domingo, 6 de maio de 2012

Banco do Brasil Apresenta: “INGMAR BERGMAN”. A maior retrospectiva do diretor sueco já realizada no Brasil.

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Fonte: www.google.com.br/imagens

INGMAR BERGMAN
Fonte: www.google.com.br/imagens

CCBB Rio de Janeiro – 8 de maio a 10 de junho
CCBB São Paulo - 13 de junho a 15 de julho
CCBB Brasília - 19 de junho a 22 de julho

Exibição de mais de 50 filmes. Livro-catálogo. Debate com o documentarista Stig Björkman. Curso com Sérgio Rizzo.
Cinco semanas no Rio, São Paulo e Brasília.

O genial cineasta sueco Ingmar Bergman, que tem uma das obras mais importantes da história do cinema, será homenageado com uma grande retrospectiva de seus filmes realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com apoio do Swedish Film Institute, Fundação Ingmar Bergman, Instituto Sueco e da Embaixada da Suécia no Brasil. Quem não viu, pelo menos, uma dúzia dos filmes dirigidos por Bergman não pode perder esta oportunidade única. Quem já viu, tem a chance de rever, na tela do cinema e em projeção 35mm, grande parte da vasta filmografia do criador do "cinema de autor", definido por Woody Allen como "provavelmente o maior diretor desde a invenção da câmera".

A mostra INGMAR BERGMAN, que tem curadoria de Giscard Luccas, patrocínio do Banco do Brasil, através do Ministério da Cultura, e produção de Jurubeba Produções e a FJ Cines, é uma homenagem ao cultuado diretor que morreu em julho de 2007, aos 89 anos, e criou diversas obras-primas. A mostra exibirá quase 50 filmes dirigidos por Bergman, com algumas cópias restauradas, além de quatro documentários sobre sua vida e obra. Do primeiro filme Crise (Kris, 1946) ao útimo Saraband (2003), passando pelos clássicos mais conhecidos do diretor, como O Sétimo Selo, Gritos e Sussurros, Morangos Silvestres, Sonata de Outono e Fanny e Alexander, entre outros, incluindo obras praticamente inéditas, em cópias trazidas da Suécia, como O Olho do Diabo e Rumo à felicidade.

Durante sua longa carreira, Bergman ganhou inúmeros prêmios no teatro e no cinema, incluindo três Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros em Berlim e Veneza. Seu cinema lançou ao estrelato nomes até então desconhecidos como Liv Ullmann, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Erland Josephson e Max von Sydow. Para mergulhar mais fundo no universo de Bergman a mostra oferece o curso "O cinema de Ingmar Bergman" com o jornalista Sérgio Rizzo, mestre em Artes/Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela USP, com três aulas (29 a 31/05, 16h às 18h); e um encontro, dia 9 de junho, às 18h, com Stig Björkman que dirigiu Imagens do Playground (2009) e ...Mas o cinema é minha amante (2010), e virá ao Brasil especialmente para o evento. Será também publicado um livro-catálogo que reunirá uma série de ensaios e entrevistas e uma filmografia ilustrada.

Imagens dos filmes: Persona, Morangos Silvestres e O Sétimo Selo.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

INGMAR BERGMAN
Produção e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil, através do Ministério da Cultura
Curadoria: Giscard Luccas
Produção: Jurubeba Produções e a FJ Cines
bb.com.br/cultura

Rio de Janeiro:

8 de maio a 10 de junho de 2012 (terça-feira a domingo)
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Sala de Cinema 1 (102 lugares)
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel. (21) 3808-2020
CINEPASSE: R$ 6 e R$ 3 (meia), válido durante a mostra, para acesso à sala de cinema 1, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.
www.twitter.com/ccbb_rj

Fonte: Assessoria de Imprensa CCBB (Claudia Oliveira e Sueli Voltarelli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário