domingo, 30 de março de 2014

PRODUÇÃO ARGENTINA LEVA PRÊMIO DO JÚRI DE MELHOR FILME LATINO AMERICANO DA 3ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA.


A Quinta Estação, filme exibido na Mostra


Em cerimônia realizada na última quinta-feira (27/03/2014), a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema anunciou os filmes premiados na competição latino-americana.

O filme “Deserto Verde”, de Ulises de la Orden, foi escolhido pelo júri – composto por Evaldo Mocarzel, Paulina Chamorro e Fábio Luiz Vasconcelos - como o melhor filme por fomentar o debate sobre segurança alimentar e o uso da terra utilizando uma linguagem que contempla o particular e o global, denunciando o descaso com a saúde humana e ambiental. O filme, de 2013, aborda como diferentes pesticidas têm sido utilizados ao longo de mais de um século, sempre escondendo os efeitos prejudiciais à saúde, e mostra que existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimento e exportar para o mundo sem intoxicar as pessoas.

O brasileiro “Amazônia Desconhecida”, de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, foi escolhido pelo público como o melhor filme da competição. O documentário aborda os conflitos na Amazônia brasileira hoje, acompanhando o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço, como índios, fazendeiros, sem terra, garimpeiros etc., e busca mapear o perfil atual e as consequências da ocupação humana.

O júri concedeu menção honrosa ao curta “Paal”, de Christoph Müller e Victor Vargas Villafuerte, por exaltar a natureza de forma lúdica e poética sob o olhar de um menino integrado à exuberância e à dinâmica da floresta. Coprodução México/Canadá/Suíça, o filme explora o dia a dia e a cultura da cidade e da natureza exuberante da floresta de Yucatán, no sul do México, pela ótica de Memo, garoto maia cujo maior sonho é contar as histórias de seu povo.

Participaram da competição latino-americana 13 filmes, de vários países da América Latina: México, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, Peru, Bolívia e Equador.


Repescagem

Embora a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema tenha se encerrado no dia 27 com a premiação do melhor filme latino-americano, o Centro Cultural São Paulo exibiu ainda alguns filmes até hoje, dia 30 de março: “Guerra de Areia”, “Montanhas Enevoadas”, “A Criação como a Vimos”, “Floresta dos Espíritos Dançarinos”, “Figurões”, “Promessa de Pandora” e “Desconectado”, além de dois filmes do cineasta japonês Kaneto Shindo: “Onibaba – A mulher Demônio” e “A Mãe”. A programação está disponível no site da Mostra (ecofalante.org.br/mostra).

A realização da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é possível graças ao apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013, através do qual patrocinam o projeto a Eaton e White Martins. O evento conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa de Pós-Gradução em Ciência Ambiental da USP (Procam), Instituto de Estudos Avançados da USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, Centro Universitário Maria Antônia, Cinusp, Secretaria Municipal de Cultura, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, Rede Nossa São Paulo, Instituto Pólis, Instituto Pepsico, Instituto Akatu, Matilha Cultural, Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Piauí, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado, Rádio Estadão e Catraca Livre.


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Elizângela Ferreira e Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário