segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sessões acessíveis na Sala Redenção – Cinema Universitário.


Fonte: www.google.com.br/imagens


04 de dezembro – quarta-feira – com AD

11 de dezembro – quarta-feira – com legenda


Férias (Férias, Brasil, 2013, 8 min) dir. Iuli Gerbase

Em um futuro no qual a natureza não é mais acessível Al, pesquisador do surgimento, finalmente tira férias.


A cidade (A cidade, Brasil, 2012, 25 min) dir. Liliana Sulzbach

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.


A mata é que mostra nossa comida (Nẽn ã tỹẽgvẽjẽnnĩmtĩ) (Brasil, 2010, 29 min) dir. Rafael Devos

Francisco RóKág dos Santos, Erondina dos Santos Vergueiro, Iracema Nascimento e João Padilha apresentam os saberes e os fazeres da cultura Kaingang, em Porto Alegre, revelados nos momentos de produção e troca do artesanato produzido com cipó, cerâmica e sementes, nos morros e nas ruas da cidade. Caminhando pela mata, as imagens de tudo aquilo que alimenta a cultura Kaingang são reveladas.


Os seres da mata e sua vida como pessoas (Nhandéva'ekuememe'ĩ) (Brasil, 2010, 27 min) dir. Rafael Devos

“Essa câmera vai funcionar como um olho e o ouvido de todos que estão atrás dessa câmera; ela vai ser uma criança que vai estar escutando a fala dos meus avós”. Assim o jovem cacique Vherá Poty apresenta as imagens dos “bichinhos” e as narrativas mito-poéticas dos velhos em torno dos modos de criar, fazer e viver a cultura guarani, expressos na confecção de colares, no trançado das cestarias e na produção de esculturas em madeira dos seres da mata: onças, pássaros e outros “parentes”.


A programação de dezembro conta com o apoio do Museu da UFRGS e da Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos/SAPIDE.


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso, curadora da Sala Redenção – Cinema Universitário.

Realização:




Nenhum comentário:

Postar um comentário