quinta-feira, 22 de março de 2012

Wim Wenders, o grande criador de “Pina 3D”.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Wim Wenders está entre os diretores importantes do cinema mundial e é um dos principais representantes do “Novo Cinema Alemão”. Sem se deixar abater pelas tendências passageiras que os grandes estúdios oferecem, ele manteve sua ânsia de experimentar.
Ele foi um dos 15 diretores e escritores que, em 1971, fundou o Film Verlag der Autoren para lidar com produção, direitos e distribuição de seus filmes de forma independente. Sua carreira profissional como diretor começou no mesmo ano, com a adaptação cinematográfica do romance de Peter Handke chamado “O Medo do Goleiro Diante do Pênalti”, pelo qual recebeu o Prêmio da Crítica Internacional de Cinema de Veneza.
O amor extraordinário por cinema e rock n’ roll, assim como a curiosidade afetuosa do observador sobre o mundo que nos rodeia, estão presentes até hoje na totalidade de sua obra. “O Amigo Americano” o tornou conhecido nos EUA, resultando em seu próximo projeto com Francis Ford Coppola que, em 1978, convidou Wenders para viver naquele país.
Ele começou a trabalhar em “Hammett – Mistério em Chinatown” para Zoetrope Studios. O filme era para ser uma homenagem ao escritor policial americano Dashiell Hammett, mas as longas disputas artísticas impediram que a obra fosse terminada até 1982. Então trabalhou em “O Estado das Coisas” (1982), uma reflexão sombria sobre a produção cinematográfica. Por esse filme, Wenders recebeu o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza.
Juntamente com Sam Shepard, ele descobriu sua próxima história no deserto do Texas: “PARIS, TEXAS”, com Nastassja Kinski e Dean Stanton Harry. Com esse filme o diretor ganhou, entre outros, Palma de Ouro em Cannes (1984) e o prêmio de Melhor Diretor da Academia Britânica de Cinema e Televisão.
Na Berlim dividida, em 1987, os anjos da cidade deram a Wenders o filme “Asas do Desejo”. O conto de fadas cinematográfico, que tem Bruno Ganz como um anjo, que pelo amor de uma mulher desiste de sua imortalidade, prova que o seu sucesso continua em todo o mundo. Em Cannes, ganhou o prêmio de Melhor Diretor, bem como o European Film Award e o Prêmio de Cinema Alemão.
Em 1990, Wenders realiza seu projeto ambicioso de ficção científica, que estava em planejamento há 12 anos: “Até o Fim do Mundo”. Em 2000, dirigiu em Los Angeles uma história trágico-cômica de Bono Vox, vocalista da banda de rock U2. Em “O Hotel de Um Milhão de Dólares”, Wenders criou uma história de traição, amizade e poder avassalador do amor incondicional. Em Berlinale, foi homenageado com o Urso de Prata.
Ao longo de sua carreira, Wenders filmou uma série de documentários convencionais, incluindo “Buena Vista Social Club” (1999). Nesse retrato amoroso, Ry Cooder redescobre músicos cubanos, entre eles Ibrahim Ferrer e Ruben Gonzales. O filme ainda recebeu uma indicação ao Oscar.
Desde 2003, Wim Wenders é professor da Faculdade de Belas Artes de Hamburgo. Em 2006, tornou-se o primeiro cineasta da Ordem “Pour le Mérite”.

Fonte: www.pina3d.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário