sábado, 31 de agosto de 2013

ANGELO PRIMON APRESENTA ESPETÁCULO INÉDITO NA SÉRIE LUSAMÉRICA, CANÇÕES DO UNIMÚSICA.




Nesta quinta edição do Unimúsica, o violonista e compositor Angelo Primon apresenta o espetáculo Olhar o Mar, criado especialmente para o projeto. O concerto acontece no dia 05 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 04 de setembro, também às 20h, Primon conversa com o público na Sala Fahrion, no segundo andar da Reitoria. O encontro terá a participação do professor do Departamento e PPG de História na UFRGS, Fábio Kühn.

Músico, compositor e produtor, o porto-alegrense Angelo Primon tem se destacado como um dos mais importantes instrumentistas de sua geração. Em uma carreira de mais de duas décadas, atuou ao lado de inúmeros artistas do Brasil e do Uruguai, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista em 2006 e 2008.

Guitarrista e violonista autodidata, Primon pesquisa já há alguns anos as sonoridades de outros instrumentos de cordas, como viola de dez cordas, viola de cocho, o oud árabe e o sitar indiano.

No espetáculo Olhar o mar, o artista parte da poesia e das canções folclóricas dos Açores para apresentar um diálogo entre o passado e o presente. Fazendo uso de instrumentação camerística, em arranjos para violas de dez cordas em distintas afinações, o músico dividirá o palco com Matheus Kléber (piano e acordeom), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Regina Machado, Débora Dreyer e Eduardo Alves nos vocais.

Para traduzir em música a esperança das pessoas que um dia atravessaram o mar trazendo para cá os seus costumes, Primon trará para esta apresentação especial do Unimúsica, a obra de poetas e compositores açorianos e portugueses como Antero de Quental (1842-1891), Álamo de Oliveira (1945), Zeca Medeiros, Luís Gil Bettencourt e Fernando Reis Júnior. Composições de Primon e canções consagradas nas interpretações de Dulce Pontes e Madredeus também fazem parte do repertório, assim como poemas gravados por artistas porto-alegrenses como Nei Lisboa, Adriane Müller, Marcelo Delacroix e Richard Serraria.

As escolhas artísticas do concerto – formação, roteiro e arranjos – serão comentadas por Angelo Primon no dia 04 de setembro, em encontro que terá a participação do professor do Departamento e PPG de História na UFRGS, Fábio Kühn. Doutor em História Social pela UFF, Kühn falará sobre a colonização açoriana no Brasil e no Rio Grande do Sul.


PRÓXIMOS CONCERTOS

23 de outubro – Carminho | Alma

7 de novembro – António Zambujo | Quinto


ENCONTRO COM O ARTISTA

Data: 04 de setembro – quarta-feira – 20h

Local: Sala Fahrion, 2º andar da Reitoria da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO ANGELO PRIMON | OLHAR O MAR

Data: 05 de setembro – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 02 de setembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica - Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário