sábado, 24 de agosto de 2013

Panorama Coisa de Cinema bate recorde de inscrições.


Marília Hughes e Cláudio Marques - Organizadores do festival


O Panorama Internacional Coisa de Cinema bateu seu recorde de inscrições para as mostras competitivas, resultando em 817 filmes que serão avaliados pela curadoria da nona edição do festival. Em 2012, com três categorias em competição, quase 600 filmes de todo o Brasil foram recebidos. Este ano, o destaque ficou com a inédita categoria de curtas internacionais, que recebeu 412 inscrições de 43 diferentes países dos cinco continentes.

Entre os países que enviaram mais filmes estão Argentina, Portugal, Espanha e Japão, mas a lista inclui lugares tão diversos quanto Eslováquia, Islândia, Quênia, Índia, Coreia do Sul e Israel. Dezesseis curtas desta lista internacional serão selecionados para a competição, mesmo número da competitiva de curtas nacionais, que recebeu 273 inscrições. Oito longas-metragens serão escolhidos entre os 64 enviados de todo o país, incluindo nove produções baianas. Sessenta e duas produções da Bahia foram inscritas na categoria Filme Baiano, cujo número a selecionar está sendo definido.

Organizadores do festival, Marília Hughes e Cláudio Marques também coordenam a equipe de curadoria, composta por mais três pessoas. Eles ressaltam o trabalho minucioso que é realizado, buscando não somente filmes de alta qualidade, mas também montando uma programação que reúne obras em diálogo estético ou temático. A data para divulgação dos filmes selecionados ainda não está definida, mas os curadores estão em ação desde o recebimento das primeiras inscrições, em maio.

A ser realizado entre 31 de outubro e 07 de novembro, o IX Panorama Internacional Coisa de Cinema está com inscrições abertas para o Laboratório de Roteiro Cinematográfico, no qual três roteiristas/cineastas prestarão consultoria, individualmente, aos autores dos roteiros selecionados. A curadoria escolherá oito roteiros de curta-metragem e quatro de longa e as inscrições podem ser feitas até o dia 06 de setembro pelo e-mail panorama@coisadecinema.com.br


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário