terça-feira, 26 de julho de 2011

Mãe e Filha, longa-metragem de múltiplas leituras, é assinado por Petrus Cariry.

Mãe e Filha, filme de beleza intensa, e muito pungente, que comoveu o público do Cine Ceará 2011. Dirigido pelo cearense Petrus Cariry, Mãe e Filha coloca o universo sertanejo em diálogo com a escola russa de Tarkovski, Paradjanov e Sokurov, influências reconhecidas pelo cineasta.

A história é simples e densa ao mesmo tempo. Uma mulher (Juliana Carvalho), moradora em Fortaleza, regressa ao sertão para levar a sua mãe um triste presente, um bebê morto, que seria seu primeiro neto. A senhora (Zezita Matos) vive em meio às ruínas do que um dia deve ter sido seu palacete. A própria cidade está abandonada e corroída pelo tempo. Vive-se entre fantasmas e com um morto por enterrar.

Curiosidades:

A filmagem foi feita na cidade fantasma de Cococi, no sertão do Inhamuns, onde Petrus já havia realizado o curta Dos restos e das solidões de 2006, primeira etapa do que será uma "trilogia involuntária" em torno dessa cidade abandonada por questões políticas e vinganças entre famílias rivais.

Mãe e filha foi realizado incrivelmente com meros R$ 150 mil, filmado com uma câmera 7D, fotográfica, e montado em um notebook. Petrus relatou em entrevista, o seguinte: "Queria fazer com orçamento mais folgado e em 35mm. Não deu, eu não ia ficar esperando e filmamos com os recursos que tínhamos. Esse filme é filho da tecnologia." São realmente caminhos novos que se abrem para o nosso cinema.

Trailer:

Fonte: www.youtube.com

Fonte: Revista Preview edição n° 22, www.opovo.com.br e http://jconline.ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário