sábado, 15 de março de 2014

COMO VER UM FILME: Uma introdução à apreciação cinematográfica de Ana Maria Bahiana - Inscrições abertas!




NOVA EDIÇÃO / REVISADA E AMPLIADA


Apresentação


Pode-se assistir um filme, acompanhar sua história, levar sustos, chorar e rir e ainda assim não tê-lo, de fato, visto. A diferença entre “Olhar” e “Ver”, tão fundamental na artes plásticas, é igualmente definidora no Cinema: os mais de cem anos de história da Sétima Arte transformaram o que já foi “fotografia em movimento”, “teatro portátil” e “rádio filmado” em um sofisticado e complexo tecido de informações visuais, auditivas e aurais – captadas sem serem necessariamente percebidas – que vai muito além do simplesmente “sentar e ver”.




O curso "COMO VER UM FILME - Uma Introdução à apreciação cinematográfica", ministrado por Ana Maria Bahiana, quer, de forma simples, prática, descontraída e divertida, levar os participantes para o avesso, a costura deste tecido, e fornecer-lhe os elementos necessários para ver um filme do mesmo modo como diretores, roteiristas, atores e produtores o veem. Cada encontro será ilustrado por sequências de filmes que demonstrem os principais pontos da palestra. Serão dois encontros compostos por dois módulos cada.


Público alvo


Estudantes, profissionais de cinema e interessados em geral no tema. Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.


Programação


Encontro 1 (7/Abril)




ENTRE ARTE E COMÉRCIO: COMO NASCEM OS FILMES

Como uma ideia chega diante das câmeras; o processo de identificação de argumentos, desenvolvimento, envolvimento do diretor, escolha do elenco, montagem da equipe. A diferença dos processos num grande estúdio e num independente. Como os filmes são financiados e como esses processos afetam o resultado final.

NO PRINCÍPIO ERA O VERBO: ROTEIRO + DIREÇÃO

Como se estrutura um Roteiro. O arco da narrativa. O trabalho do Diretor. Fatores que determinam o resultado final na página e na tela. A evolução da ideia de pitch, passando para o argumento, o roteiro e o storyboard.

Encontro 2 (8/Abril)




IMPÉRIO DOS SENTIDOS: FOTOGRAFIA + DIREÇÃO DE ARTE

O que fazem o Diretor de Fotografia e o Diretor de Arte. Como a atmosfera define um filme. Criando personagens e sensações com objetos, cores e figurino.

A COSTURA DO SONHO: SOM + MÚSICA + MONTAGEM

O papel da Montagem para a forma final do filme. A lâmina de Einsenstein: como o olho humano cria a história. Como o som modifica a experiência do olhar. Usos do Som e da Música como elementos narrativos.




Ana Maria Bahiana


Jornalista e escritora, com uma carreira que cobre três décadas de reportagem e comentário de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet. Moradora de Los Angeles desde 1987 e integrante da Hollywood Foreign Press Association (que dá os Globos de Ouro) desde 1989.

Ana Maria escreveu para, entre outros, Jornal do Brasil, O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Opinião e Rolling Stone, no Brasil; New York Times Syndicate, Escape e Beat, nos Estados Unidos, e Le Film Français na França. De 1992 a 1995 Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002, representante, produtora, e correspondente da Rede Telecine e da Rede Globo em Los Angeles.

Como autora, em 2006 lançou Almanaque dos Anos 70, um dos maiores best sellers daquele ano. É autora do argumento e co-roteirista e co-produtora do filme 1972, lançado pela Buena Vista.

Fez a tradução brasileira de Como a Geração Sexo – Drogas e – Rock’n’Roll Salvou Hollywood, de Peter Biskind, sobre Hollywood nos anos 70. Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre ‘O Poderoso Chefão III’ foi incluída em The Godfather Family Album, obra da Editora Taschen, lançada em dezembro de 2008. Em 2012 lançou o livro Como Ver um Filme, e neste ano está lançando seu novo livro: Almanaque 1964.

Atualmente faz consultora criativa de desenvolvimento para clientes como a FJP e Boathouse Row (Los Angeles), Parakino Produções e Filme 2B (Brasil).




Curso


COMO VER UM FILME: Uma introdução à apreciação cinematográfica de Ana Maria Bahiana

Datas: 07 e 08 de Abril (Segunda e Terça-feira)

Horário: 19h às 22h

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro - Porto Alegre)

Investimento: R$ 100,00 (* valor promocional de R$ 90 para as primeiras 20 inscrições - Válido apenas para pagamento por depósito bancário)

Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de Crédito (via PagSeguro)

Material: Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com.br


Fonte: cenaum@cenaum.com / www.cinemacenaum.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário