segunda-feira, 25 de março de 2013

Saiba um pouco mais sobre! América Uma história portuguesa, de João Nuno Pinto.

América Uma história portuguesa, de João Nuno Pinto (Coprodução entre Portugal, Espanha, Brasil e Rússia, 111min, 2011).

Coprodução internacional retrata Portugal como a “América” dos pobres e desfavorecidos.

Selecionado em diversos festivais nacionais e internacionais, o longa faz uma irônica reflexão sobre Portugal contemporâneo através do olhar da imigração ilegal.

Um dos mais conceituados realizadores publicitários, João Nuno Pinto, lança no Brasil a sua primeira produção cinematográfica. O filme “América - uma história portuguesa” revela um país marcado por impactos sociais e por amplas diferenças culturais, a partir do intenso processo de imigração do final dos anos 90. Portugal, originalmente um país emigrante, tornou-se, após sua entrada na União Europeia (1986) e o desmembramento da União Soviética (1991), o destino para muitos imigrantes, advindos dos próprios países vizinhos europeus e, em parte, de suas ex-colônias.

“América” retrata esse período de desenvolvimento da economia portuguesa, que aliado às transformações políticas e sociais do país, fez com que Portugal se transformasse em um caldeirão de raças e culturas, com pessoas desesperadas à procura de uma oportunidade dentro das muralhas da Europa comunitária. O país tornou-se uma espécie de América dos pobres e desfavorecidos, onde coexistiam na legalidade, mas, sobretudo na clandestinidade, angolanos, cabo-verdianos, guineenses, brasileiros, russos, ucranianos, moldavos, romenos, indianos, paquistaneses, marroquinos e chineses.

Com esse pano de fundo histórico e colocando o ponto de vista narrativo em uma história de imigrantes, o diretor buscou criar “um olhar externo sobre o país, uma visão que acaba por amplificar os problemas sociais e as diferenças culturais do país”. De acordo com João Nuno Pinto, “América é um filme de ‘encalhados’”.

Mais sobre o filme

O longa tem coprodução da Ukbar Filmes (Portugal), 2Plan2 (Rússia), Morena Films (Espanha), Dezenove Som e Imagens (Brasil), Tiki Voodoo (Portugal), Garage (Portugal) e Filmes Fundo (Portugal). É baseado no conto “A Criação do Mundo” da escritora Luísa Costa Gomes, co-criadora do argumento original. A distribuição está sendo realizada pela Panda Filmes.

Do elenco principal, dois atores são bastantes conhecidos no Brasil, como a russa Chulpan Khamatova, de "Adeus, Lenine!" (2003), uma das protagonistas do filme, e o brasileiro Cassiano Carneiro, que já participou de duas novelas que marcaram a teledramaturgia brasileira, como Mandacaru (1993) e Desejos de Mulher (2002). “Luna Papa”, Fernando Luís, Dinarte Branco, Cassiano Carneiro, María Barranco e Raul Solnado também integram o elenco do filme.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Sinopse

Portugal, início do novo milênio. Liza é uma jovem imigrante russa casada com um português, de quem tem um filho. Vítor, o marido, é na verdade um pequeno burlão que vive de esquemas e de enganar velhinhas. Mauro, o filho do casal, é uma estranha criança que, por vontade própria, deixa de falar. Além de todos os afazeres da casa, Liza tem ainda de cuidar da avó de Vítor, uma cadavérica e centenária senhora que recusa os cuidados que ela lhe dedica. Aproveitando a enorme vaga de imigrantes ilegais que existe no país, Fernanda, a espanhola ex-mulher de Vítor, aparece propondo-lhe que iniciem um negócio de falsificação de passaportes. A partir desse momento, e para enorme desespero de Liza, a sua casa torna-se ponto de passagem para inúmeros imigrantes de várias raças e nacionalidades, cada um à procura de um futuro melhor. Com eles chega também Andrei, um jovem ortopedista ucraniano procurado pela máfia russa. Andrei acaba por se apaixonar por Liza, que vê nele a oportunidade de sair dali para fora. Só que as coisas não são assim tão simples...


Fonte: www.google.com.br/imagens


Premiações

O filme estreou em Portugal em maio de 2011 e foi selecionado em diversos festivais nacionais e internacionais, tendo ganhado o prêmio de Melhor Diretor no 15º Festival Sofia de Cinema Independente 2011 (Bulgária), Melhor Fotografia no Festival Indie Lisboa 2011 (Portugal), Melhor Diretor no 5º Festival Cineport (Brasil), Prêmio Revelação e Melhor Ator no XVIII Caminhos do Cinema Português e Melhor Atriz e Menção Especial do Júri na 11ª Semana Cine Ibero-Americano de Vilaverde (Espanha).

Lançamento no Brasil

São Paulo: Já ocorreu (22 de Fevereiro).

Porto Alegre: 29 de Março.

Demais capitais (Rio de Janeiro e Salvador): data a definir.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: Panda Filmes, através de Paola Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário