terça-feira, 22 de outubro de 2013

UNIMÚSICA TRAZ CARMINHO A PORTO ALEGRE.




Em sua penúltima edição de 2013, a série lusamérica, canções, do Projeto Unimúsica, traz pela primeira vez a Porto Alegre a jovem fadista Carminho. A cantora portuguesa apresenta-se no dia 23 de outubro, quarta-feira, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.

A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos, ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

Em uma de suas colunas dominicais do jornal O Globo, Caetano Veloso saudou a artista e seu canto “purissimamente lusitano” com as seguintes palavras: “Carminho é a mais nova e a mais bela floração desse renascimento do fado entre jovens portugueses que já faz agora mais de década”.

De fato, o fado esteve desde sempre presente na vida da cantora. Sua familiaridade com o gênero tem aqui um sentido literal, pois teve início ainda na infância, através da discoteca da família e das tertúlias fadistas promovidas pelos pais. Adolescente, já cantava na tradicional Taverna do Embuçado, em Lisboa. Assim, talvez não seja propriamente uma surpresa o enorme sucesso de seu álbum de estreia: reconhecido com o Disco de Platina em Portugal, Fado (2009) foi também apontado como Melhor Álbum de 2011 pela revista britânica Songlines.

Nos últimos anos, Carminho tem se apresentado em teatros de todo o mundo e chega a Porto Alegre trazendo o repertório de Alma, seu segundo CD. Lançado em 2012, o novo disco reúne, além de um conjunto de obras inéditas, canções pouco lembradas de outras grandes intérpretes do fado, como Amália Rodrigues, Dina do Carmo e Fernanda Maria, e composições de Chico Buarque e Vinicius de Moraes. A edição brasileira do disco, com três faixas extras, tem as participações de Milton Nascimento, Nana Caymmi e Chico Buarque.

No palco do Unimúsica, Carminho estará acompanhada dos músicos Luis Guerreiro, na guitarra portuguesa; Diogo Clemente, na viola de fado e Marino de Freitas, no contrabaixo.


PRÓXIMO CONCERTO:

7 de novembro – António Zambujo | Quinto


CONCERTO CARMINHO | ALMA

Data: 23 de OUTUBRO – quarta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br www.difusaocultural.ufrgs.br

Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica, Departamento de Difusão Cultural e Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário