segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ciclo de Cinema, História e Educação: O século XXI em cena: tempos extremos.

O ciclo de cinema, História e Educação: século XXI em cena: tempos extremos propõe aos participantes refletir sobre alguns acontecimentos e fenômenos do século XXI através de produções cinematográficas. O historiador Eric Hobsbawm demarcou o final do século XX em 1991. Nestes quase 25 anos deste novo século XXI pensar o tempo presente constitui-se em um exercício fundamental. O filme, como um artefato cultural, é portador de discursos sobre o mundo social. O curso é um desafio para lançar um olhar crítico sobre as narrativas cinematográficas, analisando como essas narrativas constroem visões sobre este novo século XXI, enfatizando os conflitos políticos, econômicos e culturais. O ciclo é um convite ao público interessado para refletir, através dos filmes, sobre as tensões de classe, gênero, sexualidade, raça, geração, nacionalidades presentes no século XXI.

O onze de setembro da outra América: contra-ataque dos desesperados

As Torres Gêmeas (World Trade Center, EUA, 2006, 129 min) dir. Oliver Stone


Fonte: www.google.com.br/imagens


13 de setembro – sábado – 15h30min
A história verídica do resgate e luta pela sobrevivência de dois policiais – John McLoughlin e Will Jimeno – que acabaram presos nos destroços do World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, após entrarem no prédio para ajudar pessoas a escapar.
Comentador: Arthur Lima de Avila (UFRGS) e Rafael Balardin (UNIPAMPA)


Mundo dos (des)trabalhos: “mal-estar” social, o retorno!

O Corte (Le Couperet, França, 2005, 122 min) dir. Costa-Gravas


Fonte: www.google.com.br/imagens


27 de setembro – sábado – 15h30min
Bruno Davert (José Garcia) é um executivo francês que perde seu emprego. Dois anos depois ele continua desempregado, o que o leva ao desespero.
Comentador: Diorge Alceno Konrad (UFSM) e Isabel Bilhão (UNISINOS).


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário