sábado, 2 de março de 2013

Hoje, novo filme de Tata Amaral será exibido no 16° Festival de Cinema de Punta del Este, no Uruguai.

** O evento acontece de 3 a 10 de março e contará com 40 filmes de 25 países**

O “Hoje”, novo longa da cineasta Tata Amaral, que tem no elenco a atriz Denise Fraga e o ator uruguaio Cesar Troncoso (Banheiro do Papa e Infância Clandestina), é um dos filmes brasileiros que serão exibidos no 16° Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai.

O evento acontece de 3 a 10 de março e contará com a participação de 40 filmes de 25 países como Brasil, México, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, Chile, Cuba, Espanha, El Salvador, França, Portugal, Estados Unidos e muitos outros que compõem a programação do Festival.

O “Hoje” será exibido no festival de Punta del Este nos dia 05 e 06 de março e no Brasil estreia em 19 de abril. O filme é centrado em Vera, ex-militante política que recebe uma indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar.

Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, porém o marido volta e a obriga a rever toda sua trajetória.

Imagens do filme










“Hoje"

Brasil-SP, drama, 82 minutos, 2011, Dolby Digital, Baseado no livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi.

Elenco: Denise Fraga (Vera/Ana Maria), Cesar Troncoso (Luiz/Carlos), João Baldasserini (Carregador 1), Pedro Abhull (Carregador 2), Lorena Lobato (Síndica), Cláudia Assunção(Antônia);

Direção: Tata Amaral.

Uma produção Tangerina Entretenimento e Primo Filmes;

Coprodução HBO Latin America Originals;

Produtores: Caru Alves de Sousa e Tata Amaral;

Coprodutores: Matias Mariani e Joana Mariani;

Produção executiva: Matias Mariani e Rafaella Costa;

Roteiro: Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald e Felipe Sholl;

Direção de fotografia e câmera: Jacob Solitrenick, ABC;

Direção de arte: Vera Hamburger;

Montagem: Idê Lacreta;

Música: Livio Tragtenberg;

Projeto de som: Eduardo Santos Mendes e Luiz Adelmo;

Direção de produção: Rafaella Costa e Renata Artigas;

Diretora assistente: Maria Farkas;

Direção de elenco: Patrícia Faria;

Projeções e vídeo cenário: BijaRi;

Som direto: João Godoy;

Mixagem: José Luiz Sasso;

Fotos de cena: Ding Musa;

Distribuição H2O Films.


Hoje (...) evoca o Brasil das reparações e da Comissão da Verdade. Ou seja, o País atual, com seus desafios presentes e futuros, mas ainda sim volta e meia ameaçado pelos fantasmas do passado. É bem disso que fala a personagem de Denise Fraga, Vera, que compra um apartamento com o dinheiro da indenização recebida pelo desaparecimento do marido, um militante de esquerda. Para superar a posição de luto, e a culpa, Vera precisa se mover. E, para fazê-lo, necessita exorcizar seus fantasmas, evocados, no filme, de maneira poética.

De certa forma, Hoje se apresenta como símbolo de uma atitude nova diante da herança dos anos de chumbo. Em quatro letras, essa pequena palavra fala do peso do tempo presente, que só adquire sentido quando o passado não é mais reprimido, passa a ser assimilado e se integra ao fluxo da história. Sem falar diretamente nela, é um filme sobre a Comissão da Verdade e sua tremenda responsabilidade não com o passado, mas com o futuro do País. Hoje faz a psicanálise dos anos cinzentos.

Luiz Zanin Oricchio, O Estado de São Paulo

Patrocínio: Petrobras, Sabesp.

Copatrocínio: Prefeitura da Cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura através do Edital de produção de longa metragem de 2007.

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Ancine (Agência Nacional de Cinema) e Ministério da Cultura do Brasil.

Fonte: Atti Comunicação e Ideias, através de Mariana Grilli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário