quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Flica 2015 recebe autora do best-seller Preciosa, livro que inspirou o premiado filme.
Sapphire, uma das autoras convidadas da Festa Literária de Cachoeira, na Bahia, lança no Brasil o novo romance “O garoto” pela editora Record
Pela primeira vez no Brasil, a escritora norte-americana Sapphire promete ser um dos destaques da Flica 2015 - Festa Literária Internacional de Cachoeira. Ao lado de Lívia Natália, doutora em literatura, professora da UFBA e autora da coletânea poética Água Negra, Sapphire participa da mesa literária Em Trânsito, no dia 17 de outubro, às 17 horas.
Ainda no País, ela lança pela editora Record o mais novo romance O garoto, obra continuação de Preciosa que tem como protagonista Abdul Jones, o filho de Precious, protagonista do primeiro romance.
Ramona Lofton, mais conhecida como Sapphire, se autodenomina bissexual, novelista, poeta e artista performática. A ativista do movimento negro fez sua estreia na literatura americana em 1994 com o lançamento de American Dreams, descrito pela Publishers Weekly como “uma das coletâneas de poesia de estreia mais poderosas dos anos 90”.
A autora ganhou maior proeminência em 1996 quando, em seu primeiro romance, expôs de forma realista a vida no subúrbio de Nova York. Em Preciosa - publicado no Brasil pela editora Record – Claireece Precious Jones é uma adolescente obesa e analfabeta de 16 anos que vive com uma mãe abusiva e fica grávida depois de ser violentada pelo pai. A história é narrada de maneira perturbadora e comovente.
O livro, considerado pelo Village Voice e pela Time Out Nova York como um dos 10 melhores daquele ano, chegou às telas dos cinemas 12 anos depois do lançamento. Produzido por Oprah Winfrey e dirigido por Lee Daniels, o longa levou o Oscar em 2010 em duas categorias: melhor roteiro adaptado e atriz coadjuvante. Na época, Preciosa voltou às listas de livros mais vendidos.
Engajada politicamente, Sapphire também tem uma história antiga com o feminismo. A autora - que apoiou a primeira campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos - teve contato inicial com o movimento no começo nos anos 70, através da contracultura e do estilo de vida hippie que levou em São Francisco. Na década de 1980, já vivendo em Nova York, quando passou a adotar o pseudônimo Sapphire, tornou-se membro da United Lesbians of Color for Change, uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de discutir a questão racial e de gênero em uma mesma pauta.
O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2015 e o projeto tem patrocínio da Coelba, da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.
Serviço:
FLICA 2015 - Festa Literária Internacional de Cachoeira
Data: 14 a 18 de outubro de 2015.
Local: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador
Mesa Literária Em Trânsito
Convidadas: Sapphire e Lívia Natália
Mediador: Celmar Batista
Data: 17 de outubro
Horário: 17 horas
Fonte: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial, através de Cinthia Jardim, Lilian Cardoso e PollyannaMattos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário