisse de maneira engraçada.
Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade.
Adepto ao cinema mudo, Chaplin era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas, como O Grande Ditador, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).
Em 1965, publicou sua autobiografia, Minha Vida. Em 1977, na noite de Natal, o mundo perdeu um dos grandes representantes da história do cinema.

“A persistência é o caminho do êxito.”
Sir Charles “Charlie” Spencer Chaplin (1889 - 1977)

Fonte: www.youtube.com

Fonte: www.pensador.uol.com.br, Wikipédia, a enciclopédia livre, www.casadobruxo.com.br e www.charleschaplin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário