quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Editora Sextante Recomenda: A Viagem ao Brasil de Marianne North, de Julio Bandeira.



Nenhum dos artistas viajantes do século XIX foi capaz de retratar a paisagem e a flora brasileiras com a intensidade e o colorido dos óleos da pintora inglesa Marianne North.

Nada se compara às 112 pinturas a óleo de Marianne North, reunidas pela primeira vez neste catálogo raisonné de sua obra brasileira realizada nos anos 1872-1873.

Elas formam um conjunto de extraordinária beleza, que impressiona pela modernidade e impetuosidade.

Dados

200 páginas
24,5 x 17 cm
Brochura
R$ 59,90

Outro Livro do autor

Caderno de viagem de Debret



Esta edição fac-símile permite que o caderno de viagens de Jean-Baptiste Debret, guardado desde 1911 na Seção de Iconografia da Biblioteca Nacional de Paris, retorne finalmente ao Brasil. São aquarelas e esboços que formam um elo perdido da Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, aquela que foi a obra iconográfica mais importante já publicada sobre as duas primeiras décadas dos Oitocentos.

O traço do pintor de história francês registra o testemunho daquilo que vislumbrou desde a sua chegada ao Rio de Janeiro em 1816, na condição de semiclandestino num navio norte-americano, para se esconder dos britânicos. São cenas de exteriores e interiores, de figuras e costumes, que expõem a permanência de antigas tradições coloniais com os modismos recém-chegados da Europa. Um dia-a-dia carioca coevo à aculturação francesa.

Debret mostra, além das elites em busca de aparências importadas, a riqueza dos aspectos das ruas, de uma primeira gente brasileira que parece tão exótica aos olhos dos modernos.

Fonte: www.esextante.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário