sábado, 26 de outubro de 2013

Filmes de Bruno Dumont em retrospectiva no IX Panorama Coisa de Cinema.




Um dos mais expressivos cineastas franceses das últimas décadas, Bruno Dumont terá uma mostra retrospectiva no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema. Com um passado de professor de filosofia e iniciando-se no cinema com filmes institucionais, Dumont tem como marca não escrever roteiros tradicionais e sim romances completos que são a base para a sua realização. É autor de filmes viscerais, marcados por uma estética naturalista, fugindo dos artifícios e abordando principalmente temas contemporâneos.

Sua assinatura autoral está fortemente impressa em “A vida de Jesus”, filme premiado em Cannes e em vários outros festivais ao redor do mundo, que traz uma reinvenção sombria da história cristã, sob a ótica do vazio existencial. No filme, um jovem com epilepsia passa o tempo bebendo e correndo de moto com os amigos. Quando sua namorada começa a ser cortejada por outro homem, ele demonstra ser capaz de atos verdadeiramente violentos.

Também contemplado em Cannes, “Fora Satã” apresenta um homem solitário e de poucas palavras que leva uma vida incomum: ele passeia pelas planícies, rouba, faz fogo, atira... Até que começa uma relação com uma jovem adolescente, mudando completamente a dinâmica do vilarejo ao redor. Em torno de um casal atravessando o deserto, “29 Palms” mostra os sentimentos contraditórios que afloram enquanto se perdem na natureza suntuosa, sem nem desconfiar que existem perigos além das próprias sensações.

Fora Satã


Fechando a retrospectiva, os efeitos de sentimentos desmedidos estão no centro de “A humanidade”, filme multipremiado e contemplado com o Grande Prémio do Júri em Cannes (1999), e “O Pecado de Hadewijch”, também vencedor de muitos prêmios. O primeiro apresenta um homem simples que sofre por causa da sua empatia incontrolável pelos seres humanos, enquanto o segundo mostra os caminhos tortuosos assumidos por uma noviça obcecada por Deus.

O Pecado de Hadewijch



O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, em Salvador e Cachoeira, mas as sessões da retrospectiva ainda não têm data definida. O festival é realizado em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário