domingo, 3 de julho de 2011

As 3 versões de um Clássico:

A Ilha do Dr. Moreau

1ª Versão

Island of Lost Souls, 1932

Direção: Erle C. Kenton;

Roteiro: H.G. Wells (romance), Waldemar Young (roteiro), Philip Wylie (roteiro);

Gênero: Aventura/Ficção Científica/Romance/Terror;

Origem: Estados Unidos;

Duração: 70 minutos.


Sinopse:

Edward Parker viu seu navio naufragar e acabou sendo socorrido pela tripulação de um cargueiro que levava animais a uma distante ilha no Pacífico Sul. A bordo do navio estavam um médico e o Dr. Moreau, que, escondia da civilização, a realização experimentos sobre a evolução das espécies, transformando animais em quase homens. Edward vai parar naquela ilha, e terá seus valores éticos questionados ao ver as bizarras experiências de Moreau.


Fonte: www.youtube.com



2ª Versão

"The Island Of Dr. Moreau"

Gênero: Ficção;

Origem: EUA, 1977;

Direção: Don Taylor;

Atores: Burt Lancaster, Michael York, Nigel Davenport, Barbara Carrera, Richard Basehart;

Duração: 94 minutos.

Sinopse:

Em 1911, na sequência de um naufrágio, Andrew e Charlie conseguem alcançar uma ilha. Enquanto Andrew procura água, Charlie morre estranhamente.
Andrew é recolhido pelo Dr. Moreau, o senhor da ilha, que se dedica a incríveis experiências genéticas, com o objetivo de transformar animais de várias espécies em seres humanos.
O território está repleto de criaturas híbridas, meio humanas e meio animais, que são fruto de experiências falhadas. Seus experimentos continuarão até a chegada do marinheiro Braddock, que fará de tudo para barrar o cientista.
Destaque para a memorável atuação de Burt Lancaster, como o demente Dr. Moreau.


Fonte: www.youtube.com


3ª Versão

A Ilha do Dr. Moreau

Título original: (The Island of Dr. Moreau);

Lançamento: 1996 (EUA);

Direção: John Frankenheimer;

Atores: Marlon Brando, Val Kilmer, David Thewlis, Fairuza Balk;

Duração: 100 m;

Gênero: Terror.

Sinopse:

Terceira versão do romance de H.G. Wells que conta a história de um homem (David Thewlis) que sobrevive a um acidente de avião na costa do Pacífico Sul, e é resgatado por um jovem e levado até a ilha do cientista vencedor do prêmio Nobel chamado Dr. Moreau (Marlon Brando), que em seu laboratório faz experiências com o DNA e tenta criar uma raça perfeita, transformando animais selvagens em seres humanos. Porém, esta estranha mutação vai criar situações imprevisíveis.



Fonte: www.youtube.com


Comentário: Temos então 3 versões de um mesmo romance do escritor H. G. Wells, com roteiros esporadicamente diferentes, porém, mantendo sempre o centro da história.
As três versões tiveram um bom desempenho junto ao público, sendo assim fica difícil relatar precisamente qual das versões é a melhor, isso fica muito do lado pessoal, mas, de minha parte, acho que o primeiro não só nesse caso, mas, na maioria das vezes, acaba sendo insuperável. Bom! O que resta é irmos até as melhores Vídeo-locadoras ou até mesmo pedirmos pela internet, para assim tirarmos nossa própria conclusão, em relação a este grande clássico.

Fonte: www.filmow.com, www.osfilmescinema.blogspot.com, www.cinedica.com.br, www.filmesdecinema.com.br, www.cineplayers.com, www.adorocinema.com e Revista Preview edição nº 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário