segunda-feira, 24 de março de 2014

"Um Tiro no Escuro", segundo filme da "Pantera Cor-de-Rosa", comemora 50 anos.


24/03/2014 - "Um Tiro no Escuro", segundo filme da "Pantera Cor-de-Rosa", comemora cinco décadas de lançamento


O segundo filme da lendária saga da Pantera Cor-de-Rosa e um dos mais populares, "Um Tiro no Escuro", protagonizado pelo ator Peter Sellers na pele do enrolado e delirante inspetor Jacques Clouseau, está completando meio século.

A série, tempos depois, daria origem ao popular desenho animado "A Pantera Cor-de-Rosa", acompanhado pela irresistível trilha sonora composta por Henry Mancini.

Curiosamente, "Um Tiro no Escuro", que estreou em 20 de março de 1964 e é considerado um dos melhores filmes da série, foi um dos poucos em que o elegante e silencioso felino não aparecia nos títulos, o que se tornaria em uma de seus marcas.

O longa contava com os outros dois elementos-chave das comédias: a direção de Blake Edwards e a interpretação de Peter Sellers no papel do inepto Clouseau, que só descobrirá o autor do assassinato após várias situações absurdas e quase por acaso.

O filme estreou apenas alguns meses depois do nascimento da saga "The Pink Panther", lançada em 1963, e que se transformou imediatamente em um grande sucesso.

A Pantera Cor-de-Rosa do título faz referência a um estranho e valioso diamante, cujo brilho mostra a figura do felino.

Em 1964, o autor e diretor Fritz Freleng obteve permissão do estúdio United Artist para produzir um curta de animação "The Pink Phink" que obteve o Oscar na categoria no mesmo ano.

O desenho animado foi desenhado pelos estúdios DePatie-Freleng, e com a popularidade recebida, em 1969 se lançou como série de televisão por direito próprio destinada ao público infantil, "The Pink Panther Show", no canal "NBC", cujas emissões duraram até 1980.

Com o tempo, os personagens se transformaram em uma franquia de resultados diferentes em suas 11 diferentes produções desde então, até 2013.

A terceira, "Inspetor Clouseau", de 1968, aconteceu, no entanto, sem que Edwards ou Sellers participasse, já que tiveram várias tensões na filmagem anterior e se negaram a se envolver no projeto.


Fonte: www.cinema.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário