quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2013” acontece de 07 a 15 de dezembro em São Paulo – semana em que a ONU celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

*** debates, oficinas, shows, intervenções artísticas, teatro de rua, exibição de filmes acontecerão em mais de 60 pontos diferentes da capital paulista


*** Show de encerramento de Caetano Veloso com Emicida e Rael, Ellen Oleria com Flora Matos, Tom Zé com Márcia Castro e Baby do Brasil


***O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo


*** ENTRADA GRATUITA


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo realiza a 1ª edição do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas”, que acontece de 7 a 15 de dezembro, semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direito Humanos. A capital paulista vai vivenciar nesse período todos os tipos de manifestações artísticas, promovendo a democratização e o acesso a diversas atividades como, shows, festivais, debates, oficinas culturais, teatro de rua, exibição de filmes, exposições entre outras atrações.

As atividades acontecerão simultaneamente em diferentes pontos da cidade. Todas as regiões da Zona Norte à Zona Sul, da Zona Leste à Zona Oeste e também no Centro de São Paulo receberão a programação do “Cidadania Nas Ruas”.

Entre as várias atrações do evento está a “Galeria de Fotografia de Rua na Rua” – que faz parte de uma exposição urbana de Fotografias de Rua a Céu Aberto. Serão apresentadas imagens que representam os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Ela acontece nas colunas do Minhocão, entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do Metrô.

No dia 07/12, às 15h, na Praça Patriarca, acontecerá a Abertura Oficial do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas” com uma roda de conversa com a cineasta Tata Amaral sobre as intervenções audiovisuais “RUA!”. O projeto retrata, por meio de minidocumentários, as mais variadas intervenções urbanas na cidade, desde as ocupações verdes à luta pela Memória e a Verdade, passando pelo teatro de rua e o grafite. Os curtas serão exibidos durante todo o festival em diversos lugares de São Paulo.

Tata Amaral e as intervenções audiovisuais “RUA!”


O Festival também promoverá o “Circuito Juventude nas Ruas” nos espaços públicos das regiões da periferia, onde acontecerão campeonatos esportivos, shows, batalha de MCs, grafite, skate, basquete de rua, oficina de pipas, xilogravura, cordel e dança de salão, entre outras. Todas as atividades contam com a parceria de grupos, movimentos, artistas e coletivos dos territórios da cidade.

Democratizar o acesso à arte e reafirmar o direito da cidade para toda a população é um dos objetivos do “Cidadania nas Ruas”. Por isso, a “Exposição População de Rua mostra telas que foram produzidas entre artistas plásticos, com pessoas em situação de rua, durante o #DiálogoSPDH/PopRua, realizado na Praça da Sé neste ano. No local, também serão exibidas as fotografias do primeiro albergue noturno da cidade de São Paulo, datadas de 1957.

Ainda, no dia 09/12, a Biblioteca Mário de Andrade fará a inauguração da sala ONU, que reúne diversos documentos sobre Direitos Humanos, de 1958 até a época atual. Apenas 7 lugares do mundo têm essa documentação, que será aberta ao público e disponibilizada para pesquisadores.

O longa Tatuagem, de Hilton Lacerda, vencedor do melhor filme no Festival de Gramado 2013, terá uma sessão especial gratuita no “Cine Direitos Humanos” no dia 07/12 (sábado) às 11h, no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Frei Caneca). No dia 14/12, às 11h, o “Cine Direitos Humanos” exibirá “Mataram meu irmão”, de Cristiano Burlan.

Longa Tatuagem, de Hilton Lacerda


O cinema independente também estará presente no “Cidadania nas Ruas” com o 6º Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, que acontece de 9 a 13 de dezembro em mais de 40 pontos de cultura e educação espalhados por toda a cidade. Serão exibidos 34 curtas-metragens selecionados entre mais de 300 inscritos. Confira a programa completa e os locais de exibição no site: www.entretodos.com.br

No dia 10 de dezembro, às 18h, no auditório do Ibirapuera, acontecerá a entrega do “Prêmio de Educação em Direitos Humanos 2013”. O Prêmio será entregue para professores e escolas da rede pública em reconhecimento às iniciativas que fomentam uma cultura de direitos humanos na rede municipal de ensino. No evento ainda haverá uma homenagem a D. Paulo Evaristo Arns.

Para complementar as atividades do dia 10, acontecerá a Intervenção urbana Lembrar é resistir! Memória, Verdade e Justiça em frente ao prédio da 36ª Delegacia - onde ficava o antigo prédio do DOI-CODI (Rua Tutóia, 921) com leitura de textos censurados e homenagem aos torturados pela Ditadura Militar.

O grupo “Liberdade é pouco” fará nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h, intervenções teatrais ao ar livre em via pública, com cenas desenvolvidas a partir do texto “Liberdade Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, censurado pela ditadura militar. As apresentações sairão dos balcões do Theatro Municipal com cortejo até o Vale do Anhangabaú.

O filme “Cidade Cinza” de Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita será exibido dia 11/12, às 19h, no CCJ (Centro Cultural da Juventude). O documentário acompanha a repintura de um enorme mural feita pelos Gêmeos, Nunca e Nina - artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. Após a exibição haverá debate sobre “arte e urbanismo” com o urbanista e vereador, Nabil Bonduki e Julio Dojcsar, grafiteiro, cenógrafo e integrante do coletivo Casa da lapa e da Frente 3 de fevereiro.

“Os Mulheres nas Ruas: Cidadania se constrói com igualdade” traz no dia 11/12 uma programação com mini palestras, conversas com militantes feministas, distribuição de manifesto sobre a questão da mulher nos espaços da cidade e seus direitos. O evento acontece das 9 às 13h no Hospital do Jabaquara, e das 17h às 19h no Terminal Parque D. Pedro.

Na quinta e sexta-feira (12 e 13/12) acontecerá o Seminário “10 anos do Estatuto do Desarmamento – Avanços e desafios para a redução dos homicídios no Brasil” na Escola de Direito da Faculdade “Getúlio Vargas”. O evento, que também faz parte do “Cidadania nas Ruas 2013”, é organizado pelo Instituto Sou da Paz, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e Instituto Igarapé.

Durante todo o Festival de Direitos Humanos, bonecos confeccionados por moradores de rua, em oficinas ministradas pelos artistas plásticos Helder Oliveira e Wagner de Almeida, serão colocados em lugares públicos da cidade. Essa intervenção quer provocar a população a refletir sobre a realidade de quem está em situação de rua, trazendo à discussão o acesso à cidadania, a questão da invisibilidade, do preconceito e dos estigmas sofridos por esse grupo.

O encerramento do “Cidadania nas Ruas”, dia 15/12, será marcado por um grande show de Caetano Veloso com Emicida e Rael, Ellen Oleria com Flora Matos, Tom Zé com Márcia Castro, e Baby do Brasil, celebrando a Declaração Universal do Direitos Humanos, da ONU com artistas que representam várias partes do país.


Serviço

Festival de Direitos Humanos - “Cidadania nas Ruas 2013”

De 07 a 15 de dezembro em 60 pontos diferentes da capital paulista

ENTRADA GRATUITA EM TODOS OS EVENTOS

Programação completa no site: www.direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário