sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MATARAM MEU IRMÃO (They killed my brother), longa vencedor do É Tudo Verdade 2013 – Festival Internacional de Documentários: ESTREIA HOJE (20/12) em Porto Alegre.


Fonte: www.google.com.br/imagens


O documentário busca reconstruir através de relatos de parentes e amigos o que foi o assassinato de Rafael Burlan, irmão do diretor, e suas consequências no trágico destino dessa família. “Não queria um documentário chapa-branca”, conta o cineasta Para reconstituir os detalhes da morte do irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que leva o espectador ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001.

Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais. “Não escrevo roteiros para documentário, mas tomei algumas decisões prévias: que não fosse um documentário ‘chapa branca’” e que editaria o mínimo possível as entrevistas”, destaca Cristiano Burlan.

É a segunda vez que o diretor participa do Festival É Tudo Verdade. Em 2007 competiu com o documentário “Construção”, primeira obra da Trilogia do Luto. O filme era sobre a morte do pai; o atual sobre o irmão; e o próximo, ainda sem data para ser realizado, sobre a perda da mãe. “O desejo de documentar o ocorrido (com meu irmão) me acompanha há muito tempo. Acredito piamente que o cinema é um instrumento de precisão para se decifrar o mundo. Quando se tem o contato com a morte, algo muda em você, e talvez a forma que encontrei para uma compreensão maior dessa dor seja refletir sobre a morte do meu irmão através do meio em que me expresso, o cinema”, conta o diretor.

Este ano (2013) o documentário foi vencedor do Prêmio da Critica e Prêmio do Júri de Melhor Filme no 18º Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade.


FESTIVAIS

- 18º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários

- Festival do Rio 2013

- Festival Olhar de Cinema - Curitiba

- Festival Cinesul – Rio de Janeiro

- Cachoeira Doc – Bahia

- BRAFFTV – Brazilian Film & TV Festival of Toronto

- Fic – Puebla – Festival Internacional de Cine (México)


PRÊMIOS

- Melhor documentário brasileiro de longa ou média-metragem (júri oficial) - 18º É Tudo Verdade

- Melhor documentário brasileiro de longa-metragem (Prêmio da Crítica) - 18º É Tudo Verdade

- Menção honrosa de melhor documentário - Festival Cinesul – Rio de Janeiro


Sobre o Diretor

Cristiano Burlan é gaúcho de Porto Alegre. É diretor de cinema e teatro. Na década de noventa morou em Barcelona, onde dirigiu o grupo de cinema experimental super-8. Esteve à frente do grupo de teatro a Fúria. É professor na Academia Internacional de Cinema – AIC. Atua no cinema há 10 anos, a maior parte de sua filmografia, já participou de importantes festivais, como o Festival de Havana, É Tudo Verdade e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Dirigiu os seguintes filmes: Mataram Meu irmão (2013, documentário 77 min), O Boto e o Homem (2012, documentário 26min), Sinfonia de um Homem Só (2012, ficção 93min), Cuipiranga (2010, documentário 90min), O Homem da Cabine (2008, documentário 80min), Construção (2007, documentário 48min), Lucrecia (2007, documentário 10min), Corações Desertos (2006, ficção 70min), Os Solitários (2005, ficção 15min), 4:48 am (2005, ficção 15min). Atualmente finaliza a ficção “Amador”.


Sobre a produtora

A Bela Filmes é uma produtora de cinema criada em 2005, na cidade de São Paulo, fundada pelo diretor Cristiano Burlan e pela produtora Natália Reis. A produtora nasceu com o intuito de dar vazão aos ímpetos criativos de seus fundadores. Atua na produção de filmes, documentários e conteúdos audiovisuais para televisão.

(www.belafilmes.com )

Ficha Técnica

Brasil, 2013, 77 min, Cor, Digital

Direção e Roteiro: Cristiano Burlan

Produção e Produção Executiva: Natália Reis

Direção de Fotografia: Rafael

Montagem: Lincoln Péricles e Cristiano Burlan

Trilha Original: Guilherme Garbato e Gustavo Garbato


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Produtora Bela Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário