segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ZÉ MIGUEL WISNIK NO NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS .



O compositor e ensaísta Zé Miguel Wisnik é o convidado de agosto para compor a série de audições comentadas do Núcleo da Canção da UFRGS, em sessão que tem como tema o álbum duplo Indivisível, quarto disco de sua carreira. O encontro, que tem mediação de Luís Augusto Fischer, acontece no dia 14 de agosto, às 19h, na Sala II do Salão de Atos.

Produzido por Alê Siqueira, que também assina a produção de discos de artistas como Marisa Monte, Bebel Gilberto e Omara Portuondo, o álbum traz vinte e cinco músicas, entre faixas autorais, parcerias e versões, todas cantadas por Wisnik. Cada um dos discos do duplo Indivisível é dedicado a um instrumento principal. O primeiro álbum conta com o piano de Zé Miguel Wisnik para construir o clima mais denso dos arranjos das primeiras treze músicas. Já o segundo elege a leveza e a precisão do violão de Arthur Nestrovski que desenha as doze canções seguintes.

Wisnik apresentou pela primeira vez em Porto Alegre o repertório do CD Indivisível, no espetáculo de encerramento da série tempo música pensamento do Projeto Unimúsica, em dezembro de 2011. No encontro do Núcleo da Canção, poderemos ouvir o álbum e os comentários do compositor sobre este trabalho e sobre outros temas relacionados à canção popular brasileira.

Graduado em Letras, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, Wisnik foi professor de Literatura Brasileira na USP durante muitos anos. Além de Indivisível (2011), o compositor paulista tem outros três discos gravados: José Miguel Wisnik (2000), São Paulo Rio (2002) e Pérolas aos poucos (2003). Suas canções já foram interpretadas nas vozes de Gal Costa, Maria Bethania, Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e Eveline Hecker. O compositor, que escreve regularmente ensaios sobre música e literatura, publicou, entre outros livros, O coro dos contrários – a música em torno da Semana de 22 (Duas Cidades, 1977), O som e o sentido (Companhia das Letras, 1989), Sem receita – ensaios e canções (Publifolha, 2004), Veneno remédio: o futebol e o Brasil (Companhia das Letras, 2008). Seu Livro de partituras foi publicado em 2004. Fez trilhas para o Grupo Corpo e para o Teatro Oficina que foram premiadas pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Entre suas produções para cinema, estão as músicas de Terra estrangeira e Janela da alma. Atualmente Zé Miguel Wisnik escreve coluna semanal no jornal O Globo.

Em atuação desde 2008, o Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS foi criado com o objetivo de ampliar o espaço reservado à troca de conhecimentos sobre canção popular brasileira de forma transdisciplinar. Os encontros mensais têm formatos diversos, contemplando apresentação de pesquisas, entrevistas e audições comentadas.

O Núcleo da Canção é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS / Departamento de Difusão Cultural em parceria com o Instituto de Letras e o Departamento de Música do Instituto de Artes e tem a coordenação dos professores e Luís Augusto Fischer e Luciano Zanatta.

Serviço

O QUÊ: Audição comentada do álbum Indivisível, com Zé Miguel Wisnik
QUANDO: 14 de agosto, terça-feira, às 19h
ONDE: Sala II do Salão de Atos (Campus Central da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110)
QUANTO: Entrada Franca. Inscrições através do site www.difusaocultural.ufrgs.br
Informações: 51 - 3308.3034 / 3308.3933

Fonte: www.difusaocultural.ufrgs.br, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário