segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MOSTRA CINEMA PELA VERDADE.




A Cinemateca Paulo Amorim exibe, de 2 a 7 de setembro, a Mostra Cinema pela Verdade. A iniciativa é do grupo de pesquisa Constitucionalismo e Justiça de Transição na América Latina, da Faculdade de Direito da UFRGS, para lembrar os 50 anos do Golpe de 1964. Todos os filmes são relacionados ao período da ditadura militar e propõem uma reflexão sobre a memória a respeito dos fatos ocorridos. Os títulos integram o acervo do projeto “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. As sessões serão realizadas na Sala Norberto Lubisco, com entrada franca.


Confira o programa de filmes:

Dia 2 de setembro (terça-feira)
O FIM DO ESQUECIMENTO (24min) - direção de Renato Tapajós.

Sinopse: O filme procura personagens que participaram do Tribunal de Tiradentes e outros que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos, para retomar a questão da Doutrina de Segurança Nacional, depois de três décadas.


Dia 3 de setembro (quarta-feira)
REPARE BEM (105min) - direção de Maria de Medeiros

Sinopse: A brasileira Denise Crispim lembra da perseguição e tortura à sua família. Grávida, ela conseguiu sobreviver depois de conseguir asilo no Chile.


Dia 4 de setembro (quinta-feira)
OS ADVOGADOS CONTRA A DITADURA: POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA (130min) - direção de Silvio Tendler

Sinopse: Em meio às torturas e mortes no período de 1964 e 1985, os advogados que buscavam Justiça e a defesa dos direitos confrontavam-se com a repressão, ameaças e restrições de liberdades.


Dia 5 de setembro (sexta-feira)
DUAS HISTÓRIAS (52min) - direção de Angela Zoé

Sinopse: O filme cruza as histórias de Irle Carvalho, militante brasileira que foge para o Chile com o filho Daniel, e de Marco Antônio Meyer, estudante que é preso e depois trocado por um embaixador alemão.


Dia 6 de setembro (sábado)
AINDA HOJE EXISTEM PERSEGUIDOS POLÍTICOS (54min) - direção coletiva da ONG Acesso

Sinopse: O filme discute a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil pós-golpe de 1964.


Dia 7 de setembro (domingo)
MILITARES DA DEMOCRACIA (100min) - direção de Silvio Tendler

Sinopse: O filme reúne militares que se mantiveram fiéis à constituição brasileira e colocaram-se contrários às ordens dos generais rebelados.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário