terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cinema argentino contemporâneo na Sala Redenção.

Nos últimos anos o cinema argentino vem passando por um processo de maturação que o torna capaz de aventurar-se em novas formas e gêneros – que até agora tinham sido pouco explorados – e a habitá-los com desenvoltura de quem já tem experiência. Assim, consegue realizar uma reflexão mais inventiva e original de uma sociedade que sempre foi apaixonada pela ficção, por contar histórias e pela contemplação documentada de si mesma. Nesta seleção de filmes trazemos o percurso de alguns destes novos olhares. Alguns cineastas – sobretudo jovens cineastas – com propostas ousadas; outros, originais; ou alguns que, mesmo sensíveis aos cânones clássicos da narrativa visual, buscam frescor nas escolhas estéticas e técnicas. Fazem parte desta seleção de longas, de curtas-metragens e de documentários de diferentes níveis de produção. Alguns deles foram premiados internacionalmente e, outros, pertencem ao mundo independente dos artistas emergentes que produzem com recursos limitados. Os últimos são representantes de um fenômeno da produção em massa que se consolida na Argentina. Durante todo o mês de outubro, a Sala Redenção – Cinema universitário apresenta uma seleção de filmes, muitos deles – na sua grande maioria – ainda não lançados no Brasil. Um momento especial para a Sala Redenção, e mais especial ainda para seu público.

Tânia Cardoso de Cardoso, Victoria Irisarri e Andrés Testagrossa, curadores.


A seguir! Ficha técnica, programação e sinopse dos filmes da Mostra: Cinema argentino contemporâneo:


Chapadmalal (Argentina, 2009, 75 min) dir. Alejandro Montiel

1 de outubro – terça-feira – 16 horas
25 de outubro – sexta-feira – 19 horas

Ao longo de onze dias e com um pequeno grupo de colaboradores, Alejandro Montiel registrou um grupo de aposentados de férias no Complexo Turístico Chapadmalal, um antigo balneário da Argentina. Chapadmalal é um microcosmo de histórias de vida de idosos de todo o país. O filme coloca a ênfase na experiência e no amor a partir da perspectiva de octogenários. Com sensibilidade e frescura, Chapadmalal cria um espaço para ouvir os sábios da tribo.


Vaquero (Argentina, 2011, 87 min) dir. Juan Minujín

1 de outubro – terça-feira – 19 horas
2 de outubro – quarta-feira – 16 horas

Julián Lamar é um ator que vem tendo dificuldade em conseguir bons papéis. Sentindo-se sempre prejudicado de alguma forma e desiludido com o jogo de interesses da profissão, Julián é como um estranho em seu próprio meio. Quando fica sabendo que um famoso diretor norte-americano decidiu filmar um western na Argentina, ele fica obcecado em conseguir um teste porque se convence de que esse papel seria sua chance derradeira de se dar bem na carreira.


Picsa, un documental (Argentina, 2011, 77 min) dir. RaúlManrupe

3 de outubro - quinta-feira – 16 horas
17 de outubro - quinta-feira – 16 horas

Pizza. Pisa. Zapi. Pipsa. Pixa. Mistura e soma de ingredientes. Apetitosa, quente, colorida, provocante e sedutora. Um documentário que conecta diferentes maneiras de relacionar-se com a comida que retrata. Fatias de vida. Uma festa para os olhos e um despertar para os outros sentidos. Testemunhando uma paixão dos argentinos e como eles se relacionam em torno dela. Porque comer pizza requer uma cara especial, uma atitude especial, cozinhá-la é ter uma sabedoria única e juntar-se para comê-la é um ritual de celebração. Nem o tango, nem o futebol, ou a carne. Picsa, um documentário.


Canción de amor (Argentina, 2012, 58 min) dir. Karin Idelson

3 de outubro - quinta-feira – 19 horas
4 de outubro - sexta-feira – 16 horas
31 de outubro – quinta-feira – 19 horas

A música está no ar da cidade, e Canción de Amor captura as músicas dos lugares que estão tão naturalizadas que dificilmente prestamos atenção, mas também, e especialmente, nos lugares mais escondidos e incomuns. Corais numerosas que interpretam a Queen, cantores de restaurantes, imitadores de Elvis, o rádio que é ouvido a partir do banco de trás de um táxi, a música funcional de um shopping center ou hotéis, e muitas outras que são registradas com virtuosismo indisfarçável, desfilam neste documentário.


El amor (primera parte) (Argentina, 2005, 110 min) dir. Santiago Mitre, Alejandro Fadel, Martín Mauregui, Juan Schnitman.




04 de outubro - sexta-feira – 19 horas
7 de outubro - segunda-feira – 16 horas
31 de outubro – quinta-feira – 16 horas

A história de um jovem casal, do começo ao fim, desde a euforia da paixão para os obscuros últimos dias, observada com zelo analítico e investigativo. Como e por que duas pessoas se apaixonam? Quando começam a ser um casal? Que mecanismos imprevisíveis são gerados para que comecem a morar juntos? Em que momento exato as coisas, imperceptíveis, começam a marcar o fim? Quando acaba uma relação ou quando deve terminar?


Vivan las antípodas (Argentina, 2011, 26 min) dir. Victor Kossakovsky




07 de outubro - segunda-feira – 19 horas
08 de outubro - terça-feira – 16 horas
29 de outubro – terça-feira – 16 horas

"Viajando em uma região remota da Argentina, cheguei a uma pequena cidade com apenas três casas na beira de um penhasco e um pequeno rio que atravessa o cânion distante. Sob a luz da noite, este parecia ser um dos mais belos e serenos lugares da Terra. A imagem de um homem em pé sobre uma ponte pescando com uma linha de 25, 30 metros fez com que eu me perguntasse: e se a linha fosse estendida muito mais longe, através do centro da Terra, o que você encontra do outro lado do mundo? Liga Xangai, um dos lugares mais poderosos, explosivos, e barulhentos do planeta. Foi assim que nasceu a idéia para este filme.


Topos (Argentina, 2012, 101 min) dir. Emiliano Romero

09 de outubro – quarta-feira – 16 horas
30 de outubro – quarta-feira – 19 horas


Topos, filho do líder da resistência, tem o fetiche de espiar o que passa em cima do instituto de dança. Graças a conspirações do pai, com a chegada de um novo aluno, Amadeo, ele planeja um seqüestro para tomar seu lugar. No intercambio a história começa.


El ojo del tiburón (Argentina, 2012, 91 min) dir. AlejoHoijman

10 de outubro - quinta-feira – 16 horas
24 de outubro - quinta-feira – 16 horas

Maicol e Bryan são dois vizinhos e amigos inseparáveis em Greytown, Nicarágua, uma vila na foz de um rio que deságua no Caribe. Isolado do resto do país por uma densa selva e longe das cidades e de outros vilarejos, Bryan e Maicol passam seus dias caçando e brincando na chuva, no rio ou na praia. Mas a idade dos jogos chegará ao fim em breve.


Tierra de los padres (Argentina, 2011, 100 min) dir. Nicolás Prividera




10 de outubro - quinta-feira – 19 horas
11 de outubro – sexta-feira – 16 horas

Este filme mostra o confronto entre duas versões da história da Argentina: os vencedores e os vencidos. E o faz através de um espaço simbólico: o Cemitério da Recoleta, onde se encontram juntos no passado lutaram em lados opostos. Esse confronto recorrente (ainda presente) é destacado através da leitura dos epitáfios nas sepulturas, o que leva a uma espécie de "diálogo dos mortos", que aponta a história.


Medianeras (Argentina, 2011, 95 min) dir. Gustavo Taretto

11 de outubro - sexta-feira – 19 horas
14 de outubro – segunda-feira – 16 horas
30 de outubro – quarta-feira – 16 horas

Martin é um fóbico em recuperação. Aos poucos, começa a sair do confinamento do seu estúdio e de seu vício do mundo virtual. No edifício em frente a Martin mora Mariana, uma menina recém separada, que está tão confundida como o apartamento no qual se refugia. Como podem encontrar-se em uma cidade populosa e caótica como Buenos Aires? A resposta está nas medianeiras, a mesma coisa que os separa é a mesma coisa que os une.


Hacer me feriante (Argentina, 2010, 94 min) dir. Julián D'Angiolillo

14 de outubro - segunda-feira – 19 horas
15 de outubro - terça-feira – 16 horas

La Salada é uma feira de roupa informal e outros produtos, localizada no distrito de Lomas de Zamora, não muito longe da cidade de Buenos Aires. É um fator econômico poderoso: movimenta dezenas de milhões de dólares por mês, mais de cinco mil pessoas trabalham lá e muitos mais vão comprar sempre que está aberta. Originado pelos bolivianos no início dos anos noventa, a feira cresceu e hoje o município de Lomas de Zamora toma conta dos feirantes com o fim de organizar, regular e obter ganhos. A organização da feira, o comissariado, a chegada de compradores, a fabricação dos produtos, tudo tem proporções gigantescas. D'Angiolillo registra várias partes dessa operação, traça um breve histórico do lugar (mais uma história de decadência argentina) e mostra os movimentos de multidões. Com grande poder de observação e com menor resistência ao filme, o diretor realiza uma incrível viagem em uma área da sociedade argentina que muda rapidamente.


Ostende (Argentina, 2011, 85 min) dir. Laura Citarella

15 de outubro - terça-feira – 19 horas
16 de outubro - quarta-feira – 16 horas

Graças a um concurso de rádio, uma menina recebe quatro dias de férias em Ostende, na província de Buenos Aires, em um grande hotel. Não é temporada de férias e ela chega sozinha ao lugar. O namorado dela se unirá a ela alguns dias mais tarde. Na praia tem sol, mas muito vento, e um bar não muito sofisticado com um garçom que conversa o tempo todo. Neste ambiente, sem obrigações, sem grandes atrações, além da proximidade de uma praia ventosa e um mar não muito tentador, a menina começa a prestar, talvez de forma excessiva, talvez de forma insuficiente, a atenção em certas atitudes estranhas de um homem velho acompanhado por duas mulheres jovens.


Estrellas (Argentina, 2007, 64 min) dir. Federico León, Marcos Martínez

17 de outubro - quinta-feira – 19 horas
18 de outubro - sexta-feira – 16 horas

O povo da Villa 21, bairro de Buenos Aires, decidiu tirar proveito de sua situação lamentável: por que contratar atores para o papel de pobres quando podem contratar um verdadeiro pobre? E, assim, liderados por Julio Arrieta, criam uma fábrica de filmes independentes que oferecem personagens para a caracterização do filme (alcoólatras, viciados em drogas, criminosos). Villa 21 é convertido dessa forma em um set de filmagem que até mesmo Alan Parker vem para visitar para seu filme Evita.


Pompeya (Argentina, 2010, 100 min) dir. TamaeGarateguy




18 de outubro - sexta-feira – 19 horas
21 de outubro - segunda-feira – 16 horas

Um escritor experiente, seu aprendiz e um cineasta começam a imaginar um filme de gângster na periferia de Buenos Aires. Em reuniões posteriores, torna-se claro que a sofisticação intelectual do primeiro – que prefere mais Borges e a tragédia grega do que o sangue, suor e balas – não tem lugar no roteiro final. Em paralelo, aparece o filme imaginado: um policial violento, com personagens com nomes exóticos (como Dylan, o herói do submundo que está no meio de uma guerra entre mafiosos russos e coreanos), situado em um bairro de Pompéia mítico e cosmopolita.


Balneários (Argentina, 2002, 80 min) dir. Mariano Llinás




21 de outubro - segunda-feira – 19 horas
22 de outubro - terça-feira – 16 horas

Extravagante e alegre, conjunto de costumes e histórias das praias da Argentina. Cidades submersas, salva-vidas, hotéis do início do século, sirenes, waffle, balneários municipais, animais marinhos e castelos de areia se encontram em um ensaio variado e desconcertante.


El hombre de al lado (Argentina, 2009, 101 min) dir. Mariano Cohn, Gastón Duprat




22 de outubro - terça-feira – 19 horas
23 de outubro – quarta-feira – 16 horas
29 de outubro – terça-feira – 19 horas

O filme narra um conflito entre vizinhos que parece interminável. Uma simples parede divisória pode dividir dois mundos, duas maneiras de vestir-se, comer e viver. De um lado, Leonardo (Rafael Spregelburd), designer refinado e de prestígio que vive em uma casa projetada por Le Corbusier. Do outro, Victor (Daniel Aráoz), um vendedor de carros usados, vulgar, rústico e irresistível. Victor decide fazer uma janela para ter mais luz, e é aí que reside o problema: um está consciente da existência do outro.


La inocencia de la araña (Argentina, 2011, 95 min) dir. SebastiánCaulier

24 de outubro – quinta-feira – 19 horas
25 de outubro - sexta-feira – 16 horas

Até que ponto podem chegar duas meninas de doze anos apaixonadas por seu professor? Qual é a linha entre o divertido e o perigoso? O que separa uma fantasia de infância de um plano sinistro? Por que ninguém percebeu o que acontecia nessa escola tranquila de província?


Fonte: Sala Redenção – Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário